­

LIVROS COM HUMOR

by - julho 01, 2022

Fotografia da minha autoria



«O bom humor espalha mais felicidade»


A vida torna-se mais serena, quando a encaramos com humor. Porque, creio, permite-nos colocar as situações em perspetiva, desconstruindo-as e retirando-lhes algum do seu peso. Embora nem sempre seja intuitivo embarcar nessa travessia, o riso há-de ser sempre uma das armas mais poderosas que temos à disposição.

Ter a capacidade de aliar humor e literatura parece-me, então, uma receita infalível para, assim que sentirmos esse impulso, irmos quebrando a tristeza, o drama, a negatividade. Neste que é o Dia Internacional da Piada [data não oficial], achei por bem criar uma modesta lista de exemplares que privilegiam esse traço cómico.


3 LIVROS COM HUMOR QUE RECOMENDO

 Estar Vivo Aleija, Ricardo Araújo Pereira 
«Da crítica ao império dos telemóveis e das redes sociais ao elogio do silêncio, passando pela acérrima defesa da liberdade de expressão e pela metafísica do pecado, estes textos tanto falam de Cristiano Ronaldo como de Kierkegaard ou do Candy Crush. Pelo caminho, desmonta-se o mito da auto-ajuda, discutem-se eternos problemas de linguagem que só a RAP apoquentam, questionam-se intolerâncias alimentares e o complexo de Édipo, e levantam-se questões prementes para os casais da sociedade actual».
[podem ler a minha opinião acerca deste livro aqui]

 Crónica dos Bons Malandros, Mário Zambujal 
«Com a escrita simples, divertida e repleta de humor a que já habituou os seus leitores, Mário Zambujal apresenta nesta crónica um grupo de ladrões muito particular, ousado e inesquecível».
[podem ler a minha opinião acerca deste livro aqui]

 Terapia de Casal, Rita da Nova & Guilherme Fonseca 
A blogger Rita da Nova e o humorista Guilherme Fonseca têm um podcast chamado Terapia de Casal no qual, contrariamente a tudo o que seria expectável, passam o tempo a discutir. Entre bocas, piadas e uma eterna rivalidade, oferecem aos seus seguidores sessões de terapia pouco recomendáveis sobre manias irritantes, características de personalidade questionáveis, hábitos incómodos e tanto, tanto mais. Indiferentes ao facto de não estarem a ajudar ninguém, a Rita e o Guilherme decidiram continuar a disseminar a discórdia entre casais com humor… agora em livro. O resultado está à vista: pela primeira vez em Portugal, chega às livrarias uma obra com 30 temas polémicos e 30 direitos de resposta que tem como único objetivo causar o caos nas relações. No final, ainda podem escolher quem é #TeamRita ou #TeamGuilherme, só para espicaçar mais um bocadinho. Lamentamos se gostavam que os vossos relacionamentos durassem mais tempo, mas com estes dois vai ser difícil chegar ao fim do livro sem pensar em divórcio. Já sem dar uma gargalhada é impossível».
[podem ler a minha opinião acerca deste livro aqui]


3 LIVROS COM HUMOR QUE QUERO LER

 Apontar é Feio, Joana Marques 
«Apontar é Feio trata-se de um caderno com apontamentos que obedece à estratégia que Joana Marques sempre usou para tomar notas na escola: enquanto lá à frente o professor dava a matéria, ela ia escrevendo sobre assuntos irrelevantes. Em dias bons, porque nos outros fazia só um jogo do galo contra ela própria (e às vezes perdia). Nestas páginas, reflecte sobre temas tão importantes como compostagem humana, queijo comido às escondidas dos filhos, juízes sem juízo nenhum, sintomatologia do mau perder, neologismos das Spice Girls, festas da espuma, veados em Odivelas, o Ranger do Texas, um divórcio provocado por bananas, pijaminhas de sobremesas, viagens a Bali, lançamento de búzios, alinhamento de chakras ou a importância dos cheeseburgers no sucesso de Cristiano Ronaldo».

 Com o Humor Não se Brinca, Nelson Nunes 
«Ricardo Araújo Pereira, Herman José, Nuno Markl, Bruno Nogueira, João Quadros, Salvador Martinha, Nilton e muitos outros humoristas (incluindo os mais destacados da novíssima geração) levam-nos, neste livro, até ao fascinante centro do mundo da comédia portuguesa, revelando os seus mecanismos, fronteiras e polémicas. Repleto de histórias pessoais sobre o percurso, as técnicas e o pensamento dos principais comediantes portugueses, este livro desvenda as ferramentas fundamentais para a escrita humorística e aborda com absoluta frontalidade as problemáticas mais importantes para a criação de uma piada».

 Macaquinhos no Sótão, Susana Romana 
«Um livro que é um 2 em 1! Com textos humorísticos e com os famosos jogos do programa para promover o convívio! Coragem! Redenção! Relações tórridas com uma cascata como cenário! Nada disto pode ser encontrado neste livro, que basicamente reúne as manias apresentadas pela Susana Romana nas Manhãs da M80 - manias essas que talvez até reconheça e partilhe. Afinal, se calhar os macaquinhos dos nossos sótãos não são assim tão diferentes. Aqui tem temas que vão desde o terror dos parques infantis às partidas que se pregavam pelo telefone nos anos 80, passando por como se comportam as pessoas num grupo de WhatsApp, pela inutilidade de passar a ferro ou pelas melhores técnicas para enfardar num buffet. Mas se achar que ler um livro é uma experiência demasiado solitária, nada tema: tal como aqueles iogurtes que afinal também são uma gelatina, este volume é um 2 em 1. Encontra aqui uma segunda parte com jogos para fazer com família, amigos, inimigos ou desconhecidos numa paragem de autocarro. E sim, pode fazer batotice para ganhar sempre, especialmente se for a pessoa que gastou efectivamente dinheiro a comprar o livro».

You May Also Like

12 comments

  1. A crónica dos bons malandros é um excelente livro do Mário Zambujal de que gostei de ler.
    Um abraço e bom fim-de-semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo! Adorei ler o livro, qualquer tenho de o revisitar :)
      Obrigada e igualmente, Francisco

      Eliminar
  2. Acredito que sejam livros muito interessantes de ler
    .
    Um feliz fim de semana.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Três deles, para mim, sim. Os outros pretendo descobrir :)
      Obrigada e igualmente, Ricardo

      Eliminar
  3. Estar Vivo Aleija parece bem interessante, anotei a dica, beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito! O humor do RAP é incrível e, depois, como são crónicas, dá-te sempre liberdade para, se quiseres, intercalar com outras leituras :)

      Eliminar
  4. São mesmo mais uma boa sugestão para se conhecer, ainda não conhecia assim muito
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar
  5. Quero muito ler o livro da Joana :)

    ResponderEliminar
  6. Gostava de ler o Terapia de Casal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que ias gostar de ler e era giro fazerem-no em casal :)

      Eliminar