PORTUGALID[ARTE] TEMPORADA 2
![]() |
Fotografia da minha autoria |
Um catálogo de arte com identidade portuguesa
Os cadernos em constante alvoroço acolhem pensamentos, ideias e anotações, que são fundamentais para avançar com os meus projetos. E, como é através da escrita manual que organizo melhor as pontas soltas e a linha textual que pretendo desenvolver, há uma certa confusão na secretária, sobretudo, quando é o momento de aprimorar decisões. Mas este caos é proporcional ao amor com que me entrego ao que me acrescenta.
Há um ano, com cautela e alguma apreensão, estava a enviar o número 0 da Portugalid[Arte] a meia dúzia de pessoas, procurando compreender se era uma iniciativa com futuro. Porque, tal como mencionei na apresentação da mesma, sinto que os nossos artistas merecem um destaque maior. Uma vez que as minhas plataformas também são uma casa para a cultura portuguesa, resolvi abrir essa gaveta. E tenho sido muito feliz no processo de criação. Não só porque me permite dedicar a algo que me apaixona, mas também por todos os caminhos, visões e vozes com que me cruzei. Um ano depois, o meu entusiasmo permanece palpável.
Só para contextualizar, a Portugalid[Arte] é uma revista descomplicada, que se foca, então, em artistas nacionais das mais diversas áreas. Distribuída mensalmente por e-mail [no primeiro dia de cada mês], é gratuita, em formato PDF e tem sempre um segmento destinado a quem queira partilhar as suas sugestões.
Assumi este compromisso de peito aberto e é neste registo que ambiciono prosseguir. Portanto, nesta segunda temporada, que se inicia agora, optei por fazer algumas mudanças - estruturais e ao nível do conteúdo -, mas mantendo a essência do projeto - nem fazia sentido de outra maneira. Porque existem aspetos que são muito mais poderosos que tudo o resto. E o objetivo será sempre priorizar a identidade cultural portuguesa.
- O QUE PERMANECE IGUAL NA TEMPORADA 2 -
A Folha de Apresentação
Ainda ponderei procurar uma nova citação para acompanhar esta transição, mas acredito que nenhuma outra definiria tão bem o propósito da revista como a do Afonso Cruz faz. Por essa razão, fica tal como está.
Os Segmentos
Quando pensei na Portugalid[Arte], soube logo que queria ter um destaque literário, outro musical e outro para formatos audiovisuais. Portanto, não tinha qualquer lógica trocá-los. E o mesmo acontece com o cartaz cultural.
Temas Extra
A possibilidade de incluir reflexões e desafios estava em cima da mesa, porém, com o intuito de ser algo esporádico, até porque nunca quis roubar muito tempo aos leitores. Apesar disso, comecei a perceber que eram outra forma de tornar a revista mais dinâmica e intimista e decidi investir na sua continuidade.
Distribuição, Periodicidade e Custo
Enquanto não descobrir uma alternativa adequada, continuarei a enviar o PDF da Portugalid[Arte], todos os meses, por e-mail, a quem estiver interessado. Além disso, ainda não me faz sentido cobrar por este conteúdo.
A Tua Voz
Este é outro dos segmentos que não sofre qualquer alteração, porque acredito mesmo que crescemos com a partilha de terceiros. Por isso, esta revista estará sempre aberta para acolher a voz de quem apoia os nossos.
- O QUE HÁ DE NOVO NA TEMPORADA 2 -
As Cores e o Design
Esta alteração estava prevista desde o início, atendendo a que queria que houvesse algo a marcar a entrada numa nova temporada - para diferenciá-las. No entanto, apenas pensava mudar a cor base da revista, deixando a estrutura tal como a conhecem. Após refletir melhor, quis arriscar mais um pouco. Não é uma remodelação de 360º na sua imagem, mas foi o suficiente para perceber que faz a diferença. Não sei se esta dinâmica acontecerá a cada novo ano de Portugalid[Arte], mas, para este, tinha mesmo de acontecer.
Nova Abordagem no Entrelinhas
Ao contrário dos números anteriores, em que escrevia uma espécie de sinopse para os livros que tinha lido, nesta nova era resolvi, antes, criar-lhes um bilhete de identidade, incluindo as suas informações chave.
Playlist Portugalid[Arte]
Na revista, há um compartimento para faixas e outro para álbuns. E achei que podia ser interessante criar uma playlist no Spotify com as canções mencionadas [aqui]. Contudo, tenho noção que é um formato que não está a resultar bem, até porque a lista já está tão extensa, que dificilmente se consegue ouvi-la do início ao fim [e faltam-lhe temas]. Portanto, ainda que em nada afete a concretização da parte escrita da Portugalid[Arte], estou a ponderar deixar esta opção em pausa. Talvez priorize playlists mensais. O que vos parece?
Largar a Máquina de Escrever e Individualizar os Separadores
A Máquina de Escrever cor de menta foi imagem de marca durante o último ano, mas neste processo de mudanças cheguei à conclusão que queria tornar cada separador - e a própria capa - único. Nas edições passadas, tinham esse ponto comum. Agora, merecem uma fotografia adequada ao seu contexto.
Gavetas
Estive bastante indecisa neste último aspeto, porque havia conteúdos que me chamavam à atenção, mas que, posteriormente, ficavam esquecidos por não se encaixarem nos segmentos já existentes. Para esta segunda temporada, ainda equacionei utilizar o A Tua Voz para o efeito. Mas se, por um lado, até tinha alguma lógica, por outro, reconheço, ia chocar com o seu principal objetivo, que é serem outras pessoas a escreverem para lá. Assim, criei um novo segmento, onde cabem todos os projetos/iniciativas que não tinham espaço antes - e tanto podem contemplar trabalhos de artistas conhecidos, como incluir partilhas de criadores de conteúdo.
Há uma nova luz na mudança ♥
[Para receberem um exemplar da Portugalid[Arte], participarem no segmento A Tua Voz e/ou deixarem
dúvidas e sugestões, basta enviarem um e-mail para asgavetasdaminhacasaencantada@hotmail.com]
18 comments
A tua criatividade nao tem limites <3 Muito muito obrigada por a partilhares connosco :) Acabei de receber o teu email e vou ja ver :)
ResponderEliminarEu é que agradeço, minha querida. Significa muito ter este apoio 💙
EliminarO Portugalid[Arte] é um excelente projecto, fico muito feliz com esta segunda temporada. A revista deste mês está incrível, adoro o novo design. Obrigada pela referência nos autores independentes.
ResponderEliminarJá ponderaste criar um podcast com este projecto. Seria perfeito :)
Beijinho grande, minha querida!
O obrigada parece sempre pouco, mas agradeço, de coração. Pelas palavras e por estares sempre desse lado!
EliminarQue bom, fico mesmo feliz 😍 nada que agradecer, fazia todo o sentido.
Por acaso, foi uma ideia que nunca equacionei. Quem sabe, um dia
Sempre a inovar!
ResponderEliminarIsabel Sá
Brilhos da Moda
Tento 😊
EliminarDescobri este site essa semana e já estou adorando os conteúdos, são ótimos!
ResponderEliminarParabéns! 👏
Meu Blog: Significado de Sonhar
Oww, muito obrigada! Sê bem-vinda às Gavetas 😊
EliminarAndreia é um belo projeto, mudanças boas, você é maravilhosa, bjs.
ResponderEliminarhttp://www.lucimarmoreira.com/
Muito, muito obrigada, Lucimar!
EliminarComo é tão bom ter ideias assim e nada melhor que temos novos projetos para apresentar aos outros
ResponderEliminarBeijinhos
Novo post
Tem post novos todos os dias
Dá um aconchego diferente! Muito obrigada 😊
EliminarOie ! Que legal, adorei a iniciativa dessa revista virtual, achei a ideia incrível ! ♡
ResponderEliminarwww.blogresenhando.travel.blog
Muito obrigada!
EliminarQue ideia fantástica, Andreia! :)
ResponderEliminarwww.amarcadamarta.pt
Muito obrigada, Marta!
EliminarJá recebi no meu email, mas ainda não tive um tempinho para ler.
ResponderEliminarVês quando puderes, minha querida, sem pressas 😊
Eliminar