MOLESKINE 2022 ◾ O MELHOR DE JULHO

Fotografia da minha autoria



«A vida é feita de momentos colecionáveis»


Julho foi cansativo, tendo a minha concentração cumprido serviços mínimos. E eu que gosto tanto de ler à noite, senti-me a navegar na mesma página uma dúzia de vezes. Por falar em livros, abracei o desafio de não comprar mais nenhum até à Feira do Livro [e, durante o evento, tentarei ser comedida, embora esteja a pensar aproveitar a altura para estruturar a edição de 2023 do Alma Lusitana]. Para além disso, foi um mês de passeios interessantes, de ter um susto com o Goji [que saltou da janela, mas está bem] e de ir abrandando.


⚓ MOMENTOS
---------------------------

Os primeiros quinze dias do mês incluíram manhãs de praia e parte do meu cansaço deve-se a essa logística.

   

Tive a oportunidade de visitar a Quintinha Pedagógica, a Estação Litoral da Aguda e o Onda Play.


O Cultura Curto Espaço celebrou o seu sexto ano de existência e soube mesmo bem marcar presença na sua festa de aniversário. Depois de dois anos intensos, em que curtamos muitas atividades, é maravilhoso ir recuperando estes traços de normalidade, sobretudo, para elevar projetos que merecem o maior sucesso.

   

Outros apontamentos bonitos do mês: o jogo de apresentação do Porto, receber o livro do IV. Christian Marr's, a festa de S. Tiago, assistir a vários concertos dos festivais de verão, graças às transmissões online.


📚 LEITURAS
---------------------------

O Conto da Ilha Desconhecida, José Saramago

Bom Dia Camaradas, Ondjaki

Lições de Química, Bonnie Garmus



Outras Leituras do Mês
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban - versão ilustrada [J. K. Rowling], Uma Mulher Aparentemente Viva [Cláudia R. Sampaio], A Rainha do Norte [Joana Estrela], Casos do Beco das Sardinheiras 
[Mário de Carvalho] e Jalan Jalan [Afonso Cruz]


📺 FILMES & SÉRIES
---------------------------




✏ PUBLICAÇÕES
---------------------------

Ter a capacidade de aliar humor e literatura parece-me, então, uma receita infalível para, assim que sentirmos esse impulso, irmos quebrando a tristeza, o drama, a negatividade. Neste que é o Dia Internacional da Piada [data não oficial], achei por bem criar uma modesta lista de exemplares que privilegiam esse traço cómico.

O processo criativo de um artista fascina-me, porque há um traço de vulnerabilidade e de metamorfose que antecede a obra de arte. Ter o privilégio de acompanhar essa dinâmica permite ter maior consciência daquilo que pretende transmitir e de todos os encontros e desencontros que o encaminharam para a sua rota. Por isso, acho especial cada partilha que nos remeta para os bastidores por onde, dificilmente, podemos deambular. Foi, então, com redobrado interesse e entusiasmo que tive conhecimento do novo projeto do Carlão.

No dia 10 de junho, no qual se comemora o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, dei por mim a pensar em nomes que me fazem apaixonar pelo nosso dialeto. E, deste modo, cheguei a uma lista de dez autores - cinco masculinos e cinco femininos -, ciente que tantos outros poderiam figurar nesta seleção.




🍴 À MESA
---------------------------
Continuo na missão não oficial de experimentar os gelados da Mercadona e o resultado tem compensado. Este mês, provei o de pistácio, o de caramelo salgado e a imitação dos Bounty. Só posso dizer maravilhas de todos, mas, embora seja difícil selecionar um favorito, acho que o de caramelo salgado leva um ligeiro avanço.

      



📌 ENTRE LINHAS
---------------------------

Boas Novas #3
A Rita da Nova é uma das pessoas que mais gosto de ler, portanto, fico sempre curiosa quando partilha algo novo. No número mais recente da sua newsletter, partilhou aquilo que gostava que acontecesse quando morrermos e eu dei por mim a concordar com a maioria dos tópicos. Caso ainda não tenham subscrito este conteúdo, recomendo que o façam. Embora não tenha uma periodicidade definida, vale a pena esperá-lo.


