ENTRELINHAS ◾ O LIVRO DO ANO

Fotografia da minha autoria



«Páginas feitas de memórias, para leitores de todas as idades»


As imagens produzidas pela poesia têm traços que me comovem. Se juntar a esta identidade a escrita de um dos meus autores favoritos, Afonso Cruz, os versos transcendem-me. E levam-me numa viagem que tem tanto de emocional, como de surpreendente, porque todas as situações conseguem ter mundo e ler-nos a alma.


UM LIVRO PARA REGRESSAR

O Livro do Ano tem uma premissa encantadora. Afinal, imaginem o privilégio que é ter acesso ao diário de «uma menina que carrega um jardim na cabeça, atira palavras aos pombos e sabe quanto tempo demora uma sombra a ficar madura». Embora seja uma personagem fictícia, quantas pessoas reconhecemos nesta descrição? Lembrei-me de algumas, porque, sorte a minha, estou rodeada daqueles que nunca se recusam a dar asas à imaginação - sem que, com isso, percam o norte, quando a racionalidade é exigida nas suas vidas.

«Deitarei Primavera no Outono»

Esta obra reúne, portanto, uma série de pensamentos soltos e de memórias, ao mesmo tempo que nos proporciona uma travessia pelas estações do ano. E as ilustrações? Simplesmente maravilhosas! Nesta simbiose entre traços e termos, entre letras e desenhos a preto, recordamos a inocência de se ser criança.

«Às vezes, trago um deserto para casa.
É quando me sinto sozinha»

A simplicidade é protagonista e permite-nos ter acesso a uma maneira muito bonita de observar os horizontes que a menina procura transpor [com a dose certa de ingenuidade]. Saltitando por vários temas e particularidades do quotidiano, somos envolvidos na sua curiosidade, no seu humor e na sua ironia. Em simultâneo, somos envolvidos nas dores que nos marcam a todos, na incompreensão que vela os nossos passos e neste processo complexo que é o crescimento. Lê-se num sopro, mas fica connosco para sempre.

«Para aquecer o corpo, o melhor
é uma lareira. Mas, para aquecer
a parte de dentro do corpo,
o melhor é ler»

O Livro do Ano é um abraço apertado. Sabe a casa. E, como o excelente anfitrião que se releva, incentivando-nos a sonhar e a sair da nossa zona de conforto, deixa a janela aberta para que regressemos após o voo.


Disponibilidade: Wook | Bertrand

Nota: O blogue é afiliado da Wook e da Bertrand. Ao adquirirem o[s] artigo[s] através dos links disponibilizados estão a contribuir para o seu crescimento literário - e não só. Muito obrigada pelo apoio ♥

Comentários

  1. Parece-me mesmo interessante! :)

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou suspeita, porque é um dos meus autores favoritos, mas é um encanto de livro

      Eliminar
  2. Nunca me aventurei na obra do autor, mas este livro deixou-me com vontade de ler.
    Vou levar a sugestão.
    Beijinho grande, minha querida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como referi na resposta à Marta, sou suspeita, porque é um dos meus autores favoritos, mas aconselho esta obra. É maravilhosa, daquela poesia que nos abraça e deixa a refletir

      Eliminar
  3. Acabei de ler um livro dele "Sinopse de Amor e Guerra" aconselho a sua leitura.
    Um abraço e bom fim-de-semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também já tive a oportunidade de ler e gostei bastante :)

      Eliminar
  4. Acredito que seja um livro super interessante de ler
    .
    Cumprimentos poéticos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  5. Mais uma excelente sugestao que vou levar :) Ando a ler a O Vicio dos Livros do mesmo autor e estou a gostar muito :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oww, que bom, fico mesmo feliz por saber isso. Gostei tanto desse livro *-*

      Eliminar
  6. Mais uma sugestão que vou guardar!
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  7. Hum, parece ser mais uma boa opção para conhecer
    Nunca tinha ouvido falar
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar
  8. Hum, parece ser mais uma boa sugestão para se conhecer, ainda não tinha ouvido falar
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar
  9. Parece-me interssante, mas ... não gosto deste tipo de títulos. É isso e os restaurante chamarem-se: "o melhor bolo de chocolate do mundo" ou "o melhor croissant"...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas o título deste livro não tem esse intuito. Chama-se O Livro do Ano por ser uma viagem ao longo das quatro estações

      Eliminar

Enviar um comentário