ENTRELINHAS ||
RACISMO NO PAÍS DOS BRANCOS COSTUMES

Fotografia da minha autoria



«Como é ser negro em Portugal no século XXI?»

Avisos de Conteúdo: Racismo, Preconceito, Segregação


A ficção, em determinadas circunstâncias, parece suplantar a realidade, já que há cenários tão surreais, que não podem passar de uma demonstração de criatividade narrativa. Afinal, em que lugar no mundo é que uma mulher só foi chamada para uma entrevista num banco porque não colocou a sua fotografia no currículo? Em Portugal, em pleno século XXI. Porque este é apenas um dos vários testemunhos, presentes no livro de Joana Gorjão Henriques, que evidencia a desigualdade de tratamento com pessoas de cor e a supremacia branca.

«Expor é um passo para se conseguir colocar a questão na agenda»

Racismo no País dos Brancos Costumes parte de uma série de reportagens publicadas no jornal Público, entre agosto e setembro de 2017, com o título Racismo à Portuguesa, cujo intuito principal é expor a forma como este conceito hostil se «incrustou na nossa sociedade». A jornalista portuguesa, consciente do seu privilégio, não pretende, ainda assim, falar por ninguém. Pelo contrário, procura apenas servir de plataforma «para um grupo heterogéneo que continua a ser alvo de discriminação a vários níveis», pelo poder do sistema.

«Só que da mesma maneira que não se pode afirmar que todos os negros 
são criminosos porque houve um negro que praticou um crime, não se pode considerar 
que o sistema reconhece e pune o racismo porque um procurador o fez»

Neste mito do não racismo, compactuamos com um silêncio violento, que condiciona o respeito e a dignidade equitativos. Porém, através de dados e mais de 80 entrevistas elucidativas do problema, somos confrontados pelo ódio, pela violência, pela dualidade de critérios e pela intransigência, como se houvesse seres humanos de primeira e seres humanos de segunda. E é desolador compreender que esta realidade permanece atual e tão próxima de nós. Apesar disso, acho importante fazer uma ressalva: Joana Gorjão Henriques não demoniza os portugueses. Simplesmente, mostra que é urgente agir e erradicar a inércia que paira na nossa sociedade.

«Sou português para os impostos, mas não para os plenos direitos»

Esta leitura revelou-se um autêntico murro no estômago, porque percorre inúmeros campos - desde a habitação ao ensino -, onde a injustiça é gritante. Portanto, sentindo o incómodo deste racismo estrutural, reforço a certeza do quanto continua a ser crucial abordar este assunto, até porque seria benéfico unir esforços para construir ferramentas de combate ao mesmo. Dividido em sete capítulos, não é um ensaio, nem elabora teorias. Acima de tudo, para além de partilhar informações pertinentes e desarmantes, alarga horizontes.

«Os efeitos do preconceito não se notam apenas nos processos 
de seleção, mas também em diversas interacções sociais»

Racismo no País dos Brancos Costumes é uma obra inquietante. Real. E extremamente necessária. Embora seja um pouco avessa a indicar livros de leitura obrigatória, creio que seríamos melhores cidadãos se abraçássemos este. Porque a mudança acontece quando reconhecemos o erro e o privilégio. E quando nos predispomos a lutar pelos direitos básicos do ser humano. Mas, para isso, temos de começar por dentro.

«Nasci portuguesa e ao longo da minha vida fui-me descobrindo negra»


Disponibilidade: Wook | Bertrand

Nota: O blogue é afiliado da Wook e da Bertrand. Ao adquirirem o[s] artigo[s] através dos links disponibilizados estão a contribuir para o seu crescimento literário - e não só. Muito obrigada pelo apoio ♥

Comentários

  1. Parece-me um livro muito interessante para despertar consciências. Vai já para a lista :)

    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
  2. Aqui está um livro que eu gostaria (muito) de ler.
    .
    Cumprimentos cordiais
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  3. Fiquei a conhecer mais uma escritora e um livro que me parece interessante.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que vai gostar, Francisco. É um livro com um tema crucial para a sociedade
      Obrigada e igualmente

      Eliminar
  4. Mais uma excelente sugestao para a minha lista de leituras. Muito obrigada pela partilha, minha querida <3

    ResponderEliminar
  5. Estou muito curiosa com este livro. Já está na minha lista de livros para ler há algum tempo.

    ResponderEliminar
  6. Que sim, me parece ser um livro bastante bom mesmo para conhecer, mas acho que ainda não tinha ouvido falar, mas tem mesmo uma história bem bonita
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar

Enviar um comentário