DOIS PARA TRÊS
![]() |
Fotografia da minha autoria |
«Os livros mudam as pessoas»
Os livros, como alguém afirmou, não alteram o mundo. Porém, mudam todos aqueles que têm a possibilidade de potenciar essas mudanças - a pequena ou a grande escala. E é maravilhoso confirmar, em cada nova história, o poder que certas narrativas assumem nos nossos passos e nos nossos sonhos. Por essa razão, caminho abraçada à literatura, que é a candeia que ilumina este meu amor maior pelas palavras escritas.
Conversar sobre manuscritos e leituras é algo que me entusiasma e que faz parte da minha identidade. Portanto, faço por aproveitar cada oportunidade para dar palco àqueles que vou descobrindo e que vão tornando a minha estante num lugar seguro e a transbordar de uma magia singular. Além disso, como se celebra, hoje, o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, pensei numa iniciativa simbólica para celebrar esta data tão especial. E foi assim que floresceu o Dois Para Três.
O nome nasceu da minha vontade de fazer uma pequena brincadeira com os números da data. Desta maneira, elaborei três perguntas, para as quais serão atribuídas duas opções de resposta. No entanto, teria de existir um apontamento extra, representado pelo Marcador de Página. Porque, neste vício que são os livros, encontramos sempre caminho para casa.
- DOIS PARA TRÊS -
📚 Tornei-me leitor/leitora graças ao/à:
Livro:
Histórias do Tempo
Vai, Tempo Vem
[Maria Alberta Menéres]
Uma das primeiras obras que me recordo de ter lido foi esta e marcou-me por ter vários contos dentro. No entanto, foi quando me cruzei com a Torey Hayden que despertei para a leitura, compreendendo que as aprendizagens são infinitas, se mergulharmos nas páginas de um livro.
📚 Na minha primeira ida a uma livraria trouxe:
Autora: Jane Austen | Livro: Orgulho e Preconceito

Atendendo a que não me recordo da primeira ida de todas, recuperei a lembrança da vez que entrei numa livraria e trouxe uma das minhas histórias favoritas: Orgulho e Preconceito. Estava longe de imaginar o seu impacto, quando a escolhi, mas arriscar no desconhecido compensou.
📚 Gostaria de estar na pele de Tânia Ganho, Donna Tartt e Stieg Larsson e ter escrito, respetivamente, Apneia, O Pintassilgo e Os Homens Que Odeiam as Mulheres

Nesta questão tive de fazer uma pequena batota, porque não conseguia selecionar apenas um autor e o seu respetivo livro. E procurei fugir dos mais óbvios, caso contrário, a lista triplicaria. Mas a verdade é que são três histórias poderosas, que me marcaram profundamente. É preciso ter-se um dom enorme para se produzirem obras de arte que nos transformam, porque retratam situações que poderiam acontecer a todos.
- MARCADOR DE PÁGINA -
📚 Na minha companhia, sentados numa mesa redonda, gostaria de ter Miguel Esteves Cardoso, Afonso Cruz e Valter Hugo Mãe [que tanto me inspiram] para conversarmos sobre As Falsas Memórias de Manoel Luz [Marlene Ferraz] e Racismo no País dos
Brancos Costumes [Joana Gorjão Henriques]

Mas também gostaria de ter Maria Isaac, Sofia Costa Lima e Susana Amaro Velho para conversarmos sobre A Árvore Que Não Fazia Sombra [Gonçalo Câmara] e A Cor Púrpura [Alice Walker]


📚 Que livro[s] tens em mais que uma edição?

O Principezinho aparece destacado nesta categoria, até porque tenho o livro em edição normal, tenho a edição especial [com Prefácio de Valter Hugo Mãe], tenho a edição Pop-Up e a belíssima edição com comentários de José Luís Peixoto e ilustrações de Hugo Makarov. Logo de seguida, poderia mencionar A Bela e o Monstro [duas], O Amor é Fodido e Como é Linda a Puta da Vida, de Miguel Esteves Cardoso [duas]
Se quiserem participar, utilizem #doisparatres_asgavetas, para
irmos acompanhando as partilhas. Feliz Dia Mundial do Livro ♥
Que bonita maneira de celebrar o Dia Mundial do livro, gostei muito de te conhecer no que diz respeito a livros e autores. Vou participar e enviar-te depois as respostas para a Portugalid'Arte.
ResponderEliminarBeijinho grande, minha querida!
Muito, muito obrigada, minha querida <3
EliminarQue forma tão bonita de comemorar este dia tao especial <3 Por aqui foram os livros da Anita que me despertaram a paixao pela leitura, aos 5 anos <3 Ajudaram-me a aprender a amar as letras :)
ResponderEliminarPosso juntar-me a essa fantastica tertulia? Que conversa interessante que seria :) Adoro a tua coleção do Principezinho, por aqui tambem temos. versao do Jose Luis Peixoto e um pequenino em ingles :)
Isso é maravilhoso *-*
EliminarClaro que sim, serias sempre bem vinda!
Oh que é mesmo uma boa forma para comemorar este dia para quem adora bastante ler um bom livro
ResponderEliminarBeijinhos
Novo post
Tem post novos todos os dias
Obrigada, Sofia :)
EliminarUma apaixonada pela leitura! Parabéns pela tua escrita!
ResponderEliminarIsabel Sá
Brilhos da Moda
Muito *-* obrigada, Isa!
EliminarQue ideia tão bonita!
ResponderEliminarAdorava ouvir a conversa das duas mesas redondas. Mas em especial da primeira *-*
Muito obrigada, querida Marisa!
EliminarTambém adoraria *-*