OS LANÇAMENTOS QUE ME
DEIXAM ENTUSIASMADA

Fotografia da minha autoria



«Aqueles que devoram livros»


A caixa que alberga a minha pilha de livros por ler aumenta consideravelmente. E, ainda que o espaço pareça menor, e o tempo escasseie para todas as leituras que pretendo abraçar, estou atenta aos novos lançamentos. Seja para sair da minha zona de conforto, seja para me reencontrar com os autores que têm o meu coração por inteiro.

É, portanto, com bastante regularidade que visito sites de livrarias online. Resultado? A lista de desejos multiplica e eu fico entusiasmada com a quantidade de histórias e personagens que permanecem, ali, à minha espera. E vou contando os segundos até que consiga fazê-las transitar dos respetivos armazéns para a minha casa.

No meu passeio digital mais recente, contabilizei sete lançamentos de autores portugueses que me deixaram curiosa com os mundos que guardam.


BALADA PARA SOPHIE, FILIPE MELO & JUAN CAVIA


«A vida de Julien Dubois, pianista de sucesso, confunde-se com a história da Europa do século XX. Desencantado e misantropo, vive a reforma numa velha mansão, com um gato e uma governanta por companhia. Um dia, é visitado por uma jovem jornalista que o incita a contar a sua verdadeira história. Nas paredes da casa, saturadas de fumo de cigarro e de velhas memórias, ressoa a confissão de uma vida feita de rivalidade, desamor e arrependimento. Balada para Sophie é uma deslumbrante novela gráfica de uma das duplas mais consagradas da Banda Desenhada em Portugal». - reeditada pela Companhia das Letras.


O QUE DIZER DAS FLORES, MARIA ISAAC


«Bem-vindo a Mont-o-Ver! Português que se ponha a caminho da montanha, no inverno, ou da praia, no verão, é certo passar por esta planície de canaviais; mais certo ainda, nem dar por ela. A velha linha férrea passa-lhe ao lado e os comboios já nem sequer abrandam por aqui. Em tanto espaço igual, esta é paisagem fácil de se perder [...] Descubram comigo o que aconteceu, afinal, na noite do grande incêndio de há uma década e quem são os verdadeiros heróis desta nossa história».


O QUE VEEM AS ESTRELAS, NUNO CAMARNEIRO


«Quando uma menina chamada Rita, um cão chamado Bernardino e um cientista chamado Alfredo se encontram num jardim, todas as perguntas são possíveis. De olhos fechados e com as ideias muito abertas é possível observar o universo inteiro, mesmo planetas em forma de cachimbo, girafas marrecas e jardins onde crescem livros».


SEGREDO MORTAL, BRUNO M. FRANCO


«Na véspera de Natal, cheias massivas submergem o centro de Lisboa, causando danos incalculáveis e centenas de mortes. Designada por Desastre de Lisboa, a catástrofe é atribuída ao aquecimento global. Mas terá resultado realmente das alterações climáticas? Um cenário aterrador é descoberto numa praia. Chamados a intervir, Leonardo Rosa e Marta Mateus, inspetores da Polícia Judiciária, deparam-se com a mais tortuosa perversidade: Um puzzle humano. Iniciando uma caça ao homem, descobrem o perfil de um assassino, perigoso e inteligente, que desafia as capacidades dos inspetores. Assombrado pelos seus próprios fantasmas, Leonardo Rosa terá de ultrapassar barreiras para conseguir chegar à verdade: A descoberta de um segredo incrível. Entretanto, um jovem recém-licenciado é acusado de dois crimes que ele jura não ter cometido. Encurralado, decide fugir e provar a sua inocência».


AS 100 MELHORES CRÓNICAS


«Miguel Esteves Cardoso publicou mais de 13 mil crónicas. Estas são algumas daquelas que mais vezes foram fotocopiadas e coladas em cadernos ou roupeiros, as que motivaram mais telefonemas, discussões, namoros e até casamentos, as que vezes sem conta foram enviadas por e-mail e partilhadas nas redes sociais, por nos terem feito rir ou chorar - por, ao lê-las, termos sentido, como só MEC nos faz sentir».


CITO, LONGE, TARDE, FRANCISCO GERALDES


«Num acontecimento poético, Francisco Geraldes juntou dois anos de poesia, que culminam no lançamento de Cito, Longe, Tarde. Poemas de interrogação e procura, em que coloca questões fundamentais que o inquietam, pondo em causa o sentido de existência».


DEUS, PÁTRIA, FAMÍLIA, HUGO GONÇALVES


«Uma mulher é encontrada morta no santuário do Cabo Espichel, envolta num manto branco, com um rosário entre os dedos. Os peregrinos confundem-na com uma aparição de Nossa Senhora. Os detetives encarregados do caso não vão em delírios, mas também não imaginam que aquele é apenas o primeiro homicídio [...] Dos loucos anos 1920 nos Estados Unidos à convulsa década de 1940 em Portugal, chega-nos uma versão alternativa do nosso passado, com ecos no presente, porque basta uma única reviravolta para mudar o rumo de um país».


Que lançamentos vos deixam entusiasmados?

18 Comments

  1. Excelentes sugestões as 100 melhores crónicas do MEC já li e gostei.
    Um abraço e boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  2. Espero que correspondam às tuas expetativas!
    Boa semana!
    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  3. Quero muito ler Freed da E. L. James, o último volume das 50 sombras pelo Christian. Da tua lista, o livro do Bruno M Franco parece-me muito interessante.

    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O último não cheguei a ler.
      Pelas críticas que tenho lido, o livro está fantástico!

      Eliminar
  4. Ui consegues adivinhar o meu preferido? O Rui vai querer o do Hugo Goncalves, sera uma excelente sugestao de prenda de anos :)

    ResponderEliminar
  5. Acredito que todos eles sejam livros fascinantes de ler.
    .
    Uma semana feliz … Abraço fraterno.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  6. Talvez as melhores crónicas do MEC!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  7. Que sim são uma boa sugestão mesmo para conhecer, acho que é sempre bom conhecer os novos lançamentos
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  8. Respostas
    1. Também tenho muita curiosidade em relação a esse livro!

      Eliminar