À boleia do mundo


«É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu já, ver na Primavera o que se vira no Verão, ver de dia o que se viu de noite, com Sol onde primeiramente a chuva caía, ver a seara verde, o fruto maduro, a pedra que mudou de lugar, a sombra que aqui não estava», José Saramago


À boleia do mundo nasce, precisamente, pelo meu enorme fascínio em descobrir sítios novos. Se puder aliar isso à escrita e partilhar com as pessoas será ainda melhor. Preencher-me-à por completo, uma vez que reúno num só momento três paixões: escrever, fotografar e viajar. 

Sou apaixonada por Portugal e tenho a sorte de conseguir dizer que já fui de Norte a Sul, simplesmente não tenho muitas recordações, até porque na altura, e isso custa-me agora, não compreendia o quanto era bom gravar no coração cada pedaço de chão que pisei. Ficam sempre histórias, tenho imagens muito presentes de alguns lugares, talvez por isso os queira revisitar. Redescobrir. Esta nova rubrica talvez seja a desculpa perfeita para o fazer e para recuperar um pouco desse tempo passado, porém com a certeza de que nada é igual. 

Adoro ser turista dentro do meu país. Reparar em cada pormenor como se nunca o tivesse visto antes. Contemplar a beleza natural. Perder-me de encantos e sentir-me em casa. Mas também gosto de alargar fronteiras e estender os meus passos para território espanhol. Confesso, foi o mais longe que fui. E nas férias em família - como adoro viajar com os meus pais - vamos lá todos os dias. É fantástico absorver uma cultura que, não sendo a minha, me soa cada vez mais familiar. 

Esta rubrica será, portanto, uma espécie de diário onde partilharei as minhas viagens/passeios. Onde falarei do que visitei, o que vi, o que senti, as lembranças que inevitavelmente recordo, a gastronomia que tiver a oportunidade de experimentar. Não quero, no entanto, que isto pareça uma aula de história. Não pretendo dar-vos esses factos sobre os lugares (a não ser que ache realmente necessário e relevante), mas sim mostrar-vos a minha visão das coisas - que pode não ser o mais fiel, bem sei, por força da minha grande paixão. Vou mostrar-vos por onde ando, o que conheço, onde me perco e o que me aquece a alma. Será um guia turístico, registado por horas, mas bastante amador, através da forma como olho o mundo.

No passado domingo pude, finalmente, começar a dar forma a esta rubrica, por isso brevemente começarei a partilha-la convosco. Vou tentar, ainda que não o garanta, fazer alguns vídeos, uma vez que há determinadas alturas em que as fotografias e as palavras não são suficientes para descrever com exatidão os caminhos percorridos. 

Estou entusiasmada. Tenho dois cadernos pretos para preencher (e espero que este número aumente). Vamos começar a viagem?

Comentários

  1. Vamos :) Estou super ansiosa por ver novos locais através dos teus olhos!

    ResponderEliminar
  2. Como geografa que sou, viajar é o melhor que posso fazer´na vida! Adoro e estou muito entusiasmada com esta tua rubrica! :)
    Boa sorteee ♥

    Morning Dreams | Participa no GIVEAWAY

    ResponderEliminar
  3. Mas guria, como eu não conhecia seu blog antes? Que encanto seu espaço! amei, tudo muito lindo!
    E sim, estou ansiosa pra continuar contigo essa aventura, bora preencher esses cadernos pretos hahaha

    beijo linda!

    ResponderEliminar
  4. Acho super interessante e fazes super bem em ir com esta ideia para a frente. Eu gostava tanto de viajar mais

    ResponderEliminar
  5. Acho super interessante e acho bem ires com esta ideia para a frente, gostava tanto de viajar mais!

    ResponderEliminar
  6. Portugal deve ser lindo mesmo, igual toda a Europa!
    Eu infelizmente não posso dizer o mesmo do meu pais (apesar de São Paulo, ser um paraíso sem igual, para quem gosta de coisa de cidade) - ainda assim tem lmuitos lugares lindos, venha pra cá se tiver a chance, só saiba escolher o lugar.

    ResponderEliminar
  7. vamos! :) em criança viajei muito muito muito com a minha mãe e irmão por Portugal e, ainda que não me recorde de todos os lugares, tenho memórias muito boas deste nosso país. Atualmente dedico-me a outros voos, literalmente, uma vez que quero conhecer tanto deste mundo quanto me for possível :D

    ResponderEliminar
  8. Viajar é tudo de bom amei o texto
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

    ResponderEliminar
  9. Sou como tu adoro ser viajante e adoro conhecer cada recanto do mundo ou mesmo do nosso país :)
    Quero imenso depois ver os teus textos boa sorte como a tua iniciativa de certeza que vai correr bem.
    beijinhos
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Tenho a certeza que vou adorar esta rubrica porque também já corri portugal praticamente todo, felizmente, sempre guardei boas memórias e captei bem todos os momentos!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário