ESTANTE CÁPSULA
SINOPSE DE AMOR E GUERRA, AFONSO CRUZ

Fotografia da minha autoria



«(...) breves romances inspirados em lugares»

Avisos de Conteúdo: Referência a Transtorno Obsessivo-Compulsivo e Suicídio; Morte, Luto


A forma como Afonso Cruz tece as suas narrativas - sejam totalmente de ficção, sejam impulsionadas por acontecimentos reais - desarma-me sempre. Porque é subtil o laço com que nos envolve nas suas palavras, nas suas ideias, nos seus cenários, como se fossemos partes similares. Nesta leitura, isso não foi exceção.


UMA PREMISSA DE AMOR

Sinopse de Amor e Guerra é o segundo livro da coleção Geografias e a sua ação desenrola-se em Berlim, após a II Guerra Mundial. A cidade, apesar de destroçada e em luto, parece estar a reerguer-se, quando a construção de um muro vem interferir com o destino de inúmeras famílias, no geral, e de duas personagens, em particular: Theobald Thomas e Bluma Baumann, «fadados a ficar juntos desde que [vieram] ao mundo».

«- É como se o nome dela o protegesse. Acho que, no fundo, é bonito»

Creio que o título é explicativo o suficiente daquilo que nos espera, ainda assim, queria um bocadinho mais. A premissa é tão desconcertante e fascinante, que ficamos em suspenso quando a narrativa termina. É maravilhosa, sem qualquer dúvida, mas acredito que tinha potencial para um texto mais desenvolvido, até porque há questões por responder e seria interessante explorar a história de uma das figuras secundárias.

«(...) aquela tristeza era também sua, e os dois reencontraram-se 
na dor e no consolo da dor, numa síntese de amizade e luto»

Ler Afonso Cruz, que é um dos meus autores favoritos, é sempre um privilégio. E a poesia e as metáforas desta obra não me foram indiferentes. Partindo de uma situação verídica, que conheceu através do pai, compreendemos o impacto da guerra, as barreiras que ultrapassamos por amor e quais os limites que adiam o nosso destino. Ainda assim, queria viver mais tempo dentro desta história, para conseguir relacionar-me melhor com as motivações dos protagonistas e com a empatia que nos permite colar os pedaços uns dos outros.


|| Disponibilidade ||

Wook: Livro | eBook
Bertrand: Livro | eBook

Nota: O blogue é afiliado da Wook e da Bertrand. Ao adquirirem o[s] artigo[s] através dos links disponibilizados estão a contribuir para o seu crescimento literário - e não só. Muito obrigada pelo apoio ♥  

Comentários

  1. Nunca li nada do autor, acho que vou ter mesmo que me aventurar.
    Obrigada pela sugestão, minha querida.
    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
  2. Tenho tanta coisa para ler deste fantastico escritor *.* Muito obrigada por mais esta sugestao, vai ja para a lista :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que vais adorar embarcar nessas viagens literárias *-*

      Eliminar
  3. Hum, mais um que ainda não tinha ouvido falar, mas acho que vou dar essa sugestão a quem mais gosta de ler livros cá em casa
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar
  4. Acredito que seja um livro fascinante de ler.
    .
    Cumprimentos poéticos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  5. Ainda ontem fui a uma análise deste livro na biblioteca. 3 horas a falar sobre esta obra e confesso que é a minha favorita do meu autor. Afonso Cruz é um mágico da escrita ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um autor que nunca desilude *-* só queria ter um pouco mais de narrativa para me perder melhor nesta história

      Eliminar

Enviar um comentário