PÃO DE FORMA || GOUVEIA

Fotografia da minha autoria



«É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu já»


Os primeiros raios de sol ainda mal invadiam o quarto e nós já estávamos prontos para embarcarmos numa nova aventura, com uma dose de entusiasmo acrescida, confesso, porque o último ano foi inconstante nesse sentido. Tendo o nosso país como cenário de fundo, fomos à descoberta de mais um dos seus belos recantos.






Após uma breve paragem por Manteigas, seguimos até Gouveia, que é uma «cidade serrana do distrito da Guarda», localizada na «encosta ocidental do maior sistema montanhoso de Portugal Continental, a Serra da Estrela». Que me recorde, foi a primeira vez que explorei o local, mas fiquei encantada com tudo aquilo que tem para oferecer. Não obstante, tenho noção que ficou bastante por ver, o que é sempre ótimo para regressar.






Gouveia, para além de um vasto património natural, convidando-nos a desfrutar dos seus espaços verdes e de lazer, apresenta um deslumbrante património edificado. Assim, nesta categoria, observamos a Casa da Torre [edifício de habitação quinhentista], a Igreja de São Pedro [de estilo barroco], o Solar dos Serpa Pimental de Gouveia [recuperado para instalar a Biblioteca Virgílio Ferreira] e a Igreja de São Julião [de planta retangular]. Por fim, visitamos os Paços do Concelho, que já tiveram uma existência enquanto colégio e que, atualmente, albergam o tribunal da Comarca e outras repartições públicas, e cuja área exterior é um verdadeiro encanto.






O Jardim Lopes da Costa foi outra das nossas paragens. Além disso, o passeio não teria o mesmo valor, se não nos perdessemos pelas ruas desta cidade. Para melhorar, fizemos um simpático amigo de quatro patas.






Espero regressar em breve! Já visitaram Gouveia? O que não posso perder?

Comentários

  1. Já fui à serra da estrela, mas nunca visitei Gouveia. Pelas fotografias, parece-me uma cidade lindíssima. Tenho que visitar.

    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tenho ideia que nunca tinha visitado, embora já tenha ido à Serra várias vezes.
      Vale muito a pena, é uma cidade encantadora :)

      Eliminar
  2. Adorei a tua aventura a Gouveia :) muito obrigada por esta partilha tão bonita ❤️

    ResponderEliminar
  3. Que lugar mais bonito para conhecer, acho que ainda não tinha ouvido falar, ou também não conhecemos tudo
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  4. Eu sou de Gouveia e sigo o teu blog há já algum tempo. Passaste pela Chocolataria? :D

    ResponderEliminar

Enviar um comentário