VIAGEM A PORTUGAL
[LIVRO E DOCUMENTÁRIO]

Fotografia da minha autoria



«É preciso recomeçar a viagem. Sempre»


Viajar sem sair do lugar é uma modalidade que aprecio, sobretudo, quando não tenho a possibilidade de partir à descoberta. E gosto bastante de o fazer através do olhar minucioso do viajante, porque acredito que nos permite alcançar lugares intimistas e ter acesso a perspetivas que não conheceríamos de outra maneira, já que cada um de nós observa com propósitos distintos. Deste modo, foi um encanto embarcar nesta aventura.


VIAGEM A PORTUGAL: O LIVRO

A minha relação com Saramago sempre foi intermitente. Cruzámo-nos no secundário, pela mão do Memorial do Convento, numa altura em que a minha predisposição e a minha maturidade literária não estavam cimentadas. Portanto, não fui capaz de entender a mensagem para além do óbvio, nem de me desprender do grande obstáculo que era a pontuação. Apesar disso, lá no fundo, sabia que nos voltaríamos a encontrar.

«Não há limites para o silêncio. Debaixo destas pedras, o viajante retira-se do mundo»

Para continuar a cumprir esta previsão [depois de já ter lido História do Cerco de Lisboa, O Conto da Ilha Desconhecida e As Intermitências da Morte], apanhei boleia da obra Viagem a Portugal, desbravando o nosso país de Norte a Sul. Há um misto muito bonito entre aquilo que é a história do local e a perceção do autor; entre as memórias que se multiplicam e estabelecem pontes para outros recantos e as vivências da população. E é este dialeto que torna a leitura tão especial, porque recupera as emoções de momentos tão singulares.

«Afinal a resposta estava à beira da estrada por onde seguia»

Fiquei a conhecer novas paragens e recordei experiências que também vivi. Embora tenha noção do período temporal que nos separa e das metamorfoses que sofreram pelo meio, consegui encontrar um ponto comum entre nós - e alimentei a vontade de pegar na mochila e apenas ir. Portugal tem rotas mesmo inacreditáveis.

«É viagem o que está à vista e o que se esconde, é viagem o que se toca e o que se adivinha, 
é viagem o estrondo das águas caindo e esta subtil dormência que envolve os momentos»

Emocionei-me bastante com algumas partilhas, que não reproduzirei para não melindrar a leitura de quem quiser viajar por estas páginas. Mas também me ri com certas observações e apontamentos de ironia. Viagem a Portugal é um guia único, com uma abordagem muito própria. E, tal como a viagem que nunca termina, esta leitura seguirá pelo mesmo princípio: porque hei-de revisitá-la e perder-me em todas as suas trajetórias.


VIAGEM A PORTUGAL: O DOCUMENTÁRIO

A série homónima, baseada no livro de José Saramago, teve Fábio Porchat ao volante da aventura, tentando reproduzir os passos do Nobel da Literatura. Pessoalmente, creio que a escolha foi genial, uma vez que o humorista conseguiu equilibrar os elementos históricos com a leveza da descoberta, da curiosidade. Não obstante, com um toque claro de modernidade, também fomos encontrando críticas subtis à sociedade.

Senti, acima de tudo, que este documentário se fez de uma tremenda verdade e generosidade; de um genuíno interesse em entender este Portugal desconhecido, as suas gentes e tradições, elevando a paisagem e a arquitetura. Foram seis episódios com uma atenção constante ao detalhe e àquilo que sustenta a essência de cada lugar, por isso é que temos consciência do quanto é necessário voltar para «traçar caminhos novos».

Viagem a Portugal [disponível na plataforma da RTP Play] é um projeto que não só se enquadra nas comemorações do centenário do autor, como também «assinala a reedição desta obra», que contém imagens inéditas recolhidas por Saramago. Na companhia de Porchat, as suas palavras adquirem um novo sentido.

Com participações especiais, que trouxeram ainda mais brilho a este documentário, somos confrontados por uma misto de sensações. E, além disso, ficam as questões: o que pensaria o nosso Nobel dos tempos de hoje? Será que manteria a mesma opinião sobre os locais que visitou? Apesar de não descobrirmos as respostas, permanece a certeza de uma estrada cheia de experiências transformadoras - e inesquecíveis.

Comentários

  1. Confesso que ainda não consegui atrever-me a ler algo do Saramago. É uma falha, enquanto autora, a forma como o autor usa a pontuação é um dos entraves. No entanto, fiquei curiosa com este documentário, tenho que ir espreitar.
    Obrigada pela partilha, minha querida.
    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sinto que seja uma falha, porque nem todos os autores nos chamam. Tens outros que te inspirem :) apesar disso, recomendo imenso que vejas o documentário

      Eliminar
  2. Ca por casa estamos a adorar esta Viagem com o Fabio *.* E nao resisti a comprar o livro em versao digital :)

    ResponderEliminar
  3. Acredito que seja um livro fascinante de ler
    .
    Uma semana feliz. Saudações poéticas.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  4. Hum, parecer ser mais uma boa sugestão para podemos conhecer, acho que ainda não tinha ouvido falar
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar

Enviar um comentário