LER A DIFERENÇA ||
SE EU FOSSE TUA

Fotografia da minha autoria



Tema: Identidade de Género

Avisos de Conteúdo: Saúde mental, Bullying, 
Suicídio, Homofobia, Violação, Violência


O nosso passado é um capítulo palpável da história que nos corre na pele, mas não tem de nos definir, nem tem de nos limitar, porque a perceção que temos de nós pode alterar-se e ninguém deveria sentir pressão para ser alguém com quem não se identifica. Sobretudo, quando persiste a consciência de se ter nascido no corpo errado. Portanto, atendendo a que o tema de maio para o projeto Ler a Diferença se centra na identidade de género, abracei o livro de Meredith Russo.

«Durante muitos anos estive do lado errado de demasiadas 
piadas, demasiadas partidas, demasiados confrontos»

Se Eu Fosse Tua é a primeira história que leio com uma protagonista transgénero. E saber que a própria autora também o é torna determinados pensamentos e hesitações mais contextualizados, pela sua pertinência e aproximação à realidade. Embora a narrativa não seja autobiográfica, creio que a experiência pessoal tenha tido peso no seu fio condutor. Deste modo, para todos os leitores cisgénero, isto é, que não são trans, é uma maneira de compreendermos melhor a luta da personagem principal, sensibilizando-nos para as suas vivências. Sem, no entanto, nos orientar num testemunho que parece uma verdade absoluta, uma vez que todos os casos apresentam contornos distintos.

«Seja o que for que não me consegues contar. - Fitou-me. - Vai ficar tudo bem»

Confesso, ainda assim, que este livro ficou um pouco aquém das minhas expectativas, porque senti falta de uma maior profundidade emocional e psicológica. Mesmo que esta mudança tenha sido desejada, não deixa de ser um processo complexo, moroso e com várias camadas. Por isso, faltou-me uma construção mais intimista, que me fizesse entender o verdadeiro impacto da situação, quer ao nível da aceitação individual, quer ao nível da gestão familiar. Em parte, é percetível, mas considero que a abordagem ficou demasiado superficial, desencadeando acontecimentos céleres, nos quais preferia ter permanecido mais tempo.

«Nunca iria libertar-me do passado»

Apesar de tudo, é inegável a importância de personagens com a voz de Amanda, pois faz-nos refletir sobre as questões de género, sobre o preconceito, sobre a discriminação. Em simultâneo, mostra-nos como a sociedade ainda não está preparada para normalizar esta caminhada e como é urgente investir em redes de apoio que auxiliem aqueles que se sentem perdidos, porque, aparentemente, não se encaixam nos padrões impostos por terceiros. No entanto, um dos aspetos que este enredo tem de mais bonito é que, contra todos os receios, há quem veja as pessoas por aquilo que elas são: seres humanos. E as respeite sem desculpas.

«(...) ao contrário da nódoa negra, a mágoa demoraria mais que alguns dias a passar»

Se Eu Fosse Tua é uma história sobre aceitação. É um retrato sobre a importância da verdade, da confiança e do diálogo. E, acima de tudo, inspira pela coragem de baixar as defesas para se permitir ser amada, porque, durante esta metamorfose, percebeu que é digna de todo o amor.

«O que podemos fazer?»


Disponibilidade: Wook | Bertrand

Nota: O blogue é afiliado da Wook e da Bertrand. Ao adquirirem o[s] artigo[s] através dos links disponibilizados estão a contribuir para o seu crescimento literário - e não só. Muito obrigada pelo apoio ♥

Comentários

  1. Que livro incrivel! Gostei e tenho mesmo de ler. Estes temas têm de ser falados e discutidos por marcarem a diferença para ver se estas coisas horriveis, como o bullying, homofobia e as violacoes, deixam de acontecer de uma vez por todas. Pode demorar o seu tempo mas vamos conseguir. <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um excelente alerta, porque nos centra nestas questões tão pertinentes. Está mais do que na hora de aceitarmos e sermos parte da solução

      Eliminar
  2. Fiquei agradavelmente curiosa. Já está na minha lista e creio que será a próxima leitura.
    É um tema que tem que se continuar a falar até se tornar banal, até já ninguém estranhar nem olhar de lado.

    ResponderEliminar
  3. Tenho que ler este livro, deve ser espectacular.

    Obrigada pela partilha, minha querida.

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
  4. Acredito que seja um livro com uma narrativa fascinante, maravilhosa de ler.
    .
    Cumprimentos poéticos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  5. Que sim parece ser um livro bastante incrivel, mas nunca tinha ouvido falar, mas parece ser uma boa opção para o fazer
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  6. Não conheço nem o livro, nem a autora.
    Tema absolutamente actual.
    Comprar, não o compro, mas vou procurá-lo nas bibliotecas públicas. Algumas delas abriram ontem.

    ResponderEliminar
  7. Já tinha ouvido falar desse livro e já estava curiosa... Obrigada pela partilha!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderEliminar
  8. No mundo há o bom e o mau. Talvez o bom facilite em demasia para que o mau possa sobreviver? Não conheço esse livro. Mas acredito que seja bom!

    Tenha uma boa noite Andreia.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário