Os Aurora


«Aurora:
1.Parte do dia que precede o nascer do sol. = Alva, Alvorada, Antemanhã, Dilúculo, Madrugada.
2. Fenómeno luminoso nocturno.
3. [Figurado] Princípio da vida. = Infância, Juventude ≠ Ocaso, Velhice.
4. Período inicial. = Início, Começo ≠ Crepúsculo, Decadência, Declínio, Ocaso
5. [Linguagem poética] Oriente».



Aurora é, portanto, o nascer. O começar. A luz que rompe a escuridão. Nada melhor do que um nome assim para um grupo que tem tudo para brilhar!

Programas como o Fator x têm a capacidade de nos dar a conhecer pessoas de um talento incalculável. É preciso coragem e talvez uma dose de loucura para ficar horas numa fila que mais parece não ter fim. Para aguentar a ansiedade que se instala. Para controlar os nervos e aguardar que a opinião dos jurados seja positiva e tudo aquilo que esperavam ouvir. Não basta chegar. É preciso vencer. Muitos não o conseguem. Mas depois há os outros: os que carregam no peito o talento que nos faz ficar de coração nas mãos e boquiabertos. Fernando Pessoa escreveu que tinha em si todos os sonhos do mundo. Eu acho que eles também. E olhando para o percurso daqueles que dão vida aos Aurora não tenho dúvidas de que estes quatro jovens não têm só os sonhos, mas o mundo inteiro para descobrir. E conquistar. 

Há apostas arriscadas, por não se saber o que esperar delas. E depois há apostas que mesmo continuando a ser de risco são, igualmente, ganhas. Eu que nada entendo de música, mas que serei sempre uma eterna apaixonada por esta nobre arte, acho que a opção de juntar os quatro foi uma autêntica vitória. A prova disso foi a interpretação brilhante do tema «Homem do Leme», dos Xutos&Pontapés. Se há músicas sagradas (que as há) esta pertence a essa categoria. Modificá-las é correr contra a maré. Mas também é não ter receio de enfrentar o perigo. É arriscar. É querer marcar a diferença. E se há coisa que Os Aurora sempre fizeram foi isso mesmo: marcar a diferença.

Com um novo nome, mas com a mesma essência, este grupo foi conquistando o seu espaço e apoiantes. «Bring Us Tomorrow» parece agora tão longínquo como a primeira vez que se juntaram. Talvez não exista consenso em relação à mudança de nome, mas, para mim, não faria sentido outra escolha. Por tudo aquilo que a palavra significa. Por ser Português. Por ser original. E agora que vi tudo aquilo que fizeram no decorrer do programa acho que é mesmo a cara deles. E é único, como eles. Assumidamente defensores da valorização da nossa língua o nome tinha que corresponder a esse desejo. Surgem, assim, Os Aurora. E com eles vêm interpretações magníficas de grandes músicas portuguesas.  

Ainda que tenha deixado de acompanhar o programa fielmente, não deixei de acompanhar aqueles que, para mim, eram um dos claros candidatos à vitória. Pelo talento que é incomparável e inegável. Pela capacidade de interpretação. Por cantarem maioritariamente em Português. Por serem genuínos e originais. Foi com tristeza que vi o caminho deles chegar ao fim duas semanas antes da final. Por outro lado, foi um orgulho acompanhar o percurso até então. Quatro pessoas totalmente diferentes, mas que combinaram na perfeição. A evolução foi notória. Assim como a vontade de chegar sempre mais longe e fazer melhor. Acredito que quando há talento e as pessoas realmente querem são suficientemente inteligentes para saberem que não chega alcançar um determinado patamar, porque há sempre mais um degrau para subir. É por isso que se me perguntarem se estou preocupada com o futuro deles não hesitarei em responder que não. Porque eles querem. Porque o talento deles é fora de série. Porque querem vencer. E como a vontade é meio caminho para a vitória e a habilidade a metade que falta o futuro só poderá ser de sucesso.    

Facilmente deixei-me cativar pela ousadia destes jovens que chegaram com a clara ambição de não quererem jogar pelo seguro, mas ir mais além. É fascinante o amor com que se dedicavam a cada música. O empenho com que trabalhavam em cada arranjo. Por terem fugido da tentação que é cantar em Inglês, porque cantar na nossa língua expõe-nos, deixam-se perceber algumas característica que outro idioma ajudaria a ocultar. É arrojo. E para mim que estou deste lado, e que estive gala após gala, é um enorme motivo de orgulho. Sobretudo porque sempre souberam dar o seu cunho pessoal a cada uma das músicas, tornando-as deles. Serei incondicionalmente suspeita porque não houve uma versão que não gostasse, mas a da canção «Sete Mares» foi das mais bonitas que já ouvi. E ainda que continue a achar que mereciam estar na final saíram de cabeça erguida, porque aquilo que fizeram, não só naquela atuação, mas em todas, é impossível de se esquecer. E é mesmo razão para ficar de coração cheio.    

Espero continuar a ouvir falar d' Os Aurora. E muito. E bem. Porque quando há talento como aquele que eu vejo em cada um de vocês o destino não pode ser outro. «Amanhã. Espero sempre um amanhã. E acredito que será mais um prazer». E eu acredito que será tudo aquilo que sempre sonharam. Continuem iguais a vocês próprios. E juntos! Um dia talvez nos encontremos num coliseu cheio para vos ouvir. Ou quem sabe em voos mais altos. Será um orgulho quando esse dia chegar. São incrivelmente Gigantes! 


    



«É um grupo onde todos tocam, cantam e acredito que há espaço reservado para eles no nosso universo musical», Paulo Junqueiro.

Comentários

  1. Não acompanhei a 100% o programa mas quando calhava ouvir os Aurora cantar ficava sempre surpreendida. Eles têm um grande caminho pela frente deles. Espero que o saibam agarrar :)

    r: Eu vi a Shameless UK mas, para mim, a US é bem melhor! É uma série que consegue mexer comigo de tão real que parece. Quando chega ao fim do episódio parece-me simplesmente que acabei de ter uma longa conversa com alguém. E está a surpreender-me cada vez mais!!

    ResponderEliminar
  2. Oh, com imensa pena minha não acompanhei o programa da maneira que queria.. Mas gostei muito do 'pouco' de vi dos Aurora, tenho a certeza que chegarão longe, :p
    Beijinho grandeee

    ResponderEliminar
  3. É um grupo delicioso de ouvir. Espero que mesmo depois do programa e de não sairem vencedores que tenham um futuro promissor pela frente. Porque renovaram canções fantásticas portuguesas e são não só cantores mas compositores e músicos porque fazem arranjos das musicas, não se limitam a copiar.

    ResponderEliminar
  4. Adoro os Aurora!

    Sem dúvida os que mais me interessavam, ou mesmo os únicos que me interessavam no programa, precisamente por reinventarem sempre todas as canções, em vez de se limitarem a cantá-las como elas já foram cantadas 1000 vezes antes.
    E os únicos que cantaram (quase) sempre em Português, porque para ouvir canções em inglês, vejo os programas britânicos ou norte-americanos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eles souberam marcar a diferença, reinventar-se e superar-se a cada gala. Fiquei mesmo contente por vê-los tão decididos a cantar em Português e por o fazerem de forma tão brilhante. Tenho a certeza que terão imenso sucesso!
      Temos músicas tão bonitas, porque não apostar no que é nosso? Eles apostaram e para além do talento que é inegável cativaram muitas pessoas por causa dessa escolha

      Obrigada pelo comentário, sê sempre bem-vinda ao meu blog :)

      Eliminar
    2. Obrigada eu.

      Beijinhos e continua sempre com bom gosto e bons comentários :-)

      Eliminar
    3. Não tens que agradecer :)

      Oh, que simpatia. Obrigada, mesmo!

      Eliminar
  5. Eu também acredito.
    Não acompanhei o programa todo mas gostei do que vi :)
    Beijinho, Womens's Stuff

    ResponderEliminar
  6. Não acompanhei o programa. Mas gostei daquilo que escreveste sobre eles. Vou investigar mais :p Obrigada!

    ResponderEliminar
  7. Interesante grupo!!!
    Buen comienzo de semana, guapa!!! g+!!!

    Besos, desde España, Marcela♥

    ResponderEliminar
  8. sem dúvia o melhor grupo e melhor concorrente do programa...blog mt bom parabens
    sigam http://casco-de-rolha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Respostas
    1. Eles são mesmo geniais!

      Obrigada pelo comentário, sê sempre bem-vindo(a) ao meu blog :)

      Eliminar
  10. Adoro este tipo de programas pois mostram talento e acima de tudo conhecemos pessoas com talentos excepcionais.
    Eles tinha imensa presença e a vozes deles conjugavam - se muito bem ;)

    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Eu adorei a prestação deles na música "Sete Mares", foi simplesmente genial :)

    ResponderEliminar
  12. Adorei todas as músicas que eles cantaram :)

    ResponderEliminar
  13. São mesmo, são perfeitas as versões :)
    Obrigada, espero que sim *

    ResponderEliminar
  14. Vou adorar hehehe :p andar a exibir o 'meu' cromo :DD
    Beijinho linda

    ResponderEliminar
  15. Aii, eu sinceramente não gostava muito deles ._. mas até cantavam bem :)

    aii que sorte :( 5€ é que era! Temos que arranjar um grupo pra lá, pra pagarmos só 5€ no museu :(
    12€ é mto caro, bahh :cc

    vais ver que corre tudo bem e que passas mesmo a tudo desta vez :b

    se é quem eu estou a pensar.. sei bem quem é essa amiga de coração há 10 anos! já me falas-te dela :)

    beijinhooo ♥♥

    ResponderEliminar
  16. Eu estou passo a vida a ouvir as versões dele, e para mim o mais fofo é o Eduardo +.+
    Tenho sim :)

    ResponderEliminar
  17. É mesmo fofo *
    E a faculdade como está a correr ?

    ResponderEliminar
  18. r: óhh! eu por acaso sou bastante fria!

    beijinho e obrigada querida ♥

    ResponderEliminar
  19. Eu nem gostava muito dos grupos :x

    Assim é fixe! é falar com pessoas à porta, antes de entrar e juntarem-se todos para pagar menos, ahahah xD quanto ao meu pai e à minha mãe, era como tu, um dispensa outro, não, queria ir :b

    vais ver que corre bem! por mais que se estude, já se sabe que há coisas que não correm como queremos :\ mas pensamento positivo :D

    ahahah, xDD não me lembrei disso! de a ir procurar :b

    eu estou a retribuir comentários ainda xb tinha quase 100 :| é no que dá não vir aqui :( tenho que tratar de me pôr atenta às novidades que cá tenho primeiro vossas, para então ver o que irei fazer :b

    beijinho e obrigada linda ♥

    ResponderEliminar
  20. eu não acompanhei.. mas fiquei curiosa ao ler este teu post :D

    ResponderEliminar
  21. Eu também sou coração mole xD mas só sou coração mole depois das pessoas deixarem de fazer com que seja fria :) primeiro sou bicho duroo!

