ENTRELINHAS ◾ FEMINISMO DE A A SER

Fotografia da minha autoria



«Para que todos fiquem a saber o que é - e o que não é - o Feminismo»

Avisos de Conteúdo: Preconceito, Desigualdade, Estereótipos, Misoginia, Assédio, Abuso


A minha identidade está em permanente desconstrução, porque ainda preciso de erradicar preconceitos e porque, tendo noção do meu privilégio, há lutas que posso abraçar, entrelaçando a minha voz aos demais. Neste sentido, faz-me imensa confusão quando tentam diminuir o Feminismo, atribuindo-lhe uma bagagem que não lhe pertence. Por isso, considero este livro da Lúcia Vicente um trabalho fabuloso e tão necessário.


ASSUMIR LACUNAS E O QUE FALTA ALCANÇAR

Feminismo de A a Ser é um espaço de aprendizagem, para a autora e para o leitor, visto que nos permite compreender a história deste movimento, aquilo que reivindica, os rostos que o impulsiona[ra]m e os aspetos mais marcantes. Em simultâneo, apresenta dados relevantes, que nos mostram o que se alcançou e o caminho que continua a ser preciso palmilhar. Porque a desinformação é uma realidade, condicionando a evolução para uma sociedade que privilegie a igualdade de direitos, deveres e oportunidades, independentemente do género.

«(...) ser mulher no presente, embora se revista de uma liberdade inédita na história 
da Humanidade, continua a traduzir-se numa existência condicionada»

Simone de Beauvoir referiu que «querer ser livre é querer também livre os outros». No entanto, percebe-se que a opressão mantém-se bastante real e altamente incapacitante. Por esse motivo, torna-se urgente lutar pelo Feminismo. E esta missão não é exclusiva das mulheres, é, ou deveria ser, uma preocupação global. Para tal, importa entender a sua essência e os vários conceitos que a compõem. Assim, esta obra revela-se um excelente ponto de partida, estabelecendo uma ponte para, autonomamente, procurarmos mais informação. E tendo essa iniciativa, também somos capazes de adquirir ferramentas que respeitem e dignifiquem o outro.

«Este é um sentimento que nos é incutido desde cedo, passado de geração em geração, um sentimento de separação, de desconfiança em relação às outras mulheres. Porquê? Com que objectivo? Porque quanto menos as mulheres confiarem umas nas outras, quanto mais desunidas estiverem, mais fracas, menos reivindicativas e menos organizadas se apresentam, logo, mais fáceis de controlar»

O livro centra-se, sobretudo, no feminismo branco e ocidental, lacuna assumida por Lúcia Vicente. Porém, ao evidenciar esta perspetiva incompleta, abre a porta para que a nossa jornada aponte sempre no sentido da inclusão. Não obstante, gostaria de ter encontrado uma abordagem mais abrangente, pois seria muito mais enriquecedor, embora acredite que a mensagem, bem entendida, nos desperte para isso mesmo, fazendo-nos questionar valores, certezas, crenças e pensamentos tão enraizados e prejudiciais para o género feminino.

«Que o futuro seja de liberdade e igualdade»

Com uma escrita clara, objetiva e despretensiosa, Feminismo de A a Ser é um manual para se ir consultando. As Quatro Vagas Feministas foi o capítulo que mais apreciei descobrir, mas a obra é fascinante no seu todo, até porque nos retira da nossa bolha, confrontando-nos com preconceitos culturais e normas penalizantes para as mulheres, alertando para a necessidade de nos unirmos e de impedirmos que tantas sejam silenciadas.


Disponibilidade: Wook | Bertrand

Nota: O blogue é afiliado da Wook e da Bertrand. Ao adquirirem o[s] artigo[s] através dos links disponibilizados estão a contribuir para o seu crescimento literário - e não só. Muito obrigada pelo apoio ♥

Comentários

  1. Vou levar a sugestão, achei o livro muito interessante e importante.

    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
  2. Excelente sugestao :) É preciso falar-se mais nestes assuntos para a nossa voz ser ouvida :) Muito obrigada pela partilha *.*

    ResponderEliminar
  3. Acredito que seja um livro muito interessante de ler
    .
    Cumprimentos poéticos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  4. Hum, vou acabar por levar a sua sugestão. Ainda não conhecia de todo
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar
  5. Mais uma sugestão que vou levar. Obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário