«(...) Não te vi e tentei voltar a dormir, sabendo que a Ásia ainda estava longe. Mas como não chegaste fiquei preocupado. Nada nas notícias, porque é que não estou a receber uma chamada tua? Devias estar a chegar. Estiveste tão longe e agora deves estar a chegar»
Estava a chegar. Chegou. E trouxe consigo mais uma prova do talento daqueles que são, para mim, um dos grupos que mais me enche o coração: os Aurora.
Caminhando por aí, seguindo diferentes direções, mas sem nunca perderem o Norte, vão dando passos certos rumo a um futuro que, já sendo de sucesso, tem tudo para ser ainda mais brilhante. Admiro-lhes a capacidade de nunca pararem e de fazerem acontecer. Na passada quarta-feira, durante a emissão do Boa Tarde, na Sic, presentearam-nos com a novidade de serem padrinhos de um projeto que pretende animar e mimar aqueles que estão a passar por momentos mais complicados a nível de saúde. Integrado na iniciativa «Música nos Hospitais» (sobre a qual podem saber mais aqui), a Sic Esperança, em parceria com os Armazéns do Chiado, conseguiu financiamento para que se levasse música ao Hospital Dona Estefânia. E os Aurora farão parte desta causa tão nobre. Só que as surpresas não ficam por aí e esta semana, mais concretamente ontem, apresentaram-nos o seu primeiro vídeo oficial.
Tenho a certeza de que não falo só por mim quando afirmo que é mesmo gratificante perceber que a imagem do profissional e da pessoa por trás desse profissional corresponde inteiramente ao que pensávamos. Nunca perderam a humildade, por isso é que tocam tantas pessoas, de várias gerações. E a maturidade e responsabilidade com que abraçam os projetos só demonstram que vivem para isto. Mais do que quererem fazer, eles fazem. Sem rodeios. Por mais desafios que apareçam durante o seu percurso, acredito que serão capazes de dar um salto de gigante, conquistando o espaço que tão bem merecem no nosso panorama musical.
Quando é o trabalho de alguém que admiramos as expectativas são sempre elevadas, inevitavelmente. E a ansiedade não pára de aumentar. Como vem sendo hábito, até porque eles não sabem fazer outra coisa que não seja surpreender-nos pela positiva, superaram todas aquelas que eu tinha. O vídeo está a ser um êxito. E que seja o primeiro de muitos!
A música que escolheram é, na minha opinião, das mais bonitas que alguma vez se fizeram. Muito bem escrita, a letra está sensacional e fica no ouvido. É um privilégio ouvir os Aurora a interpretar com tanta alma e tanto talento uma das músicas que mais gosto: «Deves estar a chegar», dos Oioai. Serei incondicionalmente suspeita, mas não me importo minimamente com isso, sobretudo porque acho mesmo importante realçar a qualidade que eles têm. Partilhar o trabalho deles é uma consequência natural, porque nunca desiludem. E sendo algo feito por eles é impossível não gostar, uma vez que vem com selo de qualidade.
Está simples, sem grandes distrações, mas muito especial, permitindo-nos focar no que realmente importa: as vozes, as guitarras, a cumplicidade, a música. O cenário lindíssimo onde foram feitas as gravações não podia ter sido melhor escolhido. A paz e tranquilidade que nos transmite é reconfortante, mostrando, uma vez mais, que o nosso país tem sítios absolutamente encantadores. A versão da música está extraordinária, bem ao jeito deles. Tenho a certeza que se os Oioai a ouvissem ficariam orgulhosos por verem o seu trabalho reinventado com tanto respeito. Aquilo que ninguém estava à espera era que no vídeo aparecessem imagens dos concertos. O que nos mostra, não só toda a energia que neles se vive, mas também o cuidado que têm com todos aqueles que os seguem. Foi uma ideia genial e muito bem conseguida, que combinou na perfeição com o resto do vídeo. Estão de parabéns, por esse pormenor que ninguém esquecerá e pela conjugação de todos os elementos presentes.
Estão a crescer. Como profissionais e como pessoas. E é mesmo um orgulho enorme ver tudo isso acontecer, ainda que à distância. Não imagino todo o trabalho que foi conseguir que aqueles três minutos ficassem exatamente como pretendiam, mas vendo o produto final só posso dizer que foi mais uma etapa superada com sucesso. E outra coisa não seria de esperar. Elevaram a fasquia, mas têm correspondido com inteligência, empenho e uma vontade imensa. Sempre fiéis a eles próprios, genuínos e criativos, subiram mais um degrau. No vosso caminho e nos nossos corações.
A pergunta que se impõe é: para quando o video oficial dos originais que já nos deram a conhecer? Eu espero, até porque valerá sempre a pena fazê-lo por eles. Principalmente quando se tem a certeza de que será ainda melhor do que aquilo que foi até aqui. Não estranhem, é mesmo possível, porque com o talento que têm são capazes de tudo. O mundo é vosso!
Já tinham visto? O que acharam? Partilhem muito e deixem as vossas opiniões. Quero que me contem tudo!