ENTRELINHAS // A NOITE EM
QUE O VERÃO ACABOU

Fotografia da minha autoria



«Em Chatlam nada é o que parece»


O traço camaleónico de um autor entusiasma-me, porque acredito que o seu talento não se esgota num único registo [mesmo que manifeste uma preferência]. Isso não significa que seja excelente em todos, mas acho louvável que corra o risco de sair de uma zona de suposto conforto. Portanto, foi de peito aberto que acolhi o thriller de João Tordo, cuja escrita conquistou-me em Ensina-me a Voar Sobre os Telhados.

«Mas quem é que, naquela idade, não se põe a sonhar com coisas impossíveis?»

A Noite em Que o Verão Acabou apresenta dois planos narrativos - Portugal e os Estados Unidos - e dois planos temporais - 1998 e 1987. Porém, há algo a uni-los: Pedro Taborda, a família Walsh e dois homicídios. E é a forma como esses caminhos se cruzam, primeiro com uma certa inocência, que proporciona uma leitura visceral e tão vertiginosa, visto que tem camadas emocionais e morais que nos desorganizam por dentro. Além disso, mantendo o nosso pensamento em alvoroço, incentiva-nos a formular hipóteses para desvendar o mistério, desconstruindo-as de seguida. Porque nada é o que aparenta.

«Todas as histórias nascem do mesmo lugar»

Neste jogo de probabilidades e muitos enganos, não encontramos um segundo de sossego. Não só pelos crimes que necessitam de ser resolvidos, mas também por nos confrontar com a disfuncionalidade familiar, a solidão, o abandono, a vingança, o medo e a tristeza. E por, simultaneamente, demonstrar as feridas que permanecem em aberto, o poder dos nossos sonhos e as decisões singulares que podem mudar todo o curso da nossa vida. Resgatando aflições credíveis, compreendemos que o apego tem a capacidade de toldar o nosso discernimento, sendo fundamental libertarmo-nos de preconceitos, de quimeras e dos fantasmas do passado, para sermos capazes de evoluir.

«Os comités liberais das faculdades quiseram fazer de 
mim um exemplo de como o dinheiro não compra tudo»

O número de páginas de uma obra não me intimida, até porque há casos que nos envolvem num sopro. E sinto que, neste exemplar em concreto, são todas necessárias para sermos absorvidos no enredo. E é fascinante como João Tordo consegue criar a ilusão de ser uma história verídica, com inúmeros detalhes, sinais e pontos de vista. Sem qualquer quebra de ritmo, fiquei agarrada a este labirinto de reviravoltas geniais.

«Entregou-me um envelope branco com o meu nome escrito na parte da frente. 
Abri-o. No interior havia uma folha de papel A4, com uma frase escrita a lápis»

A Noite em Que o Verão Acabou é quase um livro dentro de outro livro. Sustentando-se num fio condutor sólido, divide-se em questões bastante pertinentes, conversas sobre amor e novas oportunidades. E mostra-nos que o nosso percurso pode acolher várias falhas. No entanto, sem abdicar de quem somos, há uma verdade que nos impulsiona a recomeçar.

«Aquele caso era, na verdade, uma história de amor. Ou mais de uma»


// Disponibilidade //

Wook: Livro | eBook
Bertrand: Livro | eBook

Nota: O blogue é afiliado da Wook e da Bertrand. Ao adquirirem o[s] artigo[s] através dos links disponibilizados estão a contribuir para o seu crescimento literário - e não só. Muito obrigada pelo apoio ♥

Comentários

  1. Ainda não li este livro do João Tordo um autor que muito aprecio.
    Um abraço e bom fim-de-semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tendo essa oportunidade, recomendo a leitura. É um livro viciante, Francisco!
      Obrigada e igualmente

      Eliminar
  2. Este livro foi a minha estreia com o autor e fiquei fascinada, é um livro incrível cheio de mistério. Adorei descobrir o trabalho do autor.

    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sento que nem damos pelas páginas a avançar, tamanha a envolvência no enredo. Está fantástico *-*

      Eliminar
  3. Não conhecia, mas acho que ia gostar de o ler :)

    ResponderEliminar
  4. Confesso que sempre que venho cá conheço novos livros, esse ainda não tinha ouvido falar
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  5. Já o tenho na minha lista há algum tempo. Espero poder lê-lo em breve. Nunca li nada de João Tordo, só que todas as sinopses dos livros dele me conquistam sempre e me deixam numa curiosidade imensa de poder descobrir as suas histórias. Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou suspeita, porque fiquei fascinada com a escrita de João Tordo logo na primeira obra que li. Até à data, li quatro dele e recomendo.
      Espero que consigas, minha querida, acho que vais adorar :)

      Eliminar
  6. É um livro maravilhoso pra ler, ainda não conhecia o livro, perfeita indicação de livro, bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderEliminar
  7. Excelente livro para começar a ler Joao Tordo 🧡

    ResponderEliminar
  8. É curioso porque nunca li nada do autor, nem senti o apelo, mas agora ao ler a tua review fiquei com vontade.
    Foi bom ler o teu post.
    Beijinhos
    Coisas de Feltro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há autores que nos chamam mais à atenção do que outros, é natural :)
      Bem sei que sou suspeita, mas recomendo imenso!

      Muito obrigada

      Eliminar
  9. Nunca li João Tordo e não consigo perceber porque existe alguma relutância em pegar em certos autores.
    Bom fim-de-semana



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também é algo que me deixa sempre intrigada, porque há autores que me despertam todo o interesse e outros que me passam despercebidos.

      Obrigada e igualmente, Magui :)

      Eliminar
  10. Olá Andreia,
    Ainda não tive a oportunidade de ler algum livro do autor, mas já vi algumas indicações que me despertaram o interesse. Gostei demais da sua resenha, da forma que descreveu a escrita e o tipo de história, se encaixa muito bom com o tipo de livro que gosto, sendo talvez um bom livro para conhecer o autor.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Recomendo imenso João Tordo. Tem uma escrita fantástica, Ray. Se tiver oportunidade, acho que é uma ótima aposta :)

      Eliminar

Enviar um comentário