MOLESKINE 2022 ◾ O MELHOR DE AGOSTO

Fotografia da minha autoria



«A vida é feita de momentos colecionáveis»


Agosto de leveza, muito sol e recantos bonitos. Este mês trouxe novos reencontros, períodos de leitura inconstantes e algumas experiências gastronómicas. E, embalado pelas férias, permitiu-me desfrutar de ambientes que eu adoro: Festas da História e Feiras Medievais. Ademais, aumentei a coleção de canecas e de dedais, comprei um bilhete para um concerto especialíssimo e despedi-me destes trinta e um dias na companhia do Festival Literário mais incrível da cidade Invicta. Setembro, estou preparada para te receber.


⚓ MOMENTOS
---------------------------

Senti necessidade de abrandar o ritmo aqui, no blogue, portanto, este primeiro momento é uma pequena batota, porque visitei a Mata Nacional do Buçaco ainda em julho [mas já não fui a tempo de o incluir no Moleskine anterior]. Mas fiquei tão rendida, que era impossível perder a oportunidade de lhe dar destaque. A simbiose entre os vários tipos de património é fascinante e deixa-nos sem palavras. Hei-de regressar a este cenário de conto de fadas. Enquanto não o faço, posso recordá-lo através das partes I e II desta aventura.


As férias levaram-me para locais onde sou muito feliz, como Évora, Bragança, Puebla e Lago de Sanabria. Mas também me permitiram [re]descobrir Torres Novas, Torrão, Portimão, Alcácer do Sal, Vila Franca de Xira, as Salinas de Rio Maior, Montesinho, Mirandela e Vila Flor. Passear pelo nosso país é mesmo um encanto.


Jantar com a minha Gémea de coração é uma prova de como o tempo pode passar à vontade, porque nós encontraremos sempre uma maneira de encaixar na vida, nos sonhos, nos abraços e na energia uma da outra. Soube-me pela vida cuidar da nossa amizade, saber das novidades e matar as saudades - que eram imensas. É destes laços que me revisto e onde encontro o alento que necessito. Espero conseguir transmitir o mesmo.

   

Comprei bilhete para o concerto dos D'ZRT! Filha da geração Morangos, estava longe de imaginar o impacto que quatro rapazes tão distintos teriam na minha vida. Sei que este género de manifestações soa sempre a lugar comum - e, talvez, aparentem um certo exagero -, mas a verdade é que a forma como construíram o seu percurso foi uma inspiração. Nunca achei que me fossem marcar tanto, mas, anos depois, continuo a nutrir uma admiração profunda por eles e a escutar as suas músicas em vários momentos da minha vida. Honestamente, não gosto muito de projetar estes eventos, porque tenho sempre medo que, na altura, aconteça alguma coisa que me impeça de estar presente. Por isso, mantenho-me em silêncio. Mas acho que preciso disto para sentir que maio de 2023 não é apenas uma quimera. Para muitos, tanto faz. Para mim, é o querer voltar a sentir o feeling de uma banda que marcou gerações. E que é uma parte bonita da minha história.


Outros apontamentos bonitos do mês: Visitei a Livraria Fonte de Letras, o blogue fez 9 anos, estive com a minha sobrinha de coração e voltei aos Jardins do Palácio de Cristal para viver a Feira do Livro do Porto.



📚 LEITURAS
---------------------------

O Funeral da Nossa Mãe, Célia Correia Loureiro


Outras Leituras do Mês 
Guarda-me o Que Ficar [Inês Fernandes], Com o Humor Não se Brinca [Nelson Nunes], 
Mulheres de Cinza [Mia Couto], Mundo [Ana Luísa Amaral], A Minha Mãe é a Minha Filha 
[Valter Hugo Mãe] e Canina [Andreia C. Faria]



📺 FILMES, SÉRIES & PODCASTS
---------------------------

Documentário Caos do Sodré [opinião completa aqui]
O documentário leva-nos numa viagem pelas décadas de 70, 80 e 90, mostrando-nos o foco na prostituição e a travessia para um lugar de convívio e de cultura, por onde «passaram poetas e assassinos, concertos», «música fixe, rock, pessoal da rádio e jornalistas». Nesta ilha dentro da cidade, há uma ligação com o mundo.

Pôr do Sol 2
A primeira temporada de Pôr do Sol - série criada por Manuel Pureza, Henrique Dias e Rui Melo - tornou-se um fenómeno, quer pelo projeto em si, quer pelo facto de ter unido tantos espectadores. Portanto, a estreia da segunda temporada trouxe um novo entusiasmo. Estava muito curiosa com o seu desenrolar, porém, confesso que não estava à espera que conseguisse ser ainda mais genial que a temporada anterior. Mas a verdade é que se superaram e o resultado está à vista, de segunda a sexta, na RTP e na RTP Play. Que orgulho!

Crimes Submersos
A produção luso-espanhola retrata «a investigação de um crime que permaneceu oculto durante anos». Envolvendo duas famílias poderosas, transporta-nos para um cenário de drama, suspense, intriga e ligações ocultas, que nos mostram que nem todos são quem aparentam ser. E acredito que, embora a investigação seja o ponto central do argumento, são as inúmeras relações que se assumem como protagonistas, porque são exploradas ao detalhe, colocando-nos na pele de cada interveniente, para compreendermos os seus propósitos. Em simultâneo, consciencializa-nos para questões ambientais e para a humanidade da perda.




🍴 À MESA
---------------------------

Os meus pais compraram uma máquina de café nova, por isso, tenho-me deliciado com algumas das opções de café, chá e chocolate. As últimas duas não me conquistaram, porque a concentração de açúcar é notória e eu não coloco açúcar no chá, nem no leite com chocolate, mas o café superou todas as expectativas.


Terra Viva
Este restaurante vegetariano, em Espinho, foi a nossa escolha para um jantar de amigas. Fiquei bastante agradada com o espaço, a confeção e o atendimento. Por 6€, salvo erro, podemos escolher um menu mix e, assim, experimentar várias opções. Excluí a feijoada, porque não aprecio, mas a Lasanha de Legumes, o Folhado e o outro prato cujo nome já não me recordo estavam bastante saborosos. Para complementar, escolhi um chá gelado e uma fatia de bolo de chocolate, que estava maravilhosa. Hei-de repetir a experiência.

   

Brevemente, farei uma publicação com os restaurantes que frequentamos nas férias, mas deixo-vos a indicação dos meus favoritos: Adega Talha Velha, em Évora, e a Casa das Tias, em Vila Flor.

Outras experiências gastronómicas: Provei cerveja artesanal de castanha, voltei a deliciar-me com o Feast, provei um muffin de Oreo e arrependi-me de não ter trazido outro frasco de Salatinos [um doce com flor de sal].




📌 ENTRE LINHAS
---------------------------

A minha coleção de canecas, copos e de chávenas aumentou, porque não fui capaz de resistir a estas três belezuras: o copo azul comprei-o na Flying Tiger, a caneca do Careto veio comigo de Bragança [adquirida no Museu Ibérico da Máscara e do Traje] e a chávena que mais parece um mini bule é da loja Aqui Há Peça.

      

No meu último passeio pelo Porto, entrei na loja Bem Português, porque fui atraída por esta garrafa alusiva à cidade. Além deste artigo, trouxe mais um marcador, em tons de amarelo, com a parte frontal de um elétrico.

   

Publicações guardadas na gaveta
Música | Os D'zrt [Marisa Vitoriano, Maresia];



📌 JUKEBOX
---------------------------

A Surpresa: Canto do Sul [Firgun, SO-LU & Giant]
Melhor Duo: Quem Me Vê [Luís Trigacheiro & Tiago Nogueira]
A Diferentona: Imagina [Rapaz 100 Juiz & Dino d'Santiago]
As Favoritas: Moreno [Equiñocio] | Futuro [Diogo Piçarra] | Campanhã [S. Pedro]
Artista Revelação: Tomás Oliveira


Álbuns: No Meu Canto - Acústico [Elisa], Typical Sounds Of Nice [Jesus Quisto] & Can you see me? [Maro]



✨ GRATIDÃO
---------------------------

«Todos fazem a diferença»

O mês de agosto trouxe tantas memórias bonitas, que me parece injusto reduzi-las a meia dúzia de palavras e de destaques. Ainda assim, sinto que a maior gratidão prende-se com o facto de partir à descoberta com os melhores companheiros de aventura e por ter conseguido estar presente em eventos que me aquecem o coração. Além disso, ver que estas gavetas atingiram os nove anos deixa-me bastante feliz. Desta vez, não assinalei a data com uma publicação particular, mas é um marco que guardo e que celebro com carinho.

      

      

      


Como foi o vosso mês?

Comentários

  1. Que Agosto tão bom. *.*

    Eu aproveitei para trabalhar no meu manuscrito, está a andar tão bem que não consegui deixá-lo.

    Guardo as férias para 2023 :)

    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que ótima novidade, minha querida. Espero que o processo de escrita continue a correr super bem :)

      Eliminar
  2. E finalmente Agosto chegou ao fim :D Foi cheio de trabalho mas tambem de muitos bons :) Agora estamos pronto para o regresso às aulas e para o ultimo trimestre cheio de magia, mudancas e surpresas boas *.*

    ResponderEliminar
  3. Foi um grande mês! :)

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  4. Que ainda foi um mês cheio de bons momentos,
    Espero que o novo seja cheio de coisas boas
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar
  5. Que mês tão cheio de coisas boas e tão bonito. Desejo que Setembro seja tão bom ou ainda melhor. 🤍

    Segue-me:
    Blog | Instagram

    ResponderEliminar
  6. Parece ter sido um agosto fantástico e cheio de bons momentos 😊

    ResponderEliminar

Enviar um comentário