MOLESKINE 2021 ||
O MELHOR DE ABRIL

Fotografia da minha autoria



«A vida é feita de momentos colecionáveis»


Abril é, para mim, um mês especial por excelência, visto que me permite celebrar a vida daqueles que me são tão. Além disso, estende-me a mão para exaltar algo que é já uma extensão da minha identidade: os livros. Com dias serenos e novidades que enchem o coração [como a data da Feira do Livro do Porto], foram 30 dias de muita música, desafios e a possibilidade de, conscientemente, desconfinar. E foram 30 dias que me deram alento para seguir viagem, de energias renovadas.


⚓ MOMENTOS
---------------------------

Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce
Arrisquei, finalmente, nesta iniciativa. Tal como mencionei no Moleskine de março, anoto as datas do concurso, todos os anos, mas acabo por deixar passar, por falta de uma participação que considere digna para envio. No entanto, desta vez, agarrei-me a uma ideia imprevista e coloquei os receios de lado. Desconheço o futuro, mas não estou preocupada, porque dei um passo importante: acreditar em mim.

Aniversário
Vinte e Nove. E mais uma volta ao sol. Nesta viagem sempre imprevisível, tenho aprendido a escutar a melodia que canta no lado esquerdo do meu peito, ainda que, por instantes, também necessite de uma voz um pouco mais racional. Mas é em todos estes passos em corda bamba que vou saltando sem rede ou estendendo o colo que me ampara. Talvez exista, em mim, uma linguagem feita de saudade, no entanto, continuo a querer abraçar o mundo, neste presente que me foge por entre os dedos, enquanto me impulsiona a voar no seu compasso. E eu sigo, mesmo que não saiba para onde. Apenas porque sei de onde vim. Para celebrar, respondi aos desafios do Preferias, que podem ler aqui.


Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor
Conversar sobre manuscritos e leituras é algo que me entusiasma e que faz parte da minha identidade. Portanto, faço por aproveitar cada oportunidade para dar palco àqueles que vou descobrindo e que vão tornando a minha estante num lugar seguro e a transbordar de uma magia singular. Além disso, na sexta, como se celebrava o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, pensei numa iniciativa simbólica para assinalar esta bela data. E foi assim que floresceu o Dois Para Três.


Abril, mês da Liberdade, de cravos erguidos. Sempre!


📚 LEITURAS
---------------------------

A Maior Flor do Mundo, José Saramago

Uma Solidão Demasiado Ruidosa, Bohumil Hrabal

Sei Porque Canta o Pássaro na Gaiola, Maya Angelou


O Lugar das Árvores Tristes, Lénia Rufino
Os lugares são marcados pelas pessoas que os habitam. Portanto, são sempre tão distintos ao olhar de cada um de nós. Contudo, vivendo numa aldeia, parece que esse horizonte se esgota, porque tudo é mais próximo e mais linear, sobretudo, quando os valores são reproduzidos em uníssono. E no livro de estreia de Lénia Rufino, passado num lugarejo do Alentejo, em plenos anos 60 [e com uma ponte para o ano de 1992], isso é bastante evidente. Numa sociedade profundamente marcada pela tradição religiosa, senti revolta por uma juventude roubada, pela inércia de quem deveria proteger e pelo aproveitamento de uma posição de poder. Além disso, esta obra é um exemplo perfeito de como as vítimas, se forem mulheres, ainda são tratadas como culpadas. A história desarmou-me, porque é evidente a dor, a luta, a dúvida e o renascer. E porque, acima de tudo, também nos consegue mostrar que o amor é o nosso maior impulso, mesmo que implique desafiar o destino.

Matar o Salazar, António Araújo
A 4 de julho de 1937 foi detonada uma bomba, com o intuito de matar António de Oliveira Salazar. Após assistir à série O Atentado, fiquei com vontade de descobrir mais sobre este acontecimento. Por isso, mergulhei nesta obra que nos permite conhecer os culpados e as repercussões deste ato. No centro de um clima de oposição e instabilidade, ficamos perante um processo complexo e elucidativo do ambiente da época e da rivalidade entre as polícias do Estado Novo.

