ENTRELINHAS ◾ NOTAS SOBRE O LUTO

Fotografia da minha autoria



«Um tributo a uma vida vivida em pleno»

Avisos de Conteúdo: Morte, Luto


Os livros não se medem aos palmos. E o impacto das suas narrativas nunca será diretamente proporcional ao número de páginas, porque existem autores com o dom de transcreverem o mundo através de poucas palavras. É na síntese que elevam as emoções, tal como acontece neste livro de Chimamanda Ngozi Adichie.


INTENSO E COMOVENTE

Notas Sobre o Luto é um testemunho verídico, que espelha a dor motivada pela perda súbita do pai, em 2020, em plena pandemia. E se racionalizar a morte de alguém que nos é próximo, para nos tornarmos funcionais perante burocracias, já é bastante desumano, nem consigo classificar o facto de se ter de lidar com toda a situação por vídeochamada. Parece que se ergue um muro impessoal, agravado pelas restrições em vigor.

«A notícia é como um desenraizamento brutal. Sou arrancada 
à força do mundo que conhecia desde a infância»

A obra lê-se, no máximo, num par de horas, se formos parando para assimilar cada partilha. Não obstante, descobre-se num sopro, porque se reveste de desabafos e de divagações; porque demonstra a necessidade que Chimamanda tem de contar tudo de rajada: não para despachar e encerrar este capítulo cruel, mas para que nunca se perca a memória e os feitos do seu pai. E este amor não só é palpável, como também é transversal a cada leitor. Mesmo que as nossas experiências de vida sejam distintas e o nosso processo de luto não encontre elos comuns, todos nós sabemos decifrar o vazio que fica e que se prolonga no tempo.

«Como é possível o mundo continuar em movimento, a inspirar e expirar, inalterado, 
enquanto na minha alma se instalou uma dispersão permanente?»

Os textos são intensos e comoventes, abrindo-nos a porta de um registo mais intimista. Assim, deambulando por diversos temas, fazemos uma viagem pela mágoa, pela resiliência, pela negação e pela homenagem. Notas Sobre o Luto é de uma honestidade impossível de esquecer, porque há memórias que não suplantam o sofrimento, mas que amenizam a dor, permitindo eternizar as pessoas da nossa vida e, desta forma, continuar - incompletos, é certo, mas com um propósito diferente, porque encontraremos sempre forma de estarmos perto.


|| Disponibilidade ||

Wook: Livro | eBook
Bertrand: Livro | eBook

Nota: O blogue é afiliado da Wook e da Bertrand. Ao adquirirem o[s] artigo[s] através dos links disponibilizados estão a contribuir para o seu crescimento literário - e não só. Muito obrigada pelo apoio ♥

Comentários

  1. Mais um que não conhecia. Sou uma desgraça. 🤦‍♀️

    Segue-me:
    Blog | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, não és nada, simplesmente não foi uma obra que te chegou. Se tiveres curiosidade, aconselho

      Eliminar
  2. Fiquei bastante curiosa com esta sugestao. Muito obrigada pela partilha, minha querida :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um livro pequeno, mas intenso. Eu é que agradeço pelo retorno <3

      Eliminar
  3. Tenho que ler este livro. Obrigada pela sugestão, minha querida.
    Beijinho grande :*

    ResponderEliminar
  4. Acredito que seja um livro com uma narrativa muito interessante
    .
    Cumprimentos poéticos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  5. Nesta altura quero afastar-me dessa leitura...
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  6. Que me parece ser mais uma opção para conhecer, se não me engano nunca ouvi mesmo falar
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar

Enviar um comentário