GIRA-DISCOS ◾ VOLUME I, AVALANCHE

Fotografia da minha autoria



«Se não me deres a mão, eu tenho de ir»


A pluralidade da música - não é segredo para ninguém - fascina-me, sobretudo, pela possibilidade de interligar um trabalho colaborativo permanente, no qual se combinam vozes, visões e identidades distintas que conseguem encontrar um ponto comum e coexistir em harmonia. E é esse mesmo o dialeto da Avalanche.


O QUE É A AVALANCHE?

A Avalanche, tal como conseguimos perceber na apresentação disponível na página de Instagram, é «uma plataforma, um hub e uma nova casa para a colaboração». Assim, foi criada «por artistas, para artistas», de modo a incentivar parcerias entre músicos, filmmakers, fotógrafos, designers e todos aqueles que, com talento e competência, contribuem para que o produto final chegue ao público com a melhor qualidade possível.

Portanto, o propósito base passa sempre pela interação, culminando num processo documentado. Atendendo a que aprecio acompanhar todo o lado criativo e de bastidores, fiquei bastante entusiasmada com este projeto, pois acredito que espelha o que a arte tem de mais puro. Foi deste «ambiente fértil» que nasceu o Volume I


O VOLUME I

Dezoito artistas uniram esforços, alma e coração em sessões de escrita. Dessa dinâmica, reuniram as dez canções que figurariam no primeiro álbum, cujo véu foi sendo levantado através da partilha de alguns temas. Com uma linguagem camaleónica, envolve-nos numa diversidade reconfortante, descontraída e emocional, visto que nos permite explorar várias realidades e estados de espírito, numa viagem de [auto]descoberta.

Fui ouvindo as canções em separado, conforme foram saindo, desejosa que se multiplicassem nesta bela obra de arte. Considerando o todo, a verdade é que superaram as expectativas. Por isso, tenho-me sentido a viver neste Volume I, que traduz anseios, desejos e angústias; que tem a capacidade de ser colo e pista de dança. Feito de camadas, abriu as portas para que abraçássemos tudo aquilo que a vida tem em cada intervalo.

É difícil definir favoritos, mas foi este o pódio que ficou com o meu coração por inteiro - porém, faço a ressalva: o impacto de escutar a sequência narrativa, revestida em melodias cativantes, é muito mais marcante.

1. Corpo ao Mar [Left & Rita Onofre];
2. Neblina [Luar, Rita Onofre & Sara Cruz];
3. Contigo [Iolanda, Soluna & Luar]

Interligando os pontos, há uma história que espero que se venha a transformar noutros capítulos. Até lá, desfrutarei deste lar musical, que respira generosidade, criatividade e liberdade, num salto de fé sem limites.

Comentários

  1. Não conhecia esta plataforma, fiquei mesmo curiosa para conhecer.

    Obrigada pela partilha, minha querida!

    Boa semana. Beijinho grande.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou encantada com o trabalho colaborativo que têm partilhado!

      Eliminar
  2. Acredito que seja uma plataforma muito interessante.
    .
    Uma semana feliz. Cumprimentos poéticos.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  3. Olha que ainda não conhecia de todo, mas é uma boa dica para conhecer essa noca plataforma
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou suspeita, porque já me conquistou, mas aconselho. Têm partilhado trabalhos incríveis

      Eliminar

Enviar um comentário