MOLESKINE 2022
O MELHOR DE FEVEREIRO

Fotografia da minha autoria



«A vida é feita de momentos colecionáveis»


Fevereiro trouxe-me momentos serenos, de descoberta e de aconchego, mas parece de um extremo egoísmo mencioná-los, quando reflito sobre tudo o que tem acontecido nos últimos dias. Porque é gritante a desumanidade. Porque são demasiadas as vidas perdidas às mãos de gananciosos. Porque é sufocante a quantidade de famílias desfeitas e futuros destruídos. Mantenho-me em silêncio, com os pensamentos a ecoarem a angustia e as lágrimas que nada resolvem, mas que não ficam indiferentes aos testemunhos de dor, de medo e de desnorte, pois creio que nenhuma palavra apazigua este terror. Para onde caminhamos? Embora seja maior o sentimento de impotência, resta-me ter noção do privilégio que é abraçar estes pedaços de paz, procurando, da forma que me é possível, proporcioná-la a quem, inocentemente, perdeu a sua.



⚓ MOMENTOS
---------------------------

Aniversários
O segundo mês do ano conta com dois aniversários especiais: o do meu pai e o do T. Para celebrar mais um ano de vida do meu Super Herói predileto, visitamos Dornes e regressamos a Tomar, aumentando o álbum de memórias felizes. Quanto aos anos do T., como ainda não foi possível matarmos as saudades fisicamente, reencontramo-nos numa vídeochamada de Miguxos, que encurtou distâncias e estreitou os nossos laços.

       

Terceira Dose da Vacina
Confesso que não estava à espera que o agendamento para a minha faixa etária fosse tão cedo, mas conforta-me saber que, agora, estou um pouco mais protegida. Tirando um pouco de febre, foi tudo bastante tranquilo.

Este espaço, localizado na Rua Silva Magalhães, no centro histórico de Tomar, nasceu de um sonho antigo e transversal a duas pessoas. E o que o distingue é a união das duas paixões de ambas: livros e comida. A visita a este café-livraria não estava planeada, mas quis o destino que parasse em Tomar, no passado dia 5. Por isso, seria bastante insensato da minha parte não aproveitar para o conhecer. E fiquei fascinada! Embora não tenha conseguido usufruir da parte do café - porque foi uma paragem rápida -, viajei pela lista dos livros disponíveis e, claro, não voltei para casa sozinha: comigo vieram, então, O Chão dos Pardais, de Dulce Maria Cardoso, e Casos do Beco das Sardinheiras, de Mário de Carvalho [e a preços muito mais simpáticos].




📚 LEITURAS
---------------------------

Com Os Copos, Miguel Esteves Cardoso

O General No Seu Labirinto, Gabriel García Márquez


Outras Leituras do Mês
Apenas Miúdos [Patti Smith], Isto Acaba Aqui [Colleen Hoover], 
Rio das Flores [Miguel Sousa Tavares] e Livro do Desassossego [Fernando Pessoa]



📺 FILMES & SÉRIES
---------------------------

Sem novidades neste segmento, aproveitei para rever: 
🎬 Mestres da Ilusão 2; 
🎬 A Rapariga Apanhada na Teia de Aranha; 
🎬 Orgulho & Preconceito.



✏ PUBLICAÇÕES
---------------------------

Recentemente, assisti à adaptação cinematográfica inspirada nesta obra - O Sítio das Coisas Selvagens - e, tal como o livro, permite-nos refletir acerca de mensagens, de aprendizagens, que moldam o nosso caráter.

A memória mais antiga que eu guardo, nesta esfera de escrita, sou eu na marquise, com um caderno de capa preta aberto e folhas pautadas, a espreitar pela janela à procura de inspiração para criar versos e rimas. E, como se as palavras fossem uma autêntica extensão da minha identidade, começou cedo a minha história.

Um dos motivos que me fascina em Adele não é o alcance vocal. Ou, melhor, não é apenas esse fator. O que me desarma é a intensidade com que o faz, como se levasse o mundo inteiro no peito. Portanto, torna-se uma experiência visceral escutá-la, lendo-nos a alma. E aquilo que eu pretendo, enquanto eterna amante desta arte, é ter artistas de referência que interpretem todas as minhas dores, por mais que os nossos percursos divirjam.

O antigo hospital termal, no Parque D. Carlos I, nas Caldas da Rainha, foi um dos palcos da nova aposta televisiva da RTP - cujo último episódio foi exibido no passado dia 16. No entanto, os holofotes direcionam-nos para uma das zonas do jardim público, mais concretamente, perto do lago, porque apareceu o corpo de um jovem assassinado. Terá sido um caso isolado? Com que motivações? É isso que procuraremos descobrir.




🍴 À MESA
---------------------------

Regressei ao restaurante O Siciliano. E que bem que me soube o pão com alho e a pizza Rowenta.

       

Como não poderia deixar de ser, não faltou a francesinha do Bibó Porto [por duas vezes].

       

Ainda houve tempo para um bolo de laranja com cobertura de chocolate.




📌 ENTRE LINHAS
---------------------------

Kit Blume Journaling
A escrita é terapêutica. Por essa razão, adquiri o baralho criado pela Catarina Alves de Sousa - o Kit Blume Journaling -, cujo principal objetivo é, durante 31 dias, potenciar a nossa auto-estima e o nosso bem-estar através de momentos para escrever. Tinha pensado iniciá-lo no primeiro dia de março, mas não resisti e já comecei a viagem. Está a ser mesmo interessante, porque permite-me refletir e dedicar-me a algo que adoro.


#twitterchatpt
A Joana Rita Sousa é fundadora e moderadora do #twitterchatpt. Embora não acompanhe esta dinâmica com a maior regularidade, acho-a mesmo interessante e pertinente, até porque promove aprendizagens e conversas esclarecedoras. Na 65ª edição, convidou a Magda Cruz, do podcast Ponto Final, Parágrafo, para falar sobre livros e, claro, podcasts. Não consegui participar, mas li, posteriormente, todas as partilhas enriquecedoras.



📌 JUKEBOX
---------------------------

A Surpresa: Asfalto [João Couto, Emmy Curl & José Sequeira]
Melhor Duo: Senhora de Si [Ivo Lucas & Carolina Deslandes]
A Diferentona: Jardim [Russo]
As Favoritas: Ondas [Firgun] e 
Mundo ao Contrário [Mimicat & Filipe Gonçalves]
Artista Revelação: Mariana Dalot


Álbuns: Phalasolo [New Max], Vai e Vem I [Vai e Vem], Bandua 
[Bandua, Tempura The Purple Boy & Edgar Valente], Sem Olhar ao Tempo [Manuel Maio], 
Heartbreak Mixtapes [y.azz], Agora [Teresinha Landeiro], Amor em Água Ardente [Galo Cant'Às Duas]



🎥 VÍDEOS & PODCASTS
---------------------------








✨ GRATIDÃO
---------------------------

«Sem empático é comparecer
É sofrer por ver alguém sofrer
É a ferida no corpo dum outro
Que insiste em doer»

Consciente do caos que se abateu na Ucrânia, só posso estar grata por estar em segurança, por ter um teto e comida na mesa, por poder abraçar e ser abraçada pelos meus. Quem me dera que todos os inocentes que estão a sofrer neste momento estivessem no mesmo patamar de conforto. Que lhes seja devolvida a paz.


Como foi o vosso mês?

Comentários

  1. O meu Fevereiro também foi marcado pela 3ª dose. Passei bem, apesar de um pouco dorida do lado direito do corpo. Foi um mês marcado pela conclusão das revisões do novo manuscrito e pelo regresso ao meu Ao Teu Lado. Devemos sempre regressar onde fomos felizes.

    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
  2. Que mes tao bonito e cheio *.* Essas refeicoes e esse bolo deixam-me a suspirar e com agua na boca :D
    Por aqui Fevereiro foi um sopro doce e feliz mesmo com o pequenote tendo apanhado uma infecao viral mas que resolvemos com muitos miminhos bons <3
    Venham o meu mês e a seguir o teu, cheios de momentos magicos e especiais *.*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que também já comia um exemplar de cada 😍
      Como é que está o pequenito?
      Que venham um março mais esperançoso

      Eliminar
  3. Está a ser um dos piores meses da minha vida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lamento ler isso, Isa! Se puder ajudar de alguma forma, estou à distância de uma mensagem

      Eliminar
  4. De facto, por muito que fevereiro por cá também tenha sido bonito e sereno, é impossível não nos deixarmos abater pelo que se passa no mundo. É triste e revoltante demais :(
    Ainda assim, fico feliz por teres tido bons momentos, por teres conhecido bonitos locais e que março seja maravilhoso para ti e que nos traga paz, paz ao mundo. Precisamos dela mais do que nunca <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que é tudo insignificante comparado ao que está a acontecer :(
      Muito obrigada, coração! Espero que março seja generoso contigo

      Eliminar
  5. Como é sempre bom rever o que se passou nesse mês, tão bom ter momentos assim, espero que o novo seja cheio de coisas boas
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar
  6. Tem um lado bom poder ter memórias tão boas apesar do que se tem passado. Não é egoísmo, até porque falas do mês inteiro e a guerra começou nem há uma semana. Feliz de quem ainda pode aproveitar as coisas boas da vida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é verdade e a vida tem de continuar. Mas é um acontecimento que nos marca tão profundamente, que tudo o resto parece perder sentido

      Eliminar
  7. Um mês muito positivo. Dornes não conheço mas já vi fotos muito sugestivas :) Qto à vacina tbm reagi bem.

    ResponderEliminar
  8. Que mês tão bonito e preenchido! Que Março seja ainda melhor, querida. Beijinhos 😊

    ResponderEliminar

Enviar um comentário