📌 JUKEBOX
---------------------------

A Surpresa: Afio a Língua [Salto]
Melhor Duo: Mbappé - Afro Tropical [Ivann & Dino d'Santiago]
A Diferentona: Indigo [Firgun]
A Favorita: Sem Ninguém [S. Pedro] & Por Enquanto [Plutonio]
Artista Revelação: Hércules


Álbuns: Timequake [Manteau], Filha da Tuga [Irma], Já Agora [A Sul], Primeira Volta de Saturno [João Mesquita], Em Ponto Morto [Victoria] e Caixa de Ritmos 2 [Sam The Kid]


🎥 VÍDEOS & PODCASTS
---------------------------






✨ GRATIDÃO
---------------------------
«As mesmas coisas vistas com um novo olhar»

No meio de um ambiente algo caótico, julho teve apontamentos bastante bonitos, que me permitiram equilibrar a energia que foi esmorecendo. Tendo, inconscientemente, sido um mês de alguns balanços, percebi que era necessário recuar, abrandar e recentrar. Acho que me estou a descobrir, a perceber melhor qual a voz que quero nas minhas plataformas e a aprender a gerir todas essas emoções. Portanto, a gratidão deste mês talvez seja mesmo pela certeza de ter ramificações pelas quais quero continuar a lutar - porque me acrescentam.

      

      

      

Como foi o vosso mês?

Comentários

  1. Respostas
    1. Que bom, Francisco! Espero que agosto seja generoso
      Obrigada e igualmente

      Eliminar
  2. Julho foi um mês calmo, com muitas leituras e alguma escrita. Foi marcado pelos prémios literários Entre Palavras onde o meu Ao Teu Lado ficou entre os 5 romances mais votados. Não ganhou, porém, já foi uma grande vitória.

    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é maravilhoso, minha querida. Muitos parabéns! Sim, sem dúvida, é a prova que marcou os leitores

      Eliminar
  3. Julho foi um mes cheio mas interminavel por aqui tambem... Ainda bem que está no fim ;) Espero que Agosto seja bem mais leve *.*

    ResponderEliminar
  4. Querida Andreia, um mês em cheio!
    O meu foi bem preenchido com pouco tempo para leitura, embora ter recebido 3 livros um escrito na água da autora Bestseler da rapariga no comboio, outro Mulheres da minha alma de Isabel Allende , o terceiro Segredos de Maria Caiano Azevedo, este último é de uma amiga do Facebook , foi o único que comecei a ler
    Beijinhos e boa leitura

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parecem-me ter sido três excelentes ofertas, querida Amélia.
      Boas leituras :)

      Eliminar
  5. Até te posso dizer que o meu mês foi bem simples, mas nada melhor que ter momentos assim para depois podemos recordar cada momento
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar
  6. Andreia um mês muito cheio de coisas boas, que lindo esse cavalo, bjs.
    https://www.lucimarmoreira.com/




    ResponderEliminar
  7. Aproveito para desejar um ótimo mes de agosto.
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  8. Que agosto seja maravilhoso! Fiquei com imensa vontade de conhecer a quinta :)

    ResponderEliminar
  9. Só coisas boas :D que assim seja Agosto e mt pôr do sol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este Pôr do Sol promete tanto *-*
      Espero que tenhas um excelente mês

      Eliminar
  10. Fico contente por saber que, apesar de cansativo, tenham existido estes momentos bons! E felizmente com o Goji não passou de um susto. Espero que agosto esteja a ser uma carga de boas energias ✨😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, apesar disso, houve muita coisa boa a registar :)
      Muito obrigada!

      Eliminar
  11. Não acredito que tenho andado tão atrasada aqui pelo blog. 🙈 Ainda assim, ando a lutar para colocar as coisas em dia.
    Espero que Julho tenha sido bom, que Agosto - que está a terminar - esteja a ser ótimo e que Setembro seja ainda melhor!🤍

    Segue-me:
    Blog | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vens sempre a tempo, sem qualquer obrigatoriedade :) as gavetas estão sempre de portas abertas para te receber quando puderes.
      Obrigada, desejo-te o mesmo!

      Eliminar

Enviar um comentário