MOLESKINE 2022 ◾ O MELHOR DE JUNHO

Fotografia da minha autoria



«A vida é feita de momentos colecionáveis»


Junho é daqueles meses serenos, que servem para equilibrar energias. Mas, depois, vale por uma festividade em específico, porque o S. João é já quase um estado de alma - e, a par do Natal, é um dos momentos que mais anseio ao longo do ano. Desta vez, teve ainda mais significado, porque pudemos retomar a programação habitual e reunir a família. Para além disso, o mês teve outros apontamentos encantadores.


⚓ MOMENTOS
---------------------------

Localizada «no coração da cidade de Braga», a Livraria Centésima Página pode passar despercebida a quem deambule desatento pela Avenida Central, mas apresenta uma fachada deslumbrante, pertencente a um edifício classificado como Imóvel de Interesse Público, desde 1977: a Casa Rolão. No entanto, ainda que reconheça todo o seu charme e beleza, confesso que é o seu interior que fica com o nosso coração por inteiro.


S. João em família
É ótimo ter a casa cheia, sentindo este abraço de amor que só os nossos são capazes de dar. Entre conversas, planos e gargalhadas, atacamos o caldo verde, lançamos balões e eternizamos mais um conjunto de memórias inesquecíveis - algumas que registei no lado esquerdo do peito, outras que tirei com a minha polaroid.

   

13 anos blogosféricos
Há 13 anos, no mesmo sítio de onde escrevo, decidi seguir a sugestão de um familiar e criar um blogue. Curiosamente, há uns dias, alguém deixou um comentário a referir que mesmo que as pessoas não estejam cá, «eu estou cá sempre», e eu sorri. Não estou no mesmo sítio de onde parti. Deixei o Parte do que sou quando senti que já não me servia e vim fazer morada nestas gavetas que eram tudo aquilo que eu queria e não sabia [lugar comum, bem sei, mas é a verdade]. E sei que continuarei por aqui enquanto me fizer sentido - seja isso dias, meses, 13 anos ou até ao fim do fim. A quem nunca me largou a mão - e que transitou do primeiro blogue para este sem hesitar, sem saber o que esperar -, obrigada. A quem vai chegando, obrigada também. Eu sempre assumi que não escrevo para os outros, mas esta caminhada não teria metade da graça sem esta partilha; sem o retorno que me faz acreditar que as palavras escritas são o dialeto que me define.

Outros apontamentos bonitos do mês: o concerto do Miguel Araújo [transmitido pela RTP], os passeios pelo Porto, o direto da Note It com a Susana Amaro Velho, a transmissão do Digital Stage Rock in Rio, que me permitiu ver Os Primos e o Terapia de Casal, o jantar com os tios, os sobrinhos (de coração) que vão casar.



📚 LEITURAS
---------------------------

Eliete
, Dulce Maria Cardoso

Inquieta, Susana Amaro Velho

O Tempo Entre Costuras, María Dueñas


Outras Leituras do Mês
Heartstopper Vol.4 [Alice Oseman], Cai a Noite em Caracas [Karina Sainz Borgo], Três-vezes-dez-elevado-a-oito-metros-por-segundo [Noiserv] e Autismo [Valério Romão]



📺 FILMES & SÉRIES
---------------------------

Entrei naquela fase em que todas as séries que acompanho estão em pausa. Mas tenho dois destaques.

iMLOVE
Leandro sente-se sozinho e, visto que é um prodígio no mundo digital, utiliza as suas aptidões para criar uma aplicação para encontrar a sua alma gémea. Opções deste género não são uma novidade e, sinto, têm cada vez mais utilizadores. A questão que impera é: até que ponto estão dispostos a ceder a sua privacidade para descobrir o relacionamento certeiro? Embora tenha achado que a série precisa de amadurecer, porque acontece tudo muito rápido, as mensagens que transmite e os alertas que faz são fundamentais.

Sombra
Esta minissérie, transmitida pela RTP, é ficcional, mas baseada em factos reais. E é muito fácil conseguirmos identificar a história mediática que a sustenta, até porque, infelizmente, há casos que não nos saem da memória. O argumento acompanha, então, a luta de uma mãe que, anos depois do rapto do seu filho, se recusa a desistir de o procurar. O primeiro episódio foi transmitido dia 29 e deixou-me de coração nas mãos.

Quanto a filmes, não assisti a nenhum novo, mas aproveitei para rever o Mamma Mia.



✏ PUBLICAÇÕES
---------------------------

Quando, em 2021, participei no Ler a Diferença, projeto da Elga Fontes, fi-lo consciente da importância de abraçar leituras mais inclusivas, que normalizem vozes distintas. No mês em que se celebra o orgulho LGBTQIA+, arrisquei na novela gráfica de Alice Oseman e descobri que Heartstopper tem uma das mensagens mais amorosas e valiosas com que me cruzei. Após ler o primeiro livro, quis transitar rapidamente para os seguintes, porque é crucial existirem histórias desta magnitude: que, de um modo descomplicado, desconstruam estereótipos, sejam realistas [mesmo partindo da ficção] e apostem na representatividade.

Responsabilidade social temos todos, independentemente de pairarmos numa esfera mediática ou de vivermos no anonimato. E acredito que parte dessa responsabilidade passa por cada um de nós aprender a filtrar o que consome em rede, tendo sempre presente que a sua história não é igual à dos outros. E, além disso, que a própria postura também será diferente, porque temos visões e propósitos singulares - em tudo na vida.

Balada Para Sophie é uma das mais belas e brilhantes narrativas [escritas e ilustradas] que tive a oportunidade de descobrir, porque fui envolvida na sua melodia sem ter noção da leveza com que o tempo avança, atendendo a que apresenta um desenvolvimento que nos inebria; que tanto nos entretém, como nos comove.




🍴 À MESA
---------------------------

Nata Lisboa de Braga
O primeiro espaço que visitei foi na rua de Santa Catarina, no Porto. Tendo em conta que a experiência foi tão agradável, tornou-se num dos meus favoritos: pela simpatia, pelo traço acolhedor e, claro, pelas natas que são uma delícia. E a nossa ligação tem-se mantido nesta base gulosa, de quem aproveita a vida pela sobremesa. Foi, no entanto, em Braga que experimentei outras das suas iguarias, até porque «nata foi deixado ao acaso». E permitam-me só fazer um parênteses para dizer o quanto apreciei este trocadilho. Assim, depois de ver a ementa, saíram três menus para uma das mesas da esplanada, com vista para o centro da cidade.

   

Neste segmento, também destaco o gelado Solero Limão e Hortelã e o Fusion com sabor a Ferrero Rocher.



📌 ENTRE LINHAS
---------------------------

É raro arriscar comprar roupa online, porque gosto de experimentar e analisar bem antes de adquirir as peças. Porém, recentemente, silenciei as minhas inseguranças e sinto que compensou. Este casaco e esta blusa/camisa conquistaram-me, porque têm tudo o que procuro: simplicidade, conforto e versatilidade.

   

Este vestido da Natura foi amor à primeira vista: pelas cores, pelo corte, por ter aquela abertura que passa despercebida, mas que confere movimento à peça. É mesmo amoroso, delicado e bastante confortável.


Publicações Guardadas na Gaveta



📌 JUKEBOX
---------------------------

A Surpresa: Break My Soul [Beyoncé]
Melhor Duo: Numb [Marshmello & Khalid] | That's Me [Mishlawi & Ivandro]
A Diferentona: Soba [Jimmy P]
As Favoritas: Pensa em Mim [João Couto & Perpétua] | 
Sala de Espera [D'Alva & Isaura]
Artista Revelação: Garajau


Álbuns: Lá Fora [Rita Borba], Corta Vento [Baleia Piloto], Ocupação [Fado Bicha], 
Tomás Branco [Tomás Branco], Linving Room Bohemian Apocalypse [David Fonseca], 
Like We're Wired [Maro], Sorrir e Acenar [Green Leather] e Myself As Well [Jo~ao]



🎥 VÍDEOS & PODCASTS
---------------------------









✨ GRATIDÃO
---------------------------

«olha para a vida como olhas para a lua»

O álbum de memórias ficou mais preenchido: de reencontros, de afetos, de leituras, de partilhas. Que privilégio seguir esta estrada que tanto me ensina e que desperta sempre tantas emoções. Foi um mês caloroso.

      

      

      

      


Como correu o vosso mês?

Comentários

  1. Foi um mês essencialmente marcado pela COVID que chegou cá a casa, felizmente foram 7 dias fáceis de ultrapassar e sem grandes problemas para a saúde. Li muito e escrevi muito, fiz algumas sestas. Vi bons filmes na FOX e aproveitei uma prenda de aniversário atrasada para comprar alguns livros.

    O teu junho foi tão pleno, tão bom, minha querida *.* Parabéns pelos 13 anos, continuarei deste lado a ler-te. <3

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estimo em saber que veio sem complicações de maior, minha querida!
      Oh, que maravilha, nada como aproveitar para aumentar os livros da nossa casa :)

      Muito, muito obrigada <3

      Eliminar
  2. Um mês em "cheio", gostei de ver as fotos da minha amiga.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  3. Foi um Junho bem preenchido. Parabéns pelos 13 anos de blogue.
    .
    Cumprimentos cordiais
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  4. Que mes tao bom *.* Por aqui tambem foi cheio, parece que apareceu tudo ao mesmo tempo o que nao deixa de ser bom :) Venha Julho, mes de festas de aniversarios e ferias *.*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quer dizer, ferias para eles, porque eu so vou ter ferias para o ano mas é por um bom motivo *.*

      Eliminar
    2. Há alturas em que parece que acontece tudo em simultâneo, de facto.
      Espero que tenhas um excelente mês

      Eliminar
  5. Andreia foi um mês bom, desejo que o próximo seja ainda melhor, amei o seu vestido bjs.

    ResponderEliminar
  6. São muitos anos de blogue. Eu também ando por cá desde 2012.
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui n' As gavetas só comecei em 2013, mas o Parte do que sou foi o minha primeira casa :)

      Eliminar
  7. Ainda foi um mês cheio de coisas boas,
    Muitos parabéns pelos 13 anos de blog,
    Espero que o novo mês traga só coisas boas
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me posso queixar :)
      Obrigada, Sofia! Desejo-te um excelente mês

      Eliminar

Enviar um comentário