Suite Sem Vista, Inês Fonseca Santos
A poesia tem camadas que nos podem fazer deambular por terreno incerto, porque tanto nos transmitem as angústias e as dores de terceiros, como nos acalentam a esperança. E este pequeno livro parece uma bomba-relógio, pelo simples facto de nos fazer acompanhar uma protagonista a um passo da tragédia. Oscilando entre a fuga e o resgate, os 14 poemas em que se divide encaminham-nos em direção ao abismo, mas sem que as vontades sejam, totalmente, explícitas. Mas talvez não seja necessário, porque as entrelinhas gritam o desfecho.

Livro Redondo, Catarina Nunes de Almeida
O curso da vida parece andar em círculo, partindo de um sítio para chegar ao mesmo lugar. No entanto, no meio de todas essas voltas, há aprendizagens que nos acompanham. Há singularidades e fragilidades. Há amor, incertezas, mitos e metamorfoses. Nunca tinha lido nada da autora, mas sinto que esta coletânea poética encerra o mundo inteiro.

O Vício dos Livros, Afonso Cruz
A voz de cada livro é única e é por essa razão que nos transmite sensações tão distintas. Portanto, nada como apanharmos boleia de exemplares que são janelas infinitas de histórias, de memórias e de curiosidades que se concentram nesta bela arte que é a leitura e a literatura. No seu mais recente livro, Afonso Cruz combina textos soltos, mas cujo fio condutor é o dialeto que nos une enquanto leitores. Com uma escrita aconchegante, esta obra é asa e é casa.

Se Esta Rua Falasse, James Baldwin
A hipótese desperta a dúvida, mas talvez seja inegável que, caso o que nos rodeia tivesse voz, as injustiças seriam menores, até porque não perpetuaria a mentira, nem o abuso de poder. Naquele que é o quinto romance de James Baldwin, acompanhamos um caso que reflete isso mesmo. Mas também somos aconchegados pela força de um amor que resiste a cada nova privação. Oscilando entre o desespero e a esperança, a narrativa aparenta ter um tom leve, porém, pesa-nos no peito, porque a realidade é dura, é angustiante e é, também ela, desumana. Emotivo e intemporal, «Se esta rua falasse» é um romance-manifesto que expõe o cinismo.


📺 Filmes & Séries
---------------------------

Princípio, Meio e Fim
A nova aposta televisiva da SIC junta quatro nomes talentosíssimos - Bruno Nogueira, Salvador Martinha, Nuno Markl e Filipe Melo -, naquele que é, para mim, um dos conceitos mais geniais a que já assisti: pela originalidade, pela liberdade de criação, pela ousadia, pelo despropósito de alguns pensamentos e, claro, por dar palco a profissionais que admiro e que têm a capacidade inspiradora de pensar fora da caixa, sem se levarem demasiado a sério. Além disso, quando vemos amigos a divertirem-se, é percetível que, desse contexto, só pode resultar um projeto aliciante [podem ler a opinião completa aqui]


Vento Norte
Esta série de época centra-se na história dos Mellos, uma família de aristocratas do Minho, e na vida dos seus criados. E interliga dramas políticos e amores impossíveis. Em «plenos anos loucos», num país «à beira da ditadura», tudo pode acontecer. Mais uma excelente aposta!


✏ PUBLICAÇÕES
---------------------------

O conceito dos nichos tem 
conquistado espaço e uma 
importância evidente, mas não é 
uma abordagem na qual me reveja.


Boas Adaptações

Reuni dez livros de autores portugueses que acredito terem 
imenso potencial para serem 
adaptados ao audiovisual.



Há dilemas literários que não me fazem confusão, porque cada pessoa encontra uma forma de tornar 
cada livro um pouco mais seu.



Há muita coisa que me inspira e, 
por essa razão, procuro estar 
atenta aos sinais.





A Beatriz Sousa [Suspiros da Bea] propôs-me este tema para reflexão.




Planear este mês foi, particularmente, entusiasmante. Porque quis dividir as publicações por temas mais pessoais [para celebrar o meu aniversário] e por temas mais literários [para complementar o desafio do Dia Mundial do Livro]. E não podia estar mais satisfeita com isso.


🍴 À MESA
---------------------------

Dorayakis


Eu acordava, todos os dias, às sete da manhã só para conseguir ver o Doraemon na televisão, antes de ir para a escola. E esta rotina prolongou-se durante bastante tempo, até porque era o meu desenho animado favorito. No meio de tantas peripécias, confesso que havia um detalhe a intrigar-me: os dorayakis. Portanto, quando vi, recentemente, uma receita para preparar esta icónica iguaria, nem pensei duas vezes e coloquei as mãos na massa. Não ficaram perfeitos visualmente, mas o sabor conquistou-me. E são tão fáceis de preparar.

Gin de Noz Moscada


O ingrediente do mês, para o projeto Páginas Salteadas, foi a noz moscada. E, «em redor do edifício de economia doméstica», pairava um «cheio intenso a gengibre, canela, chocolate» e... noz moscada. Partindo desta premissa, fui, também eu, preparar uma bebida: um copo de gin, que ergo em sinal de respeito por Maya Angelou, autora de Sei Porque Canta o Pássaro na Gaiola, livro que potenciou esta receita.

Croissants & Palmiers


Tenho-me divertido na cozinha. E, recentemente, deu-me para tentar fazer croissants [que ficaram ótimos] e palmiers. Estes últimos, ficaram irrepreensíveis no sabor, mas ainda tenho de aprimorar a sua técnica. Apesar disso, são mesmo muito fáceis de confeccionar.


📌 ENTRE LINHAS
---------------------------

Dia do Livro // Livros Que Não Me Interessam
Celebrar o Dia Mundial do Livro é especial e, pessoalmente, procuro sempre destacar o lado mais positivo da questão - se é que o podemos denominar assim. No entanto, a Rita da Nova comemorou-o com uma abordagem distinta e que faz todo o sentido. Porque definirmos o que não nos interessa ler é, também, uma forma de priorizarmos as nossas preferências e de tornar as leituras mais estimulantes [leiam aqui].


📌 JUKEBOX
---------------------------

A Surpresa: Monarquia [Diogo Piçarra & Bispo]
Melhor Duo: Cidade [Bárbara Tinoco & Bárbara Bandeira]
A Diferentona: 3,14 [Gson, Slow J. & Sam The Kid]
A Favorita: Passo Forte [Sal]
Artista Revelação: Francisco Fontes


Álbuns: 20PERCEPTION [Rui Massena], AuRora [Gisela João], Vida a Dois [Jorge Benvinda], Murais [Murais], Perdoa Se Há em Mim Pressa Para Ser Feliz [Tomás Adrião], Voz e Violão [António Zambujo], Acordado ou a Sonhar [Jasmim], Mossas [Churky], Ep da Bárbara Tinoco [músicas aqui]


🎥 VÍDEOS & PODCASTS
---------------------------

Entre Escritores
A Célia Correia Loureiro aventurou-se neste formato e criou um espaço que promove a conversa entre escritores portugueses, deambulando pelas experiências pessoais, pelos desafios e pelo mercado literário em Portugal. Ainda não ouvi tudo, mas está a ser muito interessante.


Relatório DB - Março 2021
Estes vídeos mensais do Diogo Batáguas são uma preciosidade. E a verdade é que os poderia destacar a todos, porque têm sempre conteúdo de qualidade, mas este merece particular atenção, porque alerta-nos para esquemas e artimanhas. E sempre com muito humor inteligente.


É Outra História
A Cultura Editora lançou um podcast que procura desmistificar todo o processo editorial e partilhar o quotidiano de uma editora. Para tal, contará com a presença de autores convidados e, claro, com profissionais da área. Fiquei radiante com esta novidade maravilhosa!



✨ GRATIDÃO
---------------------------

«Esta é a madrugada que eu esperava
O dia inicial inteiro e limpo,
Onde emergimos da noite e do silêncio,
E livres habitamos a substância do tempo»
[25 de abril, Sophia de Mello Breyner]

Este mês, sinto-me grata por...

... Todo o amor que recebi;


... Terem aderido ao Desafio Preferias;


... Ter acompanhado a caminhada do Porto na Liga dos Campeões. A eliminação não diminui, em nada, o percurso. Voltaremos mais fortes;

... Ser livre!


Como foi o vosso mês?

Comentários

  1. Abril foi um bom mês, a ultimar os preparativos para a saída do meu livro. Li 4 livros, vi filmes interessantes na Fox que é o meu canal de eleição e aproxima-se a data de lançamento do novo disco de uma das minhas artistas preferidas :)

    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
  2. Que mes tao bonito o teu <3 Tambem estou a gostar muito de Vento Norte :) Ah e gostava muito ter a receita desses palmiers <3 Por aqui o mes voou mas foi cheio de memorias boas, para controlar a ansiedade deste 2 meses de espera para a primeira consulta da minha operacao <3
    Tambem sou grata por ser livre, melhor sensacao da vida <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando aprimorar a técnica, partilho-a aqui no blogue :)
      Vai correr tudo bem, minha querida!

      Eliminar
  3. A vida é feita de momentos maravilhosos como te ter a ti, Andreia, como amiga, mesmo que seja simplesmente uma amizade virtual. Tu fazes parte da minha galeria de MULHERES FORTES e LIVRES.

    Muitos parabéns pela passagem do teu aniversário 🎂 fora de horas — os meus comentários nem sempre ficam publicados — o Dennis diy que o problema está nos “cookies”.

    BEIJO de Düsseldorf da amiga de longe e de sempre 💙

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És sempre uma querida, Teresa! Muito obrigada 💙

      Vens sempre a tempo. Ah!, pode ser por isso

      Eliminar
  4. Parece que foi mesmo um mês cheio de coisas boas, como é sempre quando o nosso mês é assim cheio de bons momentos
    Que o novo mês te traga só coisas boas
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  5. Espero que tenhas passado um belo e bonito mês de Abril, para mim, Abril é um mês alegre e triste ao mesmo tempo, pois faço anos dia 14 e nesse mesmo dia, aqui há uns anos atrás, quando eu era ainda uma criança, morreram os meus dois avôs, o paterno e o materno, morreram os dois no dia em que fiz anos, por isso, a data do meu aniversário no dia 14 de Abril nunca mais foi a mesma coisa, de qualquer maneira, é preciso pensar positivo e ter muita saúde e paz para continuarmos a enfrentar os nossos dias!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Sandra! Fazes anos um dia antes de mim :)
      A minha história é um pouco semelhante, porque também tenho essa relação agridoce com o meu aniversário. No dia em que fazia quatro anos, perdi o meu avó materno e, embora fosse pequenina, esse momento marcou-me para sempre.
      Sim, sem dúvida, até porque continuarão a caminhar bem perto de nós

      Eliminar
    2. Então, os meus parabéns um pouco atrasados para ti, tudo de bom para ti, sim, os nossos familiares que já partiram são estrelas a brilhar no céu!! Eu fiz 35 anos de idade e tu????!!! Muitos beijinhos e bom final de semana para ti!!

      Eliminar
    3. Obrigada e igualmente :)
      Eu fiz 29!

      Eliminar
    4. Está certo, não tens que agradecer, obrigada a ti também, és muito mais nova que eu, eu já estou nos 35anos, tudo de bom para ti, fica bem, muitos beijinhos!!

      Eliminar
    5. Não é uma diferença assim tão grande :D
      Tu também

      Eliminar
    6. Sim, tens razão, é apenas de uns cinco ou seis anos de diferença!! Bom dia, tudo de bom para ti, muitos beijinhos!!

      Eliminar
    7. Muito obrigada, minha querida, muitos beijinhos!!

      Eliminar

Enviar um comentário