LER A DIFERENÇA ||
HEARTSTOPPER VOLUME 1

Fotografia da minha autoria



Tema: LGBTQIA+

Avisos de Conteúdo: bullying, preconceitos, homofobia, assédio


O caminho para leituras mais inclusivas é um processo que pretendo que seja, cada vez mais, consciente e natural. Por isso, participar no Ler a Diferença tem sido tão enriquecedor: não só pelos temas privilegiados, mas também pelos autores e registos que tenho descoberto. No mês em que se celebra o orgulho LGBTQIA+ - cuja luta continua fundamental -, arrisquei na novela gráfica de Alice Oseman.

«Isso não... Eu não... Eu não me apaixono por qualquer rapaz que é simpático comigo»

Heartstopper tem uma das mensagens mais importantes e amorosas com que me cruzei no mundo literário. Porque, para além de se centrar numa relação homossexual, abre caminho para uma série de questões acerca das nossas inseguranças, da adolescência, do peso e da necessidade de rótulos e de sentimentos ambíguos, que nos fazem analisar a nossa essência. Em simultâneo, mostra-nos uma amizade a ser construída com os alicerces certos, o medo da não correspondência e os perigos de viver um romance abusivo. Assim, através de ilustrações que também contam histórias preciosas, abraçamos a descoberta e a aceitação.

«Em todo o caso, é muito rude especular sobre a sexualidade de alguém»

A autora desenhou um romance bastante realista, com representatividade, e que quebra alguns estereótipos. Embora se leia num sopro, é inegável o seu impacto positivo e a sua energia que conforta e que transmite esperança para um mundo mais empático. Estou desejosa de continuar a acompanhar o crescimento de Nick e de Charlie, até porque são a voz de todos aqueles que procuram saber quem são.

«Prefiro ficar contigo de qualquer maneira»


// Disponibilidade //

Wook: Livro | eBook
Bertrand: Livro | eBook

Nota: O blogue é afiliado da Wook e da Bertrand. Ao adquirirem o[s] artigo[s] através dos links disponibilizados estão a contribuir para o seu crescimento literário - e não só. Muito obrigada pelo apoio ♥

Comentários

  1. Numa narrativa diferente, aflorando a diferença, está muitas vezes a beleza da escrita. Penso que gostaria muito de ler este livro. A resenha que faz desse, indica que, seja de uma leitura muito agradável e interessante
    .
    Abraço poético
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  2. Excelente leitura para o mês LGBT <3 Quanto mais falarmos sobre estes assuntos mais informação passamos uns aos outros <3 A melhor forma de combater estes estigmas é com o preconceito é com conhecimento e representatividade, como foi dito este sabado no programa da Mena em relacao ao racismo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos de dar, cada vez mais, voz à representatividade. Porque, de facto, só assim conseguimos combater preconceitos

      Eliminar
  3. Tenho que ler esse livro, gosto destes temas. Obrigada pela sugestão, minha querida.

    Beijinho grande.

    ResponderEliminar
  4. Acho que tem mesmo uma história bem bonita para conhecer
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  5. Por acaso ando para ler este livro :)

    ResponderEliminar
  6. Livros são ótimos caminhos para acabar com os preconceitos, Andreia bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderEliminar
  7. Temas pertinentes. Vou guardar a sugestão.

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  8. Como viste, li-o de uma assentada 😂 Fiquei conquistada pela história e acho que vais adorar ainda mais os próximos volumes!


    A Sofia World

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou desejosa de ler os restantes! Que amor de história *-*

      Eliminar

Enviar um comentário