ENTRELINHAS ◾ LIVRO REDONDO

Fotografia da minha autoria



«Este livro contém o pulmão indiviso»


Diego de Torres Villarroel, distinto Catedrático de Matemática, numa viagem que antecedeu a defesa perante o Claustro da Universidade de Salamanca, adquiriu um «conjunto de globos de grandes dimensões, terrestres e celestes» para enriquecer a biblioteca da Universidade. Embora criticado, chamou-os de «libros redondos», de modo a que não se estranhasse a presença dos mesmos na imensa coleção de obras literárias. E foi nesta designação - e na perceção de repetição do movimento - que Catarina Nunes de Almeida se inspirou.


O CÍRCULO, O CICLO, O [IN]COMPLETO

Livro Redondo é uma travessia poética, composta por cinco partes e cujas divisões nos parecem mostrar fases específicas da nossa jornada, nesse desenrolar em círculo, mas sempre incompleto, respeitando os ciclos que amadurecem, porque a forma como observamos - e vivemos - as situações vai sofrendo metamorfoses.

«Sim, quando um homem dorme ele invade uma escrita»

Nos versos que constituem esta obra, há dúvidas, desejos, quimeras e sedução. Há asas, pés descalços, cegueira e [in]sensatez. E há, inclusive, uma certa religiosidade e um romper de fronteiras humanas.


UMA ALEGORIA

Livro Redondo percorre crenças, filosofias de vida, avanços científicos e mitos. Colocando o Homem no centro de cada poema, estabelece uma alegoria com a criação do mundo, interligando o profano e o sagrado.

«pudesse eu chegar a mim o meu coração»

A escrita, ora simples, ora camuflada em várias camadas, aproxima-nos da complexidade da nossa existência.

Comentários

  1. Não conhecia e fiquei mesmo curiosa para ler. Vou levar a sugestão.

    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi mais um livro que descobri graças à iniciativa "Livraria às Cegas", da Reli, e gostei deste primeiro contacto com a obra da autora

      Eliminar
  2. Não conhecia a autora, mas é interessante ter-se inspirado na Biblioteca da Universidade de Salamanca, que já tive o prazer de visitar.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca visitei a Biblioteca por dentro, mas deve ser encantadora!
      Obrigada e igualmente, Francisco

      Eliminar
  3. Gosto de livros que nos fazem pensar :) Muito obrigada pela partilha desta sugestao *.*

    ResponderEliminar
  4. Vou levar a sugestão e dar a quem adora ler cá em casa, mas não conhecia
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar
  5. Acho interessante os livros que lês, são muito diferentes do que costumo ler, eu apaixono-me primeiro pela capa. Eu sei que não devemos julgar um livro pela capa, mas...

    ResponderEliminar
  6. Mais uma sugestão que não conhecia. Obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário