ENTRELINHAS || A MULHER QUE CORREU ATRÁS DO VENTO
![]() |
Fotografia da minha autoria |
«Quatro mulheres. Três cidades. Um século»
Avisos de Conteúdo: morte, suicídio,
saúde mental, abandono, cenas explícitas
As pessoas são feitas do tecido que são feitos os sonhos, como expressou Shakespeare. No entanto, também acredito que há linhas invisíveis que nos unem e que nos orientam para o mesmo comprimento de onda. Portanto, por mais improvável que aparente ser, existem vidas que se cruzam, como se fossem um complemento ou tivessem estado sempre em sintonia. E é neste registo que desvendamos o livro de João Tordo.
«Se puser as coisas assim, romance e vida real, nunca sairemos disto»
A Mulher Que Correu Atrás do Vento multiplica-se em quatro vozes, para compreendermos o impacto que determinadas problemáticas assumem na jornada de personalidades tão distintas - e desconhecidas -, mas sem ocultar dores individuais. E é esta capacidade que, para mim, torna a narrativa tão magnética e profunda. Porque abre portas a temas delicados, que nos levam ao limite das emoções e da empatia. Além disso, numa teia de testemunhos tão intensos, é percetível que existe uma procura constante por sentido, por paz e, claro, por equilíbrio.
«E percebi que a odiava tanto que até o amor poderia brotar desse sentimento»
O autor, através de uma escrita que [me] inebria, construiu um espaço e um tempo que são um retrato fiel dos fantasmas que nos atormentam, do abandono que dilacera, de quanto é frágil a nossa saúde mental e de como há circunstâncias que alimentam a nossa loucura e despertam um lado vulnerável em nós. E é impressionante como desenha o desenrolar da ação, de modo a que as barreiras geográficas e seculares não sejam uma limitação, mas, antes, a prova que há acontecimentos transversais a várias gerações. Porque existem forças que nos transcendem a todos.
«A minha doença é estar viva»
Esta obra incentiva-nos a refletir sobre uma série de questões, até porque evidencia as camadas mais sombrias e melancólicas do ser humano. Assim, leva-nos numa viagem intimista, sensorial, na qual as artes, a ambição desmedida, a perda e a expiação são protagonistas. Em simultâneo, mostra-nos a necessidade de reconhecer a solidão que abraçamos em silêncio e de aceitar que o fracasso faz parte do processo. E na tentativa de preencher o vazio, sentimos a urgência de prosseguir na leitura, mesmo que nos custe, porque não queremos largar a mão destas quatro personagens alucinantes e bastante carismáticas.
«O amor não é um gesto, Artur. É o mesmo gesto repetido ao longo do tempo»
A Mulher Que Correu Atrás do Vento é um livro dentro de outro livro, cujo denominador comum é o poder do amor, encaminhando-nos para um final que nos deixa em suspenso: visto que é uma incógnita do futuro.
«Perdemos as pessoas, elas desaparecem um dia e, quando
tornamos a lembrar-nos delas, descobrimos que é tarde de mais»
// Disponibilidade //
16 Comments
Vou tomar nota da sugestão!
ResponderEliminarIsabel Sá
Brilhos da Moda
Boas leituras!
EliminarSugestao inspiradora :) Faz lembrar o meu Louis que adora correr atras do vento <3
ResponderEliminarÉ um livro extraordinário! Tem situações duras, mas vale tanto a pena ler. Desarmou-me por completo *-*
EliminarAdoro a escrita do João Tordo e este é um dos livros que quero ler.
ResponderEliminarObrigada pela partilha.
Beijinho grande, minha querida!
Recomendo imenso esta obra *-*
EliminarUm escritor de que gosto.
ResponderEliminarUm abraço e continuação de uma boa semana.
Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados
Somos dois, Francisco :)
EliminarObrigada e igualmente!
Acredito que seja um livro de uma leitura muito interessante. Talvez um pouco "pesada" mas quem gosta de uma leitura intensa - eu gosto - decerto que gostará do livro. Vou procurar adquirir.
ResponderEliminar.
Abraço virtual
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Sim, sem dúvida! Tem aspetos pesados, mas vale muito a pena ler :)
EliminarMais um que ainda não tinha ouvido falar, mas sim parece ser uma boa opção para o fazer
ResponderEliminarBeijinhos
Novo post
Tem post novos todos os dias
Recomendo imenso :)
EliminarGosto do escritor, já me falaram nesse livro, estou curiosa.
ResponderEliminarBeijinhos
Sou suspeita, mas é um escritor do qual gosto bastante. Recomendo :)
EliminarGostei muito de ler a tua opinião, visto que já quero ler algo do João Tordo há imenso tempo. Estou neste momento a ler o seu Manual de Sobrevivência do Escritor, mas a primeira obra de ficção que quero ler dele é esta.
ResponderEliminarBeijinhos,
Six Miles Deep
Ainda não li muitas obras de ficção do João Tordo, mas todas as que li recomendo. Para além desta, adorei Ensina-me a Voar Sobre os Telhados e A Noite Em Que o Verão Acabou :)
EliminarTambém li o Manual de Sobrevivência de Um Escritor e gostei bastante