MOLESKINE 2021 ||
O MELHOR DE AGOSTO

Fotografia da minha autoria



«A vida é feita de momentos colecionáveis»


Agosto. Tempo de abrandar, remodelar e descobrir novos recantos. Ainda que, em certos dias, o sol tenha permanecido envergonhado, foi também um mês de vários passeios perto do mar, de roupas leves e muitas leituras ao ar livre. Num registo sereno, levou-me a um dos locais que mais me encanta na cidade Invicta.


⚓ MOMENTOS
---------------------------


Concentrei a minha atenção em pequenas mudanças no meu quarto. Sinto que preciso de me descobrir nele e, portanto, com um passo de cada vez, vou ajustando-o à minha personalidade e às minhas necessidades.

       
                                             
Nestas férias, aproveitamos para revisitar a Penha, Tomar e Óbidos. Fomos conhecer o Parque D. Carlos I, nas Caldas da Rainha, e a encantadora cidade de Gouveia. Além disso, fizemos os Passadiços do Rio Douro.

     

Já tenho o plano de vacinação completo. Contrariamente à primeira dose, em que apenas tive o braço um pouco dorido, a segunda já me deixou com febre, mas nada de preocupante. Mais uma conquista!


Estive um pouco mais ativa nas história do Instagram do blogue e acabei por criar alguns conteúdos que me orgulharam, como o que dizia respeito à Feira do Livro do Porto [que considero sempre importante promover].


O dia 21 de agosto é especial, porque é a data de aniversário do meu primo. No entanto, desde há oito anos que tenho um novo motivo para a celebrar, atendendo a que corresponde à data de abertura d' As gavetas da minha casa encantada. Desta vez, em jeito de comemoração, concentrei-me nos oito compartimentos que nunca seriam criados, caso não tivesse o blogue. E, com isso, reforcei uma certeza: encontrei o meu lugar.


Para fechar com chave de ouro, fui ser muito feliz para a minha estimada Feira do Livro do Porto.

       

- setembro, podes vir -


📚 LEITURAS
---------------------------

O Limpa Palavras e Outros Poemas, Álvaro Magalhães

Idiotas Úteis e Inúteis, Ricardo Araújo Pereira

Wonder, R. J. Palacio

Os Fornos de Hitler, Olga Lengyel

Agora e na Hora da Nossa Morte, Susana Moreira Marques


Outras Leituras do Mês
Jesus Cristo Bebia Cerveja [Afonso Cruz], O Caça-Cidades [Ana C. Reis], 
A Criança em Ruínas [José Luís Peixoto], Um Gato Entre os Pombos [Agatha Christie], 
O Prisioneiro do Céu [Carlos Ruiz Zafón], O Longo Caminho Para a Igualdade [Ana Maria 
Magalhães & Isabel Alçada], Estás Aí? [Dolly Alderton] e O Que Nos Magoa [Diogo Simões]


📺 Filmes & Séries
---------------------------

A Todos os Rapazes: Agora e Para Sempre
Já tinha imensas saudades desta história, por isso, dediquei-me a ver o último filme da trilogia. E confesso que acabou por me agradar um pouco mais que o livro - talvez por todas as expectativas que tinha em relação a este último. Independentemente disso, é um contexto onde vale sempre a pena regressar, porque nos ensina sobre amor próprio, sobre aceitar a mudança, sobre a importância da comunicação, sobre inseguranças e sobre o conceito de estar presente - por nós e pelos nossos. Além disso, os protagonistas são amorosos!

Pôr do Sol
A melhor novela [que é, na realidade, uma paródia] de sempre. Com um elenco de luxo, um argumento a transbordar de humor, mistério e referências hilariantes, esta nova aposta da RTP 1 conquistou-me de imediato. Admito que fiquei sem palavras no primeiro episódio, porque fui às cegas, mas, agora, não dispenso a sua companhia. De segunda a sexta, às 21h, só espero que o Nosso Senhor do Coisinho nos valha.


✏ PUBLICAÇÕES
---------------------------

Fazendo uma viagem pelas várias componentes que sustentam o meu quotidiano, registei aqueles que são os meus favoritos do momento, com a certeza que permanecerão num lugar especial por muito mais tempo.


Esta bebida é, ao que tudo indica, a mais consumida pelos portugueses. E, enquanto curiosa e apreciadora da mesma, reuni uma lista de marcas de cerveja artesanal portuguesas que pretendo, em breve, experimentar.


O Dia Internacional da Igualdade Feminina nasce, então, da necessidade de promover uma equivalência plena entre homens e mulheres. E como a cultura é uma arma poderosa de consciencialização, porque nos transporta para realidades que podemos não sentir na pele, mas que existem e precisam da nossa empatia, do nosso compromisso e da nossa envolvência, compilei uma lista de livros, filmes, séries, músicas e documentários que nos informam de onde partimos, o que temos de combater e qual deve ser o destino.


🍴 À MESA
---------------------------

Dunkin'
Provei, finalmente, estes donuts e, para primeira experiência, optei pelos Boston Creme. Não fiquei arrebatada, mas também não desgostei. Sinto que preciso de arriscar noutros sabores para tirar todas as dúvidas.



📌 ENTRE LINHAS
---------------------------

A primeira vez que me cruzei com a Filipa foi no fotolog. E a verdade é que sempre teve uma forma muito poética de se expressar. Recentemente, os nossos caminhos digitais voltaram a encontrar-se e não posso deixar de destacar as partilhas tão pertinentes que fez sobre a situação no Afeganistão e sobre ser mulher.

A Marisa tocou na ferida e descreveu tudo aquilo que eu também penso sobre a nossa presença online. Porque não temos de estar ativos todos os dias. Porque há momentos em que necessitamos de uma pausa e isso não tem de ser um acontecimento. Ademais, não temos de nos desculpar; esse afastamento não tem de resultar num alarido. Seguir o nosso ritmo, priorizando a nossa verdade e a nossa saúde mental, é fundamental.

Inspirada pelo novo documentário de Carlos Coutinho Vilhena - O Clube da Felicidade -, a Sofia refletiu sobre este caminho pantanoso que é o processo de ter uma ideia. Parece algo tão simples e, no entanto, pode ser bastante limitador e frustrante. Porque esse quase tem o poder de angustiar e aumentar a pressão.


📌 JUKEBOX
---------------------------

A Surpresa: Deixa Lá [Rui Luís]
Melhor Duo: Gota [Rainhas do AutoEngano]
A Diferentona: Um Pouco Mais [Atalaia Airlines]
A Favorita: Sexta-Feira 13 [João Couto]
Artista Revelação: Tomás Meirelles


Álbuns: Happier Than Ever [Billie Eilish], Tempus [Mirai], A Espera [Diana Castro], Pirilampo 
[Maro & Nasaya], Hits My Nice [Jesus Quisto], Realidade [Zé Manel] e Submerso [Traço]


🎥 VÍDEOS & PODCASTS
---------------------------

Conversas Para o Lixo
Tropecei neste podcast da Mariana Bossy e do Kiko sem saber ao que ia, mas tenho-me rido imenso com a dinâmica alucinada do casal. O tom descontraído e irónico combina bem com o meu estado de espírito.



✨ GRATIDÃO
---------------------------

«E depois, o amor, grande sobrevivente do desastre»

Este mês, estou grata por ter começado a alterar o meu quarto, por todos os locais que visitei, por ter levado a segunda dose da vacina e por marcar presença em mais uma edição da belíssima Feira do Livro do Porto.


Como foi o vosso mês?

Comentários

  1. Confesso que o mês por aqui não foi nada de especial. Mas que nunca seja pior.


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  2. Agosto foi essencialmente marcado pelo vacinação que ficou completa no dia 19. Foi um passo muito importante para minha protecção e dos que me rodeiam e porque me vai permitir ir a um concerto em outubro :). Foi também marcado pela saída do novo disco dos OneRepublic, esperado desde 2019. Não li muito no mês de Agosto, desde julho que tenho lido pouco. Tenho que mudar isso.

    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também fui no dia 19 :) sem dúvida!
      São fases, minha querida. Não tarda, voltas ao teu ritmo de leitura, sem pressões

      Eliminar
  3. Que rico mes <3 Tao bom ter pessoas como tu na minha vida, minha querida, fico mesmo muito contente por ja estares duplamente vacinada <3 Tenho muitas saudades da Feira do Livro do Porto mas nao me poso queixar, pois por aqui encontro livros a 1£ ou gratuitos em cada esquina :) As pessoas na Cornualha (onde fomos passar ferias) costumam colocar os livros que ja nao querem junto aos muros das suas casas :) Ou entao em cabines telefonicas :)
    Feliz Mes do Recomeço <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, tão querida, muito, muito obrigada <3
      Isso é uma autêntica perdição! A sério? Que giro

      Obrigada e igualmente

      Eliminar
  4. Bom dia de paz, querida Andrea!
    Amei Gaia, Porto, as pontes, o pôr-do-sol do Porto é lindo demais.
    Gostei de ver sua longa trajetória does onde o verão se finda e você soube aproveitar especialmente com leituras ao ar livre.
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos com carinho e gratidão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom, fico muito feliz por saber isso *-*
      Obrigada e igualmente!

      Eliminar
  5. Adorei ver o resumo do mês de agosto por aí. Deu pra sentir que ele foi bem produtivo. Também tomei as duas doses da vacina e fiquei um pouco mal na segunda haha, mas foi por uma boa causa <3

    ResponderEliminar
  6. Adorei Óbidos! Uma cidade simpática, de clima leve... boas energias. Porto é mais sombrio (talvez porque estivesse aços.chovendo e nublado quando fui) mas muito bonito. amei o post!
    Aqui no Brasil não temos férias em agôsto, então foi um mês de muito trabalho!

    Abr

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro visitar Óbidos, é mesmo um encanto *-*
      Sou suspeita, porque até nesses dias acho o Porto deslumbrante
      Muito obrigada! Que setembro traga ótimos momentos

      Eliminar
  7. Como é tão bom ter acompanhado cada momento do teu mês, que é sempre bom ter momentos assim para mais tarde recordar, espero que o novo mês te traga só coisas boas
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  8. É o mês do meu aniversário, mas este ano não me deixa saudades.
    Boa continuação para ti em Setembro.

    ResponderEliminar
  9. Foi um bom mês, pelos vistos.
    O meu foi também de férias, daí ter andado mais distante do blog, vinha menos vezes ao pc, mas agora estou de volta e trago material para mais uns posts.
    Beijinhos
    Coisas de Feltro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta fase de regressos e recomeços é sempre maravilhosa *-*
      Espero que tenhas um excelente mês

      Eliminar
  10. Que mês tão bonito! Que Setembro seja incrível! Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Que bom saber que o teu mês foi recheado de bons momentos!
    Adoro remodelar divisões, espero que tenhas gostado do resultado final!
    Em março visitei o Parque D. Carlos I e também adorei :)
    Parabéns pelos 8 anos aqui no cantinho, que venham mais e mais ❤
    Também já vi "A Todos os Rapazes: Agora e Para Sempre" e gostei, é sempre bom para desanuviar!
    Quanto aos Dunkin', os que gosto mais são os que tê M&M's
    Que setembro seja cheio de coisas boas ❤

    r: Muito obrigada minha querida!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário