CLUBE LEITURAS DESCOMPLICADAS
COLÔMBIA: O GENERAL NO SEU LABIRINTO

Fotografia da minha autoria



«Vamos viajar à volta do mundo?»

Avisos de Conteúdo: Doença, Morte


A mochila foi rapidamente preparada para embarcar na segunda viagem do Clube Leituras Descomplicadas. Desta vez, o destino era a Colômbia, através da voz de Gabriel García Márquez. Uma vez que já tinha lido a obra em questão - Cem Anos de Solidão -, aventurei-me noutro título que figurava na minha lista de desejos.


O CARÁTER HISTÓRICO

O General No Seu Labirinto acompanha os últimos meses de Simón Bolívar, «aclamado pelo povo como Libertador», que foi um político e militar da Venezuela, com uma vontade imensa de «transfigurar o destino da América». Neste relato de caráter histórico, ficamos a conhecer a sua última viagem: pelo Rio Magdalena.

«- Em suma - concluiu o general -, tudo o que fizemos 
com as mãos estão outros a desbaratar com os pés»

Foi o terceiro livro que li do autor e voltei a corroborar um pensamento: a sua escrita transporta-nos sempre para os cenários e as ações que descreve. Neste caso, seria impossível, até porque remonta a um tempo em que ainda não era nascida, mas senti-me parte dos acontecimentos; senti-me a caminhar ao lado do protagonista, a acalentar as suas decisões e a partilhar as suas dores. E sofri com o horror da sua decadência.


A PERSPETIVA HUMANA

O retrato desta viagem é, sem qualquer dúvida, intrigante e comovente, até porque a sua base histórica é abordada com uma perspetiva bastante humana. Assim, estabelecendo um contraste entre o passado de glória e o presente marcado pela doença, deambulamos pelas memórias e por todos os dilemas que o inquietam; e conhecemo-lo num registo mais vulnerável, nostálgico e solitário, desconstruindo a sua imagem heróica.

«- As vidas não acabam só com a morte - disse o general. - 
Há outras formas, inclusive algumas mais dignas»

O General No Seu Labirinto mostra-nos a mestria de García Márquez a interligar a tragédia e o maravilhoso. Embora estejamos conscientes do desfecho, cresce em nós o desejo de ver o destino a mudar a sua rota.


Disponibilidade: Wook | Bertrand

Nota: O blogue é afiliado da Wook e da Bertrand. Ao adquirirem o[s] artigo[s] através dos links disponibilizados estão a contribuir para o seu crescimento literário - e não só. Muito obrigada pelo apoio ♥

Comentários

  1. Nunca li nada do autor. Mas já vi o filme Amor em tempos de Cólera e adorei.

    Vou levar esta sugestão :)

    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não me aventurei nessa obra, mas tenho imensa curiosidade

      Eliminar
  2. Quero muito ler as obras de GGM <3 Muito obrigada por mais uma excelente partilha, minha querida <3

    ResponderEliminar
  3. Parace-me ser bastante interessante essa desconstrução do herói!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, vale muito a pena também por isso, porque não romantiza a sua essência

      Eliminar
  4. Acho que vou dar essa sugestão a pessoa cá de casa que adora ler, parece ser bastante bom mesmo
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar
  5. Desconhecia por completo. Obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
  6. Nem se espera menos do que isto vindo do Gabo, não é? Do que já li dele, este está no topo dos favoritos - é uma escrita tão bonita e parece realmente que ele acompanhou a viagem de Bolivar.


    A Sofia World

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda quero explorar mais obras do Gabo, porque, de facto, é maravilhoso! Sim, sem dúvida *-*

      Eliminar

Enviar um comentário