visitar amigos e outros contos, luísa costa gomes

Fotografia da minha autoria


A capa minimalista poderia ter passado despercebida, mas aquele tom azul prendeu-se ao meu olhar. Mais tarde, dei por mim a recordar o título e foi assim que decidi aventurar-me no livro de Luísa Costa Gomes, considerado um dos melhores de 2024.


 uma leitura oscilante

Visitar Amigos e Outros Contos compila treze contos inéditos, sem terem um aparente fio condutor, mas cujos temas encontram forma de se cruzarem, sobreporem e, até, estabelecerem pontes que lhes atribuem alguma continuidade. Assim, revisita ideias, «linguagens de época», «heranças e renovações», num misto de contemplação e de perplexidade, com doses leves de humor e de acidez na sua escrita cheia de camadas.

Estava curiosa com a prosa da autora e com a pluralidade de assuntos, mas tive uma experiência de leitura oscilante: por um lado, agradou-me a crítica, a exposição de problemas sociais numa cadência pouco convencional e o facto de nos provocar um certo desconforto em algumas passagens, porque não podemos continuar dormentes, no entanto, por outro, não me consegui entrelaçar profundamente a maior parte dos contos, porque senti que se prolongavam para além do necessário. Os inícios tinham a capacidade de me arrebatar, deixar quase sem fôlego, mas depois iam perdendo fulgor.

«Guardamos por cansaço na mesma medida em que deitamos fora por cansaço, como se o critério que nos leva a manter a posse a certa altura duvide de si próprio e desista. Mas há também na bagagem as coisas de que ainda não conseguimos separar-nos»

Há apontamentos bonitos e delicados, e acho interessante como tão depressa concede espaço para refletirmos sobre mudanças de casa, como nos inclui em conversas sobre «gatos, hospitalidade forçada e solidão». Se calhar, foi uma má gestão de expectativas da minha parte ou não o li no tempo certo, porque não resultou comigo. Ainda assim, tenho de destacar: A Ditadura do Proletariado, O Menino-Prodígio e Visitar Amigos.


 notas literárias

Disponibilidade: Wook (Livro | eBook) | Bertrand (Livro | eBook)
Nota: Esta publicação contém links de afiliada da Wook e da Bertrand

8 Comments