![]() |
Fotografia da minha autoria |
«A vida é feita de momentos colecionáveis»
Agosto. Tempo de abrandar, remodelar e descobrir novos recantos. Ainda que, em certos dias, o sol tenha permanecido envergonhado, foi também um mês de vários passeios perto do mar, de roupas leves e muitas leituras ao ar livre. Num registo sereno, levou-me a um dos locais que mais me encanta na cidade Invicta.
⚓ MOMENTOS
---------------------------
Concentrei a minha atenção em pequenas mudanças no meu quarto. Sinto que preciso de me descobrir nele e, portanto, com um passo de cada vez, vou ajustando-o à minha personalidade e às minhas necessidades.
Nestas férias, aproveitamos para revisitar a Penha, Tomar e Óbidos. Fomos conhecer o Parque D. Carlos I, nas Caldas da Rainha, e a encantadora cidade de Gouveia. Além disso, fizemos os Passadiços do Rio Douro.
Já tenho o plano de vacinação completo. Contrariamente à primeira dose, em que apenas tive o braço um pouco dorido, a segunda já me deixou com febre, mas nada de preocupante. Mais uma conquista!

Estive um pouco mais ativa nas história do Instagram do blogue e acabei por criar alguns conteúdos que me orgulharam, como o que dizia respeito à Feira do Livro do Porto [que considero sempre importante promover].
O dia 21 de agosto é especial, porque é a data de aniversário do meu primo. No entanto, desde há oito anos que tenho um novo motivo para a celebrar, atendendo a que corresponde à data de abertura d' As gavetas da minha casa encantada. Desta vez, em jeito de comemoração, concentrei-me nos oito compartimentos que nunca seriam criados, caso não tivesse o blogue. E, com isso, reforcei uma certeza: encontrei o meu lugar.

Para fechar com chave de ouro, fui ser muito feliz para a minha estimada Feira do Livro do Porto.


- setembro, podes vir -
📚 LEITURAS
---------------------------
O Limpa Palavras e Outros Poemas, Álvaro Magalhães
Idiotas Úteis e Inúteis, Ricardo Araújo Pereira
Wonder, R. J. Palacio
Os Fornos de Hitler, Olga Lengyel
Agora e na Hora da Nossa Morte, Susana Moreira Marques
Outras Leituras do Mês
Jesus Cristo Bebia Cerveja [Afonso Cruz], O Caça-Cidades [Ana C. Reis],
A Criança em Ruínas [José Luís Peixoto], Um Gato Entre os Pombos [Agatha Christie],
O Prisioneiro do Céu [Carlos Ruiz Zafón], O Longo Caminho Para a Igualdade [Ana Maria
Magalhães & Isabel Alçada], Estás Aí? [Dolly Alderton] e O Que Nos Magoa [Diogo Simões]
📺 Filmes & Séries
---------------------------
A Todos os Rapazes: Agora e Para Sempre
Já tinha imensas saudades desta história, por isso, dediquei-me a ver o último filme da trilogia. E confesso que acabou por me agradar um pouco mais que o livro - talvez por todas as expectativas que tinha em relação a este último. Independentemente disso, é um contexto onde vale sempre a pena regressar, porque nos ensina sobre amor próprio, sobre aceitar a mudança, sobre a importância da comunicação, sobre inseguranças e sobre o conceito de estar presente - por nós e pelos nossos. Além disso, os protagonistas são amorosos!
Pôr do Sol
A melhor novela [que é, na realidade, uma paródia] de sempre. Com um elenco de luxo, um argumento a transbordar de humor, mistério e referências hilariantes, esta nova aposta da RTP 1 conquistou-me de imediato. Admito que fiquei sem palavras no primeiro episódio, porque fui às cegas, mas, agora, não dispenso a sua companhia. De segunda a sexta, às 21h, só espero que o Nosso Senhor do Coisinho nos valha.
✏ PUBLICAÇÕES
---------------------------
Fazendo uma viagem pelas várias componentes que sustentam o meu quotidiano, registei aqueles que são os meus favoritos do momento, com a certeza que permanecerão num lugar especial por muito mais tempo.

Esta bebida é, ao que tudo indica, a mais consumida pelos portugueses. E, enquanto curiosa e apreciadora da mesma, reuni uma lista de marcas de cerveja artesanal portuguesas que pretendo, em breve, experimentar.

O Dia Internacional da Igualdade Feminina nasce, então, da necessidade de promover uma equivalência plena entre homens e mulheres. E como a cultura é uma arma poderosa de consciencialização, porque nos transporta para realidades que podemos não sentir na pele, mas que existem e precisam da nossa empatia, do nosso compromisso e da nossa envolvência, compilei uma lista de livros, filmes, séries, músicas e documentários que nos informam de onde partimos, o que temos de combater e qual deve ser o destino.
🍴 À MESA
---------------------------
Dunkin'
Provei, finalmente, estes donuts e, para primeira experiência, optei pelos Boston Creme. Não fiquei arrebatada, mas também não desgostei. Sinto que preciso de arriscar noutros sabores para tirar todas as dúvidas.

📌 ENTRE LINHAS
---------------------------
A primeira vez que me cruzei com a Filipa foi no fotolog. E a verdade é que sempre teve uma forma muito poética de se expressar. Recentemente, os nossos caminhos digitais voltaram a encontrar-se e não posso deixar de destacar as partilhas tão pertinentes que fez sobre a situação no Afeganistão e sobre ser mulher.
A Marisa tocou na ferida e descreveu tudo aquilo que eu também penso sobre a nossa presença online. Porque não temos de estar ativos todos os dias. Porque há momentos em que necessitamos de uma pausa e isso não tem de ser um acontecimento. Ademais, não temos de nos desculpar; esse afastamento não tem de resultar num alarido. Seguir o nosso ritmo, priorizando a nossa verdade e a nossa saúde mental, é fundamental.
Inspirada pelo novo documentário de Carlos Coutinho Vilhena - O Clube da Felicidade -, a Sofia refletiu sobre este caminho pantanoso que é o processo de ter uma ideia. Parece algo tão simples e, no entanto, pode ser bastante limitador e frustrante. Porque esse quase tem o poder de angustiar e aumentar a pressão.
📌 JUKEBOX
---------------------------
A Surpresa: Deixa Lá [Rui Luís]
Melhor Duo: Gota [Rainhas do AutoEngano]
A Diferentona: Um Pouco Mais [Atalaia Airlines]
A Favorita: Sexta-Feira 13 [João Couto]
Artista Revelação: Tomás Meirelles
Álbuns: Happier Than Ever [Billie Eilish], Tempus [Mirai], A Espera [Diana Castro], Pirilampo
[Maro & Nasaya], Hits My Nice [Jesus Quisto], Realidade [Zé Manel] e Submerso [Traço]
🎥 VÍDEOS & PODCASTS
---------------------------
Conversas Para o Lixo
Tropecei neste podcast da Mariana Bossy e do Kiko sem saber ao que ia, mas tenho-me rido imenso com a dinâmica alucinada do casal. O tom descontraído e irónico combina bem com o meu estado de espírito.
✨ GRATIDÃO
---------------------------
«E depois, o amor, grande sobrevivente do desastre»
Este mês, estou grata por ter começado a alterar o meu quarto, por todos os locais que visitei, por ter levado a segunda dose da vacina e por marcar presença em mais uma edição da belíssima Feira do Livro do Porto.

Como foi o vosso mês?