ENTRELINHAS ||
O CRIME DO PADRE AMARO

Fotografia da minha autoria



«Uma obra polémica, que gerou contestação por parte da igreja católica»

Avisos de Conteúdo: Machismo, relações abusivas/tóxicas


A passagem de testemunho livrólica é, para mim, uma das heranças mais especiais. Porque nos permite deambular por outros géneros e porque nos permite guardar um pouco mais das nossas pessoas. Por isso, ter nas minhas estantes livros que pertenceram às bibliotecas particulares de familiares é indescritível. E este exemplar corresponde à terceira versão de um dos textos mais centrais de Eça de Queiroz, na qual existe uma diferença na conceção, no estilo e na caracterização do protagonista - sendo, inclusive, apresentada uma nova personagem.

«A madrugada rompia. A cidade estava silenciosa, os candeeiros apagavam-se»

O Crime do Padre Amaro surpreendeu-me pela fluidez, - porque não? -pelo seu traço sedutor e, sobretudo, pela pertinência dos temas, uma vez que este romance é muito mais que as infrações de um sacerdote. É uma porta aberta para decifrar os vícios, a corrupção do clero, as desigualdades económicas, os preconceitos e o peso que a religião e a Igreja exerciam na comunidade, toldando o seu discernimento. Além disso, leva-nos a refletir sobre a moral, sobre os contornos da mentira e sobre a questão do celibato. Sem, no entanto, esquecer um comportamento que é, no meu entender, altamente limitador: a imposição de um caminho, camuflada numa falaciosa preocupação em relação ao futuro, que em nada respeita o tempo e as necessidades individuais.

«Tinha constantemente o seu rosto presente, ele entrava sempre nos seus sonhos»

Com uma bandeira nos sentimentos proibidos e na toxidade das relações, expondo o verdadeiro caráter do ser humano e mostrando o impacto das nossas decisões - ponderadas ou obrigatórias, O Crime do Padre Amaro retrata a bisbilhotice, a futilidade, a hipocrisia e a dicotomia entre aquilo que é apregoado e o que é, efetivamente, realizado. Podendo - ou não - interferir com os nossos votos, esta obra aborda a fé. O amor. E todas as áreas cinzentas para as quais ninguém nos prepara.

«(...) é uma bela e grande coisa a paixão! O amor é uma das grandes forças da civilização»


// DISPONIBILIDADE //

Wook: Livro | eBook
Bertrand: Livro | eBook

Nota: O blogue é afiliado da Wook e da Bertrand. Ao adquirirem o[s] artigo[s] através dos links disponibilizados estão a contribuir para o seu crescimento literário - e não só. Muito obrigada pelo apoio ♥

Comentários

  1. Um excelente livro do Eça de Queiroz que merece uma leitura atenta.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais tarde, procurarei relê-lo :)
      Obrigada e igualmente, Francisco!

      Eliminar
  2. É, sem duvidas, das minhas obras preferidas <3 Aprendi tanto com este livro, acho que foi com ele que a minha revolta contra a Igreja catolica começou...
    Como te contei no Twitter, li este livro na minha adolescencia, directamente da biblioteca da minha madrinha, que por sua vez, o trouxe da biblioteca do autor da sua casa da Granja <3 De seguida, vi a serie brasileira baseada no livro com o Toni Ramos, e tambem gostei muito. E a minha madrinha, sendo suspeita, bateu palmas ao desempenho dos actores <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, há tanta hipocrisia!
      A série nunca tive oportunidade de ver, mas fiquei curiosa :)

      Eliminar
  3. Do Eça apenas li os Maias, tenho o filme baseado nesta obra "O Crime do Padre Amaro" mas nunca o cheguei a ver. Tenho que dar uma oportunidade a ambos.

    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Recomendo muito este! Surpreendeu-me bastante pela fluidez e pela pertinência dos temas :)

      Eliminar
  4. Embora não seja o meu livro de eleição do “meu deus” da literatura portuguesa, é um livro excelente. Apetece-me lê-lo novamente.

    ResponderEliminar
  5. Mais um excelente livro que ainda não conhecia de todo, mas parece ser uma boa opção para o fazer
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  6. Ainda não conhecia o livro, mais da pra sentir que é um livro incrível pra ler, Andreia bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderEliminar
  7. Pode parecer estranho, mas nunca li este livro. Quem um dia...
    Beijinhos
    Coisas de Feltro

    ResponderEliminar
  8. Eu li esse livro ainda na adolescência
    Acho que vale a pena relê-lo
    Beijinhos querida Andreia

    ResponderEliminar
  9. Tenho este livro para terminar há meses. Queria ter terminado em maio. E até voltei a ele cheia de garra, mas voltei a vacilar. Gosto da história, mas a escrita de Eça aborrece-me um pouco :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo, é uma escrita mais detalhada. Talvez, noutra altura, consigas terminar :)

      Eliminar
  10. Acabei hoje mesmo de ler pela primeira vez na íntegra "Os Maias"... Talvez no futuro me deixe levar por esta obra também! Às vezes dá-me para ler clássicos :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário