A INVEJA DAS AVES, IV. CHRISTIAN MARR'S

Fotografia da minha autoria



«Galeria de névoa e luz»

Avisos de Conteúdo: Referência a Morte, Tortura, Violação; Linguagem Explícita


A literatura, escreveu Afonso Cruz em Jalan Jalan, amplia a vida de cada leitor. Portanto, quando nos consentem a descoberta de novas vozes, essa partilha só pode ser transformadora. E foi isso que a Adelaide Books Portugal fez comigo, assim que me propôs a leitura da obra poética de estreia de IV. Christian Marr's.

«Em mim há muito não estou presente
E pouco nele me iguala!»

A Inveja das Aves assume um tom melancólico, muitas vezes antagónico, explorando pensamentos introspetivos e/ou focados na sociedade. Dividido em três partes, quase como se estivéssemos na presença de sujeitos distintos, mas interligados, o autor deambula pela noção de pertença, pelo tempo, pelos comportamentos humanos e pela noção de si. Deste modo, posiciona-se num espaço que o permite observar o outro, enquanto analisa o eu. E sem cair na condescendência, tece rotas que marcam uma jornada emocional.

«A liberdade é a sombra que trazes»

Este livro, creio, foi crescendo e revelou-se uma surpresa bastante interessante, visto que há silêncios que conversam connosco e porque nos incentiva a pensar na solidão de outros ângulos. Embora a definamos sempre com sinónimos de névoa, não poderá, também, ser um porto de abrigo? Não poderá ser o impulso que nos falta, quando o ruído exterior se torna ensurdecedor? A resposta é complexa e não pretende, de todo, romantizar os efeitos do isolamento. No entanto, percebemos através destes versos que existem alternativas.

«O meu sonho é o outro lado
Ali ao brotar um, muito mais se desflorou»

A Inveja das Aves é uma catarse. É o renascimento depois de um voo picado até aos recantos da nossa alma.


Adquirir livro na Adelaide Books Portugal

Comentários

  1. Respostas
    1. Graças à editora, tive a oportunidade de descobrir esta. Caso contrário, talvez demorasse ou não o chegasse a ler de todo
      Obrigada e igualmente

      Eliminar
  2. Fiquei mesmo curiosa com este livro. Não conhecia a autora.

    Vou levar a sugestão.

    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi uma bela descoberta, aconselho. Para obra de estreia do autor, acho que foi um excelente cartão de visita :)

      Eliminar
  3. Acredito que seja um livro super interessante de ler
    .
    Saudações cordiais.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  4. Mais uma sugestão que vou levar! Obrigada mais uma vez pela partilha!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderEliminar
  5. Vou guardar mais esta sugestão. Parabéns pelas fotos, sempre muito bem conseguidas!
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  6. Acaba por ser mais uma boa sugestão para podemos conhecer
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar
  7. Concordo tanto com Afonso Cruz :) A literatura amplia os nossos horizontes e assim conseguimos ver sempre mais longe :) Quanto a esta sugestao o seu titulo trouxe-me à memoria de quando eu era crianca e tinha inveja de voar como as aves... às vezes era so mesmo isso que era preciso para nos libertarmos... Agradeço-te por mais esta partilha tao interessante <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Afonso Cruz tem sempre as palavras certas *-*
      Partilho dessa memória tão bonita!

      Eliminar
  8. Não conhecia. Obrigada por mais uma partilha.😉

    Segue-me:
    Blog | Instagram

    ResponderEliminar

Enviar um comentário