    O meu pai também ia de certeza :b a minha mãe é tal e qual à tua!
    Isso também para ir com grupos deve ser coisas organizadas para não dar erro --'

    Exatamente :)) há de vir as notas :b

    O pior de deixar de comentar é esse mesmo :s ter muitos comentários acumulados :\ depois é terrível de retribuir, já estou aqui há 4 horas :x mas já estou mesmo a acabar :))
    obrigada querida *-*

    upsss. acabas-te de dizer para não agradecer, mas agradeci antes de tu dizeres para não agradecer xp
    beijinhoo ♥♥

    ResponderEliminar
  22. Sinceramente nunca vi o programa...para além de escaços segundos durante os quais passei pela frente da televisão enquanto estava a dar. Mas pelos videos têm uma voz harmoniosa que pode resultar bastante bem para eles. Infelizmente estes programas são bons pelas audiencias mas depois deixam as descobertas de vozes cair em esquecimento. O nosso pais nisto é um bom começo mas não tem meios para os manter...é pena...

    ResponderEliminar
  23. Nunca fui uma acompanhante assídua do fator X mas lembro-me de ouvir os Aurora a cantar umas duas vezes e realmente têm imenso talento. As vozes entre eles combinam na perfeição e sabem como aproveitar o melhor de cada um, de forma a transmitir a melhor interpretação da música. Acho estes programas realmente uma mais valia para estes jovens talento começarem a triunfar. Não sei mas acho-me capaz de cometer essa tal "loucura" de esperar horas e horas entre filas intermináveis para correr atrás de um sonho meu. A verdade é que nem sempre as críticas são as melhores de se ouvir. Mas como se diz "tentar não custa".
    R: Correu tudo bem no teste e no trabalho querida. E quanto à gripe, estou mesmo quase a ficar boa. Beijinhos enormes. ♥

    ResponderEliminar
  24. Acho que este grupo tem o potencial para ser uma das melhores coisas que alguma vez aconteceu à música portuguesa.

    E eles ainda por cima são lindos. Ufa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, também acho que têm imenso potencial. E têm mesmo tudo para chegar longe :)
      Verdade ahahah

      Obrigada pelo comentário, sê sempre bem-vinda ao me blog!
      Beijinhos*

      Eliminar
  25. Eu só vi o factor x no início, por isso perdi tudo e não os conheço, mas sei que ganhou o Berg... ele já era profissional da música ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, já era.

      Aliás, no iTunes onde está o single dele de vencedor do programa, aparece como "outros trabalhos" um álbum homónimo de 1999 e um 2.º álbum chamado "Mundo" de 2008.

      Eliminar
    2. Obrigada por ambos os comentários, Sofia :) sê sempre bem-vinda ao meu blog

      Beijinhos*

      Eliminar
  26. Não acompanhei o Fator X e por isso desconhecia este grupo. Gostei.... :)

    ResponderEliminar
  27. Bota ridicúlo nisso :x veremos se o segundo semestre corre melhor.
    Desconhecia este grupo :)

    ResponderEliminar
  28. Também não acompanhei, mas parecem muito talentosos!!

    ResponderEliminar
  29. Esse foi um dos maiores erros dele: dar-me por garantida. Habituei-o à minha presença constante, à minha dedicação total e não devia. Agora que não há mais espaço para ele, para isso, mostra-se importado.

    ResponderEliminar
  30. Penso que o paulo ventura chegou a dizer que ia trabalhar com eles, senão estou em erro.

    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, os Aurora já estão a gravar um álbum e o 1.º single deverá sair em breve.

      Eliminar
  31. Já estive a ouvir :p E, apesar de não ser um estilo de música que prefira, gostei muito de os ouvir! :D

    ResponderEliminar
  32. Estes rapazes chamaram-me a atenção assim que apareceram a primeira vez no programa. Mas isso também foi porque tavam quase todos de t-shirt, todos sexys, bíceps à vista, por aí fora :-)

    Mas aquele "Homem do Leme" foi realmente arrebatador. E muitas se seguiram. "Canção de Engate", "Não sou o único", "Cenário" e "Sete Mares" foram as que mais me marcaram, mas gostei de todas.

    E agora tenho ouvido quase todos os dias a playlist com as músicas deles: https://soundcloud.com/carinaeflor/sets/aurora

    PS: o 2.º vídeo no fim do texto não dá

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. «Mas isso também foi porque tavam quase todos de t-shirt, todos sexys, bíceps à vista, por aí fora» ahahahah :p não consegui não rir

      A «Homem do Leme» foi mesmo a confirmação de que o Paulo Ventura tomou a decisão mais acertada, porque eles realmente funcionam muito bem juntos. Para além de todo o talento que cada um deles tem, as vozes ficam bastante harmoniosas, há cumplicidade e têm todos os mesmo objetivo.
      Também gostei de todas as versões. Conseguiram fazer algo completamente diferente do original, respeitando sempre a música. As que coloquei aqui foram mesmo as que mais me marcaram, um bocadinho também porque, pessoalmente, são músicas que ouço regularmente e eles conseguiram fazer-me admirá-las ainda mais.

      Obrigada pela partilha :)

      Já reparei que removeram o vídeo :/ tenho que o substituir.

      Obrigada pelo comentário, sê sempre bem-vinda ao meu blog*

      Eliminar
    2. Essa playlist dá mesmo um jeitaço.

      E já reparei que como playlists relacionadas, que começam logo a tocar quando essa acaba, dá para ouvir um cover do João à «Yellow» dos Coldplay e uma cover do João e Eduardo à música "Don't worry child". E ainda um original do Eduardo, que está brutalíssimo!

      Eliminar
    3. Ah, são mesmo eles! já tinha ouvido porque começa a tocar logo depois do fim da playlist e gostei muito por isso deixei estar, mas nem tinha percebido que eram os meus alentejanos predilectos. Realmente agora reconheço as vozes, mas eles soam diferente em Inglês.

      Não posso deixar de dizer que achei graça à forma como o Eduardo pronuncia “time”, porque na Will & Grace era assim que a personagem Jack dizia que a Cher pronunciava a palavra, quando se encontrou com a própria e achava que era um “drag queen”. Isto: http://www.youtube.com/watch?v=fOzD3ouKIzA

      Olhem, que a carreira dele(s) seja(m) tão longa e frutuosa como a da Cher!

      As actuações dos Aurora são fabulosas, estes covers estão espectaculares, o tema do Edu é mesmo o máximo. Eles são mesmo top top!

      Eliminar
    4. Dá mesmo :)

      A versões do João e do Eduardo estão fantásticas. E a original do Eduardo está qualquer coisa de deixar qualquer um sem palavras. Quando a ouvi pela primeira vez, nos minutos iniciais, não estava a reconhecer a voz dele, precisamente porque fica mesmo diferente a cantar em inglês, mas depois tornou-se evidente que era ele.

      Concordo, as atuações dos Aurora são fabulosas. Eles são geniais, cheios de talento, com imensa cumplicidade. Têm tudo para chegar longe.

      Obrigada pelos vossos comentários, Vanessa Santos e Francisca. Sejam sempre bem-vindas ao meu blog*

      Eliminar
    5. Brigada <3

      A música original do Eduardo parece mesmo qualquer coisa que se podia perfeitamente ouvir num Top mundial. E ele giríssimo como é, facilmente faziam um video clip apelativo.

      Cantarem em Português foi sem dúvida uma mais-valia e é bom saber que no curto a médio prazo vai continuar a ser esse o caminho deles. Mas se depois do sucesso no nosso país (e eu estou confiante que vai acontecer) os Aurora tiverem a oportunidade de construir uma carreira internacional, é mais que merecido.

      Eliminar
    6. Não tens que agradecer, obrigada eu :)

      Está tão linda! E dá mesmo vontade de passar horas a ouvi-la.
      Fiquei mesmo feliz por ver quatro rapazes jovens tão decididos a cantar em Português, porque, infelizmente, a tendência neste tipo de programas é dar largas ao inglês. Mas eles souberam quebrar isso e arriscar. E gostei de saber que ia continuar nesse caminho mesmo depois do programa acabar. Conseguiram dar uma nova roupagem a músicas tão importantes e, na minha opinião, lindíssimas.
      Foram originais em todos os sentidos, e acho que por isso cativaram tantas pessoas. Têm mesmo um futuro promissor. Acredito que o trabalho seja cada vez maior da parte deles e que vão fazer de tudo para evoluir, só precisam mesmo que também apostem neles. Estou ansiosa por ouvir os originais, acho que nos vão surpreender ainda mais.

      Eliminar
    7. Actually, Eduardo's got another original song, which can be listened to at: http://www.talenthouse.com/eduardomonteiro/album/c1288aab60371497a9c7fa8d93690047/760a053b7ef9db39af0720a63a219c47_9

      We've recently done a post about this on our page:
      https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=1394230720852483&id=264039400440924&stream_ref=10

      Eliminar
    8. Muito obrigada por partilhares :D

      Beijinhos*

      Eliminar
  33. Respostas
    1. Como te compreendo :) são mesmo fantásticos!

      Obrigada pela visita, sê sempre bem-vinda(o) ao meu blog*

      Eliminar
  34. Ai os Aurora, adoro-os.

    E concordo quando se diz que eles não são uma boys band, pelo menos no sentido tradicional.

    Consigo pensar em 3 razões.

    As boysbands têm quase sempre 5 elementos, eles são 4.
    As boysbands cantam e dançam e na maioria dos casos fazem-no mal e porcamente. Eles cantam e tocam e fazem-no muito bem.
    Não sei bem porquê mas quase todas as boysbands que eu me lembro têm sempre pelo menos dois gajos feios. Os Aurora são 4 pãezinhos bem recheadinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eles não o são pela diferença com que se apresentam, por terem uma excelente capacidade interpretativa, por não se fazerem valer pelo aspeto fisico, mas pelo talento que é inegável. São um grupo fantástico, com margem para progredir, porque também são inteligentes o suficiente para quererem fazer mais e melhor. Têm tudo para chegar longe :)

      Obrigada por comentares, sê sempre bem-vinda ao meu blog :)
      Beijinhos*

      Eliminar
  35. Grande evolução ao nível da presença em palco.

    Outra coisa que evoluiu muito ao longo das actuações foram os gritinhos que as acompanham, cada vez mais e mais histéricos lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eles evoluíram bastante não só, no meu entender, na presença em palco, mas também no à vontade, na capacidade de interpretar os temas e a nível vocal. Acho que em todas as galas conseguiram surpreender, até porque durante a semana foram sempre trabalhando para que isso acontecesse. A evolução deles deve-se não só ao talento, mas ao trabalho que foram desenvolvendo e ao esforço de cada um :)

      Isso é natural. O grupo é incrivelmente fantástico, por isso é normal que no público se vibre mais, até porque eles conseguiram muito bem interagir com as pessoas durante as atuações

      Obrigada pelo comentário, sê sempre bem-vindo ao meu blog :)
      Beijinhos*

      Eliminar
  36. Excelente grupo.

    Há coisas que foram feitas para estar juntas e estão convencida que estes quatro rapazes são uma delas. É fabuloso ver como combinam tão bem tanto esteticamente como musicalmente. Um deleite para os olhos e acima de tudo para os ouvidos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida :)

      Paulo Ventura não podia ter feito uma melhor escolha. Eles funcionam muitíssimo bem juntos e têm tudo para chegar longe!

      Obrigada por comentares, sê sempre bem-vinda ao meu blog*

      Eliminar
  37. Já estou a morrer de saudades deles!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como disse no texto, deixei de acompanhar o programa, mas mudava sempre para ver as atuações deles, e os domingos já não são a mesma coisa.
      Estou desejosa que saia o primeiro single :)

      Obrigada por comentares, sê sempre bem-vinda ao meu blog*

      Eliminar
  38. Muito se fala sobre a aparência destes rapazes, mas a mim o que me conquistou foi mesmo a música. Eu tinha a tv ligada e nem sequer estava a prestar muita atenção ao programa, mas assim que os ouvi no bootcamp a cantar e tocar o Homem do Leme fiquei totalmente siderada.

    Só depois é que reparei que eles são todos giríssimos. Mas isso para mim é só um bónus, não é o mais importante.

    ResponderEliminar
  39. Muito se fala sobre a aparência destes rapazes, mas a mim o que me conquistou foi mesmo a música. Eu tinha a tv ligada e nem sequer estava a prestar muita atenção ao programa, mas assim que os ouvi no bootcamp a cantar e tocar o Homem do Leme fiquei totalmente siderada.

    Só depois é que reparei que eles são todos giríssimos. Mas isso para mim é só um bónus, não é o mais importante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. «Muito se fala sobre a aparência destes rapazes, mas a mim o que me conquistou foi mesmo a música», assino mil vezes por baixo! Aqui, a meu ver, não importa se são bonitos ou deixam de o ser, o talento não se define por isso. E acho que, por vezes, ao focar-se só o aspeto físico até parece que se está a dizer que eles não são mais do que isso, mais do que umas carinhas bonitas. O que não é o caso, porque o talento deles, como disse o Paulo Ventura no bootcamp, é fora de série.
      Aquilo que eles fizeram com a «Homem do Leme» foi mesmo extraordinário. Fiquei completamente sem palavras, até porque não se conhecendo e tendo pouquíssimo tempo para fazer algo em condições, digamos assim, aliaram-se de uma forma incrível e as vozes ficam mesmo harmoniosas. Funcionam muito bem juntos e ainda bem que o Paulo Ventura os decidiu juntar.
      É claro que uma coisa não impede a outra, posso achá-los incríveis e giros, mas é mesmo como tu dizes, isso é um bónus e não o mais importante. Depois é natural que se ouçam ou leiam comentários do género: «só passam porque as miúdas os acham giros».
      Têm tudo para chegar longe e isso deve-se ao trabalho que desenvolveram ao longo das galas e, obviamente, ao talento. Não se deve à aparência.

      Obrigada por comentares, sê sempre bem-vinda ao meu blog*

      Eliminar
    2. Eu desde que eles apareceram que os achei o máximo, fantásticos nos arranjos, nas vozes e nas harmonias e super lindos todos.

      Além de todo o talento individual e ainda mais colectivo, eles têm uma aparência bonita, saudável e cuidada e mostram todo um conjunto de qualidades pessoais e profissionais que me agradam muito e que podem dar um exemplo extremamente positivo a outros jovens.

      Eliminar
    3. É o talento, o trabalho e a cumplicidade deles que os torna ainda mais bonitos. Vê-se o gosto e alegria que eles têm naquilo que fazem e partilham e isso cativa. A embalagem é atractiva sem dúvida, mas há ali conteúdo e é isso que a torna especial.

      Aquela entrevista na Júlia valeu a pena pelas actuações e para ver o brilho nos olhos deles e todo o prazer com que tocam e cantam juntos.

      Eliminar
    4. Não podia estar mais de acordo, nota-se bem o quanto são felizes a fazerem o que fazem. E isso passa para quem está deste lado, por isso é que tantas pessoas se identificam com os Aurora. Porque eles sabem cativar, cantam de coração e preocupam-se em fazer sempre melhor.
      É mesmo um gosto e um orgulho ver onde chegaram :)

      Uma vez mais, obrigada pelos comentários*

      Eliminar
  40. Já há muito tempo que não gostava tanto de um grupo. Eles são mesmo especiais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São mesmo! Têm tanto carisma, tanta emoção a interpretar as músicas; sabem cativar e envolver quem os ouve.

      Combinam muito bem juntos. E tem sido fascinante ver a evolução deles, sobretudo porque não se conhecendo conseguiram aliar-se da melhor forma e construir uma cumplicidade que não é fácil e que nem todos conseguem. Desde o início se percebeu que estavam ali quatro jovens que depressa ultrapassariam a barreira profissional, digamos assim, e passariam a ser grandes amigos. Isso sente-se!
      Na minha opinião, são artistas completos, precisamente por isso, pelo talento que têm, pela presença, pela cumplicidade, pela imagem e pela originalidade. «podem dar um exemplo extremamente positivo a outros jovens», estou inteiramente de acordo contigo :)

      Sem dúvida, aquela playlist é uma ajuda preciosa *.*
      As versões que eles têm dessas músicas estão fantásticas e são mais uma prova do talento que têm. A música do Eduardo? Nem tenho palavras, está linda, linda!

      Muito obrigada pelos comentários. Sê sempre bem-vinda ao meu blog*

      Eliminar
  41. Respostas
    1. São extraordinariamente brilhantes! Têm tudo para chegarem longe :)

      Obrigada pelo comentário, sê sempre bem-vinda ao meu blog*

      Eliminar
  42. Primeira e muito provavelmente última vez que votei neste tipo de programas.

    Eles são fantásticos. O percurso deles foi excelente, ainda mais se se pensar que eles apareceram já muito tarde no programa e que a categoria dos grupos é sempre a mais complicada neste formato. Mas eles mereciam pelo menos chegar à final, pelo talento, pela criatividade, pela ousadia, pela valorização da música portuguesa e por serem o projecto mais comercializável que lá estava.

    Chocou-me sobretudo ver uma cantora que até tinha em boa conta preterir a boa música portuguesa sempre tão bem (re-)interpretada em prol de rap amador piegas de 5.ª categoria.

    Muito sucesso para os Aurora!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não posso dizer o mesmo, a não ser que em edições futuras (seja deste programa ou de outro do género) não houver alguém que me capte à atenção.

      Estou inteiramente de acordo, eles são mesmo fantásticos. Têm um talento gigantesco e conseguiram construir um percurso bastante original e sólido. Não é nada fácil conseguir o que eles conseguiram, ainda para mais quando não se conseguiam. Pois, infelizmente, e como mencionou o Paulo Ventura, os grupos ainda não têm história neste tipo de programas, porque é mais fácil para as pessoas relacionarem-se com quem concorre individualmente. E é pena que assim seja, porque aquilo que os Aurora fizeram é de deixar as pessoas orgulhosas. Também acho que deviam, pelo menos, ter chegado à final, não só pelo talento, mas por serem completamente diferentes daquilo que se tem visto até aqui. Arriscaram, superaram-se, reinventaram-se. E isso, para mim, é uma prova de inteligência e de uma enorme vontade em ser melhor. E foi isso que eles foram gala após gala: melhores! Tive mesmo pena de os ver sair a duas semanas do fim, achei totalmente injusto. Mas também acho que se continuarem a trabalhar como até aqui e lhes derem as oportunidades certas chegarão muito longe.

      Não tenho nada contra o D8, aliás, acho muito louvável o que fazia (eu não faria 1/10 mesmo que me dessem um ano para tal), mas sem dúvida que teria escolhido os Aurora.

      Obrigada por comentares, sê sempre bem-vinda ao meu blog*

      Eliminar
  43. Obrigada pelas boas-vindas.

    Pois, é isso mesmo, uma grande parte do público não está habituada aos grupos. E não é só no nosso país. Na 1.ª edição do X-Factor US por exemplo os grupos saíram todos uns a seguir aos outros, o grupo que chegou mais longe não foi além do 9.º lugar.

    Não deixa de ser impressionante que com todas estas condicionantes e tendo eles aparecido só na 2.ª fase do bootcamp, eles tenham rapidamente ultrapassado a popularidade de concorrentes que o público acompanhava desde os primeiros programas.

    Eu adoro talent-shows e tenho sempre os meus favoritos, mas nunca ao ponto de gastar dinheiro a votar num sistema que não compreendo bem nem confio completamente. Mas os Aurora conquistaram-me de tal forma que não pude deixar de votar neles a partir do momento em que eles ficaram nos menos votados na 6.ª gala. Nas duas últimas galas eu já sabia que eles iam ficar nos menos votados assim que vi que a 2.ª actuação deles ia ser logo a seguir ao intervalo gigante, porque muita gente muda de canal e acaba por não ver, o que é altamente injusto.

    Também não tenha nada contra o D8 propriamente dito, até me parece simpático. Mas ele é de facto fraquito dentro do género musical que representa.

    Mas bom, o que importa agora é o trajecto futuro dos Aurora. E vou estar cá para comprar a música deles e torcer pelo seu merecido sucesso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tens que agradecer :) volta sempre que quiseres!

      Honestamente, não entendo porquê. Acho que os grupos têm tanto potencial como qualquer outro concorrente que esteja a título individual. Embora também ache que o facto de terem sido juntados no decorrer do programa faça mossa.

      Sim, também acho isso. O percurso deles foi mesmo impressionante. Aquilo que fizeram com a «Homem do Leme» foi incrível. Foi mais uma prova do talento de cada um e da vontade que tinham em que aquele projeto resultasse. Se pensarmos bem, muita coisa podia ter corrido mal, a começar por não se conhecerem e por terem pouco tempo para preparar a música. Mas eles aliaram-se da melhor forma e deram a volta a todas as adversidades que podiam aparecer. É também por isso que acho que têm tudo para funcionar. E se agora já são bons, daqui para a frente ainda serão melhores.

      Acho que nunca tive nenhum programa destes em que não votasse no meu favorito. Claro que, mesmo assim, houve alguns em quem votei mais do que outros. Ainda que também ache que o sistema de voto possa sempre ser duvidoso.
      Todas as semanas dizia que tinha sido a melhor atuação deles, por isso serei sempre suspeita, mas pareceu-me irónico terem sido naquela que, para mim, foi a gala onde melhor se notou toda a evolução deles. Mas já estava à espera que a Sónia não os salvasse.
      Sim, também acho isso injusto.

      Isso depende sempre do gosto pessoal de cada um, mas acho que o D8 já devia ter saído. Nada contra ele, até porque acho que tem muito talento, mas houve alturas em que me pareceu que as pessoas votavam nele não por realmente gostarem do que fazia, mas por se terem identificado com a história dele.

      «o que importa agora é o trajecto futuro dos Aurora. E vou estar cá para comprar a música deles e torcer pelo seu merecido sucesso», junto-me a ti!

      Eliminar
    2. Têm toda a razão quando criticam o sistema de votação. Ele simplesmente não funciona, pelo menos em Portugal.

      O que eu vou dizer a seguir não é uma crítica a ninguém, nem ao talento de ninguém, que reconheço e aplaudo, apenas uma constatação da falibilidade do sistema de votação.

      Como é óbvio, a Mariana tinha os Açores a votar nela massivamente e o Berg já tinha um apoio enorme ainda antes de ter entrado, incluindo dentro da própria indústria musical.

      Mas o caso mais flagrante é o do José Freitas. O próprio fala na sua página oficial no Facebook de amigos que gastavam cada um por semana perto de 1.500 euros a votar nele. Por isso, a partir do momento em que uma única pessoa tem tanto poder de decisão como 2.000 outras, é evidente que o sistema não funciona.

      Talvez funcione melhor num país como os EUA, em que a audiência é muito maior e por isso os lobbies diluem-se mais na votaçao e além disso é grátis votar a partir da rede fixa. Mas as nossas televisões não vivem sem o 760, não é verdade?

      Outra coisa que estranhei na nossa versão foi o júri ter poder de decisão até tão tarde. Na maior das versões, quando se entra no Top 5 fica tudo nas mãos do público.

      Eliminar
    3. Desde a primeira gala que disse que seria o Berg a ganhar. Acho que foi merecido pelo talento gigante que tem, é mesmo um monstro de palco e é uma maravilha ouvi-lo. Por outro lado, acho que devia dar a oportunidade de serem outros a ganhar, porque, ainda que ache que está mesmo na hora de ele ser a atração principal e não o apoio, já está inserido no meio. Outros concorrentes não têm essa oportunidade e alguns deles talvez, infelizmente, não venham a ter. A culpa não é dele, até porque a partir do momento em que é livre de concorrer tem todo o direito a chegar o mais longe que conseguir.
      Acho que já tinha lido esse caso do José Freitas em algum lado e fiquei de queixo caído com isso. 1.500 euros semanais dá para muitos votos, não é algo com que se brinque e é mesmo um caso para nos deixar a pensar.
      É por coisas assim que eu acho que o júri é que devia ter o poder de decisão, assim evitava-se que a votação fosse falível. Se calhar era um erro isso acontecer, e contra mim falo porque gosto de votar nos meus favoritos e se me visse privada disso talvez não gostasse, sobretudo porque a nossa opinião é sempre diferente, mas ia compreender. Até porque o júri (principalmente este que sabia sobre o que falava) está muito mais qualificado para avaliar as atuações. Muitas vezes o público vota não pelo talento, mas pela história do concorrente, por achar bonito e tantas outras razões.

      Obrigada por comentares, sê sempre bem-vinda ao meu blog*

      Eliminar
  44. Como admiradora deste grupo maravilhoso, convido-a a conhecer a minha playlist "Aurora":

    https://www.youtube.com/playlist?list=PLckbMG38TxMVBELBeaoNCKIPpzkcizMWJ

    Espero que goste.

    Muito obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pela partilha :) gostei muito da playlist

      Sê sempre bem-vinda ao meu blog, beijinhos*

      Eliminar
  45. No outro dia, estava a ler sobre a Eurovisão e lembrei-me deles, acho que podiam fazer um brilharete. As meninas por essa Europa fora iam-se passar certamente e mesmo os mais velhos eram bem capazes de engraçar com esta banda, em que parecem quatro bonequinhos, mas cantam e tocam super bem.


    Só não sei é se seria o melhor para a carreira deles a médio/longo prazo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São um grupo que sabe, pelo talento que tem e originalidade, cativar todas as faixas etárias. Até porque como cantam em Português conseguem chegar a mais pessoas e isso é fantástico. E depois é difícil ficar indiferente às vozes que se conjugam muito bem. Têm tudo para chegar longe, muito honestamente.
      Não sei se seria o melhor uma vez que ainda estão a começar, mas se eles achassem que era uma mais valia tenho a certeza que iam fazer algo espetacular. Depende dos objetivos que querem abraçar neste momento :)

      Muito obrigada por comentares, sê sempre bem-vinda ao meu blog*

      Eliminar
  46. Boa tarde.

    Eu já tive oportunidade de os conhecer ao vivo e quem diz que eles são bonitos não tem noção, eles são ainda muito mais lindos do que na TV. O David é se calhar o que se nota mais diferença. São mesmo giros ao vivo. Qualquer deles individualmente fazia facilmente carreira como modelo fotográfico, mas os 4 juntos lado a lado é mesmo assim qualquer coisa.

    Mas não é só o físico, eles são mesmo pessoas espectaculares. Só os conheci muito brevemente, mas foram tão simpáticos, genuínos, acessíveis e disponíveis, além de bem dispostos e sorridentes e também bem articulados a falar .

    Parabéns aos pais que acertaram em tudo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      São quatro rapazes cheios de estilo e muito giros, é verdade :)
      Nunca os conheci pessoalmente, mas pela forma como tratam as fãs nas redes sociais dá para perceber que são extremamente simpáticos, humildes e acessíveis. Isso é muito bom e é mais um ponto a favor deles. Além do talento que é inegável, também é preciso manter os pés assentes na terra e não deixar que o ego fale mais alto, eles sempre souberam fazer isso, por isso é que também ao longo das galas foram cativando mais pessoas.
      Têm um futuro promissor, e acredito que farão tudo para evoluir cada vez mais!

      Obrigada por comentares, sê sempre bem-vinda ao meu blog*

      Eliminar
  47. É verdade, há uma cumplicidade, união e verdadeira simbiose entre os quatro Aurora que é raro encontrar num grupo. Cada um individualmente é certamente muito bom mas o quarteto é simplesmente soberbo, “larger than life” mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eles conseguiram isso em tão pouco tempo, o que é fantástico. É bom sentir essa união e essa cumplicidade, que tem tem tendência a aumentar, como já o mostraram várias vezes.
      Concordo! Eles são muito bons individualmente, mas acho que ganham muito mais estando os quatro, porque conseguem fazer coisas extraordinárias. Além de que por ser um desafio maior também os põe à prova e os faz trabalhar ainda mais.
      Evoluíram tanto, estou ansiosa por ouvir os originais

      Obrigada por comentares, sê sempre bem-vinda ao meu blog*

      Eliminar
  48. Hi there!

    We've recently mentioned (and linked to) this blog entry on my Aurora fan page.

    I don't know if you were aware of the page. We intend to be an international fan club for the boys.

    In case you didn't know of us yet, I'd like to invite you to visit the page and of course comment/like/make suggestions/give criticism/etc.

    https://www.facebook.com/pages/Aurora-International-Fan-Club/264039400440924

    We could definitely use some feedback and input from visitors, as well as promotion of the page among fans. It can get a tad frustrating at times not knowing whether anyone is actually seeing what you're doing.

    I apologise for the post being in English, but I really don't feel comfortable writing in Portuguese yet.

    Muito obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)

      Muito obrigada por terem partilhado esta publicação na vossa página. Espero que tenham o maior sucesso, de coração. Sempre que puder passo por lá

      Obrigada por comentares, sê sempre bem-vinda ao meu blog*

      Eliminar
  49. Boa tarde. Gostava de te pedir um grande favor relativamente aos Aurora.

    Não sei se estavas ao corrente, mas existia um Meo Kanal de fãs sobre eles, que tinha sobretudo vídeos dos Aurora no Factor X e algumas entrevistas. Era o Meo Kanal n.º 316049 http://mag.sapo.pt/tv/atualidade-tv/artigos/aurora-do-factor-x-para-o-meo-kanal?r=tv.sapo.pt

    A última vez que vi este Kanal já tinha quase 140 fãs. Infelizmente, parece que encontra-se agora encerrado ou privado.

    Por isso, criei ontem um novo Meo Kanal dos Aurora, que tem já mais de 11h de conteúdo vídeo, entre actuações no Factor X, vídeos de concertos, entrevistas, etc. É o Meo Kanal 920424 http://kanal.pt/#!920424

    Gostava muito se me pudesses ajudar a divulgar este Kanal entre os fãs. Se tivesse um sucesso idêntico ao outro era óptimo, para poder ajudar a apoiar e promover o trabalho dos rapazes. Fico também aberta a sugestões de conteúdos para o Kanal.

    Obrigada,
    Laura

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Lamento que o canal tenha sido encerrado. Já partilhei o novo no meu twitter e na página do blogue.

      Boa sorte e muito sucesso*

      Eliminar
    2. Agradeço muito a tua ajuda.
      O canal anterior não era meu, agora pede pin, não sei o que se passou. Mas espero que as pessoas com Meo que gostam dos Aurora sigam e gostem do meu canal.

      Eliminar
    3. Ora essa, não tens que agradecer :)
      Não sou Meo, por isso não o poderei fazer, mas espero que quem seja siga mesmo*

      Eliminar

Enviar um comentário