MOLESKINE DE SETEMBRO

Fotografia da minha autoria



«A vida é feita de momentos colecionáveis»


O mês dos regressos e dos recomeços veio embalado em serenidade. Habitualmente, setembro tem um traço de azáfama evidente, mas, este ano, revelou-se bastante tranquilo e foi tudo o que necessitei. Com várias visitas aos correios, para permitir que alguns dos livros que estou a vender levantem voo, reencontros e os últimos cartuchos do meu evento literário favorito, a Feira do Livro do Porto, sinto que passou muito rápido e que não aconteceu assim tanta coisa. Porém, tenho registos a provar-me que foi um mês de muito amor.


       🌿 MOMENTOS       


Feira do Livro do Porto
Foi a edição que visitei mais vezes: para comprar livros e para desfrutar da programação. Tendo como mote as palavras Imaginar e Agir, foi um evento muito poético, até porque a artista homenageada foi a poetisa Ana Luisa Amaral. No total, foram 17 dias preenchidos, dos quais usufrui seis. E pude comprovar o ambiente descontraído, encantador e com muitas pessoas apaixonadas por livros. Para além de ter novos exemplares a morar na minha estante, tive a oportunidade de assistir a sessões enriquecedoras, com autores que admiro.


Visitar o Bolhão
O Mercado do Bolhão é um dos lugares mais emblemáticos da cidade Invicta. Após ter entrado num plano de requalificação, reabriu as suas portas e eu fui redescobri-lo. A imagem modernizada não esconde a alma de sempre, até pelo contacto que se mantém próximo. Por isso, é maravilhoso tê-lo de regresso, digamos assim, para que o possamos visitar constantemente e para podermos adquirir produtos tão diversos ou desfrutar da zona de restauração. As ruas que continuam a povoar este Mercado encaminham-nos por um lado arquitetónico e outro cultural, numa combinação que encanta. O «trabalho de continuidade» sobressai.

   

Outros apontamentos bonitos do mês: Conheci a Sofia Costa Lima. Demorou um ano até conseguirmos ter uma agenda compatível para marcarmos um café, mas finalmente aconteceu. Sinto que não disse nada de jeito [ninguém me manda ser tão envergonhada], no entanto, gostei mesmo muito deste momento.


       📚 LEITURAS       


Lugar Para Dois, Miguel Jesus

Sem Amor, Alice Oseman


Outras Leituras do Mês 
Nick & Charlie [Alice Oseman], Conversas Sobre o Amor [Natasha Lunn], O Luto de Elias Gro [João Tordo], A Contradição Humana [Afonso Cruz], O Rapto [Dora Fonte] e A Espada e a Azagaia [Mia Couto].


       🎥 FILMES, SÉRIES E PODCASTS       


A segunda temporada de Pôr do Sol deixou-nos um vazio difícil de preencher, porque o projeto superou todas as expectativas. E a verdade é que conseguiu unir-nos enquanto público. Com referências hilariantes e um argumento construído ao detalhe, custou abraçar a despedida, mas, para ficamos um pouco mais próximos da ideia, da equipa e do ambiente, foi disponibilizado um Making Of, que pode ser visto na RTP Play.

A RTP continua a ter uma aposta forte nas séries e, recentemente, lançou Cuba Libre, inspirada na luta de Annie Pais Silva, «filha única do último diretor da polícia política de Salazar, apaixonada por Che Guevara e pela Cuba de Fidel Castro». Confesso que não conhecia esta história, mas estou a gostar muito de a acompanhar. Ainda só saíram dois episódios, contudo, deixaram-me com vontade de descobrir mais.

A podsérie Hotel, de Luís Franco-Bastos, regressou para a quinta temporada e promete ser mais alucinante que as anteriores. Da Marateca para o mundo, o humorista tem-se superado neste projeto. O Poema Ensina a Cair, da Raquel Marinho, e Sem Barbas na Língua, do Guilherme Duarte e do Hugo Gonçalves, são dois podcasts que estou a explorar devagar, atualizando-me no conteúdo já disponibilizado nas suas plataformas.


