![]() |
Fotografia da minha autoria |
«A vida é feita de momentos colecionáveis»
Maio, por mais que soe a um lugar comum, foi leve e passou num sopro. Aliás, enquanto organizava as minhas memórias, fiquei com a sensação que pouco tinha acontecido, mas percebi que, por entre dias de uma primavera quente, registei apontamentos que aconchegam o lado esquerdo do peito - e outros que foram mais agridoces. Portanto, contra todas as expectativas, este quinto mês revelou-se, emocionalmente, preenchido. Nostálgico. E o impulso certo para continuar a caminhada.
⚓ MOMENTOS
---------------------------



A minha essência de adepta faz-me reconhecer a poesia inerente à conquista de um campeonato, porque são emoções fortes que não se explicam. Ainda assim, custou-me que essa festa não tenha sido azul e branca - e se há algo que aprendi com o Porto foi a acreditar até ao final. Por outro lado, foi de coração a transbordar de orgulho que vi a nossa equipa de Andebol a conquistar o bicampeonato. E foi de lágrimas nos olhos que celebrei esse momento: não só pelo que representa desportivamente, mas principalmente por ser a homenagem perfeita a um dos rostos que melhor representou esta casa. Foi por ti, Quintana. Obrigada por seres a estrela que orienta a nossa mística.
A final da Eurovisão deixou-me sem palavras e não pelos melhores motivos. Confesso que ainda não consegui compreender as votações, mas isso não condiciona a admiração que tenho pelos The Black Mamba, que arrasaram naquele palco. O resultado não espelha a magia da atuação.
Num apontamento breve, mencionar duas pessoas que, indiretamente, fizeram parte do meu crescimento: Maria João Abreu, de quem nos despedimos demasiado cedo, e Lucho González, que terminou a carreira.
📚 LEITURAS
---------------------------
A Sibila, Agustina Bessa-Luís
1984, George Orwell
Se Eu Fosse Tua, Meredith Russo
Outras Leituras do Mês
O Jogo do Anjo [Carlos Ruiz Zafón], Publicação da Mortalidade
[Valter Hugo Mãe], O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo
[Charlie Mackesy], Jardim de Outono [Dulce María Loynaz], Jóquei [Matilde Campilho] e A Força dos Afectos [Torey Hayden].
✏ PUBLICAÇÕES
---------------------------

A possibilidade presente numa folha em branco desperta-me uma motivação acrescida. E, por vezes, é no silêncio do imprevisto que as ideias florescem, potenciando uma nova rota no caminho. E eu aprecio bastante essa sensação, esse despertar sem aviso, que me leva a parar e a estruturar cada etapa daquele conceito, testando a melhor abordagem até estar pronto para ser apresentado. Mas como é que se gere, quando apenas nós partilhamos entusiasmo pelo nosso projeto?
Semana dos Autores Portugueses

A 22 de maio celebra-se o dia do Autor Português. Por esse motivo, optei por estruturar uma semana temática. Assim, mostrei-vos:

Um café à janela
Que arrefece lentamente
Como um sonho
Na curva de um beijo trivial
🍴 À MESA
---------------------------
Bolo da Cuca com Morangos

Morangos foi o ingrediente escolhido para o mês de maio, no projeto Páginas Salteadas. Portanto, partindo do livro de Charlie Mackesy, no qual existe uma personagem bastante gulosa, decidi fazer o bolo da cuca, recheando-o - e cobrindo-o - com morangos e natas. Vejam aqui.
📌 ENTRE LINHAS
---------------------------
Quando pensei na semana temática de homenagem aos autores nacionais, lembrei-me que talvez fosse interessante partilhar os temas que a constituiriam, permitindo que mais pessoas participassem, se assim o entendessem. E foi com uma enorme felicidade que li as participações da Marisa, da Matilde, da Sofia e da Carolina [Uma Família de 3].
📌 JUKEBOX
---------------------------
A Surpresa: Crazy Nando [The Black Mamba]
Melhor Duo: Lembra-te de Mim [HMB & Rui Veloso]
A Diferentona: Lisboa [Kicu]
As Favoritas: Massa do Meio-Dia [João Couto] e
Estendo o Dedo Parto a Mão [O Príncipe]
Artista Revelação: Rapaz Ego
Álbuns: Cantando Abril [Agir], Sete Fontes [Homem em Catarse], Royale [Cálculo], Cycles [Y.azz & B-mywingz], Vida Dupla [Rapaz Ego], Blooming [Himalion], Reservado [Eu.Clides] e bpm [Salvador Sobral].
🎥 VÍDEOS & PODCASTS
---------------------------
Ask.tm #200
O podcast do Pedro Teixeira da Mota chegou, há umas semanas, ao episódio 200. Por isso, em jeito de celebração, sentou-se à mesa com três convidados de peso - Bruno Nogueira, Carlos Coutinho Vilhena, Ricardo Araújo Pereira -, para uma conversa que podia não terminar.
Reset
Conversar sobre os nossos fracassos não é fácil, até porque exige uma predisposição emocional e psicológica que nem sempre temos. No entanto, é necessário, porque também fazem parte do processo. E a Bumba na Fofinha tem feito isso na perfeição neste seu novo projeto.
Luís Franco-Bastos
É um dos humoristas que mais admiro, portanto, estou atenta ao seu percurso. E foi com entusiasmo que vi regressar a quarta temporada de Hotel [a sua podsérie] e que pude rever Consciente [solo de Stand Up].
✨ GRATIDÃO
---------------------------
«Love is on my side»
Este mês, estou grata por ter os meus pais vacinados [a minha mãe já com as duas doses tomadas e o meu pai com a primeira]. Deixa-me um pouco mais descansada. Além disso, sinto-me agradecida por ter festejado a vitória no Andebol e pela prestação dos The Black Mamba.