       🍴 À MESA       


Miss Pavlova
Foi o espaço escolhido para ir com a Sofia e soube pela vida reencontrar-me com a Miss Pavlova. A sala estava bastante diferente do que me lembrava, mas o atendimento e os artigos mantiveram o seu cuidado e sabor, respetivamente. Claro que não podia ir lá e não comer uma fatia de Pavlova - e a de Floresta Negra tem o meu coração -, mas também provei as panquecas e um Iced Caramel Macchiato. Que delícia!



       💬 ENTRE LINHAS       


No último dia de Feira do Livro do Porto não comprei livros [algum dia isso tinha de acontecer], mas comprei, antes, um caderno e uma caneca. São dois artigos pelos quais me perco sempre e estes, em particular, alusivos a Fernando Pessoa, conquistaram-me pela elegância e pelo formato. Que bem que ficam cá em casa.

   

Publicações Guardadas na Gaveta


       🎧 JUKEBOX       


A Surpresa: Lugar Certo [Iolanda];
Melhor Duo: Nem Te Vi [Beato & Joana Barra Vaz];
A Diferentona: daZona [Herlander];
As Favoritas: Vai Lá [Carolina Deslandes], 
Não Sou Eu [Firgun] & Chamada Não Atendida [Bárbara Tinoco];
Artista Revelação: KICU

Álbuns
Sal [Salvador Sobral], Pressure [Da Chick], Os Cães e as Rosas [Maria Gibson], Cantar Carneiros [Agir], Legend [John Legend], Que Te Tira o Sono à Noite [Algumacena], Alma // Ata [Alma Ata], Bonança [Beato], White Walls [Gui Aly], Blood and Love [Basilda].


       💫 GRATIDÃO       


«Dá às tuas amizades a magia que darias a um romance»

Setembro é um dos meus meses prediletos, portanto, sou muito grata por senti-lo a dar-me mais provas do porquê de ser assim. Sem a pretensão de diminuir a importância de todos os outros momentos, porque têm um lugar privilegiado no meu coração, tenho de destacar a oportunidade de ouvir a Filipa Leal e o Valério Romão.


Como foi o vosso mês?

22 comments

  1. Confesso que gosto de visitar as feiras do livro.
    .
    Feliz fim de semana … abraços poéticos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por algum motivo em particular?
      Obrigada e igualmente, Ricardo!

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Compreendo, porque fiquei no mesmo estado. É uma delícia!
      Obrigada e igualmente, Francisco

      Eliminar
  3. Que mês intenso, minha querida!

    O meu setembro foi dedicado a leituras, terminei o livro do Eça e continuei a trabalhar no meu manuscrito. 2023 está quase aí.

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que outubro te traga muitas coisas maravilhosas, minha querida

      Eliminar
  4. Como é tão bom mesmo ter momentos assim não só para mais tarde recordar, mas ainda foi um mês cheio de coisas boas
    Um bom fim de semana
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar
  5. Adorei conhecer os teus melhores momentos, é sempre muito inspirador!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderEliminar
  6. Que Outubro seja ainda melhor.🤍😌

    ResponderEliminar
  7. Que saudades do Bolhao da minha Dona Rosa das flores *.* Que Outubro seja tao breve e doce como Setembro foi ❤️
    Tily❤️

    ResponderEliminar
  8. Que bom aspecto no Miss Pavlova! :)

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  9. A Miss Pavlova ainda é na Rua do Almada? Quando lá fui achei o espaço muito "nu" e desaconchegado. Diria que o teu grande momento do mês foi a feira do livro :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, ainda é, mas há-de mudar de local. A primeira vez que lá fui, achei mais preenchido, porque tinham a loja, agora, como só têm uma sala, compreendo que dê essa sensação, mas continuo a achar o espaço acolhedor :)
      E acertaste :p ahahah

      Eliminar
  10. Aproveito para desejar um ótimo mês de outubro!
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar