LIVROS QUE AINDA QUERO LER
ATÉ AO FINAL DO ANO

Fotografia da minha autoria



«Livros, livros, livros»


As minhas leituras são pouco planeadas. Tenho o cuidado de definir os livros para os clubes de leitura e de separar aqueles que estou com mais vontade de descobrir, mas a seleção final dependerá sempre do meu estado de espírito. Porque creio ser a abordagem mais benéfica para desfrutar desta experiência literária.

Dentro dos títulos que continuam em espera, na caixa de madeira junto à estante, é inevitável que alguns se destaquem mais. Portanto, excluindo o que estou a ler - O Labirinto dos Espíritos - e o que reservei para o Alma Lusitana - Alice do Lado Errado do Espelho -, agreguei os sete que ainda quero ler até ao final do ano.


 NOTAS SOBRE O LUTO , Chimamanda Ngozi Adichie
«No dia 10 de junho de 2020, na Nigéria, o académico James Nwoye Adichie morreu subitamente. Chimamanda Ngozi Adichie, sua filha, partilha connosco os efeitos devastadores que esta morte teve em si. Tece na sua própria experiência os fios da história da vida do pai até aos seus últimos dias, já em confinamento, em que conversava com os filhos e os netos por vídeochamada. Este livro é um tributo».

 FEMINISMO DE A A SER , Lúcia Vicente
«A 8 de Março de 2019, a primeira greve nacional feminista em Portugal esvaziou locais de trabalho e encheu as ruas de homens e mulheres em protesto contra a desigualdade social e laboral, a violência de género e todas as formas de descriminação a que as mulheres estão, ainda, sujeitas. Num país onde, em 2018, 28 mulheres foram vítimas de femicídio e onde a diferença salarial entre um homem e uma mulher pode atingir os 26%, o feminismo é uma urgência, não um capricho. A igualdade de direitos, de deveres e de oportunidade para todos, independentemente do seu género, credo ou raça, está prevista na lei. A vida das pessoas e os números a que dão origem, porém, demonstram que a concretização desta prerrogativa continua longe do horizonte da maioria. No entanto, «feminismo» e «feminista» ainda são palavras que provocam desdém e desconfiança em muitos, que vêem nele uma guerra vingativa contra os homens e contra a sociedade».

 AS INTERMITÊNCIAS DA MORTE , José Saramago
«Colocada a hipótese, o autor desenvolve-a em todas as suas consequências, e o leitor é conduzido com mão de mestre numa ampla divagação sobre a vida, a morte, o amor, e o sentido, ou a falta dele...».

 DEIXEM PASSAR O HOMEM INVISÍVEL , Rui Cardoso Martins
«Este livro acompanha a viagem de um homem - cego desde os 8 anos - e de um pequeno escuteiro por uma Lisboa subterrânea, depois de uma enxurrada os empurrar para uma caixa de esgoto. Pelo meio desta aventura complexa e intensa, que é também um caminho de memórias difíceis, há um ilusionista, um camaleão que não acerta com a cor e todas as pessoas que continuam a acreditar no salvamento, apesar de tudo».

 O FULGOR INSTÁVEL DAS MAGNÓLIAS , Ivone Mendes da Silva
«Tenho às vezes a obrigação de conversar com pessoas que me deixam sempre constrangida com a infantilidade do pensamento que exprimem. E produzem enunciados onde o bem triunfa sempre sobre o mal e onde basta querer para conseguir alcançar. Tenho a impressão de que se movimentam numa zona da vida que eu não frequento. Além disso parecem por vezes muito preocupadas com o sentido da vida e dessa preocupação nascem as suas únicas inquietações. Tenho a sorte de nunca ter precisado de que a vida me tivesse um sentido e de ser claro para mim que a dimensão trágica da existência é a mais intrínseca».

 O MONTE DOS VENDAVAIS , Emily Brontë
«É uma das grandes obras-primas da literatura inglesa. Único romance escrito por Emily Brontë, é a narrativa poderosa e tragicamente bela da paixão de Heathcliff e Catherine Earnshaw, de um amor tempestuoso e quase demoníaco que acabará por afectar as vidas de todos aqueles que os rodeiam como uma maldição. Adoptado em criança pelo patriarca da família Earnshaw, o senhor do Monte dos Vendavais, Heathcliff é ostracizado por Hindley, o filho legítimo, e levado a acreditar que Catherine, a irmã dele, não corresponde à intensidade dos seus sentimentos. Abandona assim o Monte dos Vendavais para regressar anos mais tarde disposto a levar a cabo a mais tenebrosa vingança. Magistral na construção da trama narrativa, na singularidade e força das personagens, na grandeza poética da sua visão, nodoso e agreste como a raiz da urze que cobre as charnecas de Yorkshire, O Monte dos Vendavais reveste-se da intemporalidade inerente à grande literatura».

 SE O DISSERES NA MONTANHA , James Baldwin
«Neste seu primeiro romance, Baldwin dá voz a John Grimes, um rapaz de catorze anos posto perante um dilema num sábado de Março de 1935, no Harlem nova-iorquino. Prestes a fazer catorze anos, na véspera de um sermão na montanha, John está numa encruzilhada que tanto pode ser uma crise como uma epifania. John quer para si um destino diferente daquele que a família e a comunidade lhe reservaram: o de seguir os passos do padrasto, ministro da Igreja Pentecostal. Mas, numa comunidade discriminada, a liberdade de escolher pode não estar nas suas mãos. Ou pode condená-lo a uma segregação ainda mais profunda».


Que livros pretendem ler até ao final do ano?

Comentários

  1. Prisioneiros da Mente, Augusto Cury, Relato de um sobrevivente, Daniel Sampaio, Mais livre, E.L.James, Sonho, Nicholas Sparks.

    Alguns destes ainda não tenho.

    Beijinho grande, minha querida! Boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho O Sonho para oferecer à minha mãe, que adora Nicholas Sparks.
      Fiquei curiosa com o livro do Daniel Sampaio

      Eliminar
  2. Excelente ideia ;) Até ao final do ano tambem vou actualizar as minhas leituras uma vez que vou passar 4 dias no hospital e depois vou estar em repouso por causa da recuperação <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma maneira de estares acompanhada e entretida, sem dúvida!

      Eliminar
  3. Se conseguir ler esses livros todos pode considerar-se uma heroína. Oxalá o consiga. Ler faz bem à alma e sossega o coração.
    .
    Um dia feliz … abraço
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se conseguirei lê-los todos, mas não seria heróico :p
      Faz mesmo!

      Eliminar
  4. Comprei e li AS INTERMITÊNCIAS DA MORTE de José Saramago, quando a minha mãe morreu.
    O MONTE DOS VENDAVAIS de uma das irmãs Brontë é um dos meus livros de eleição.
    Li três dos livros que tu nos mostras na fotografia.

    Continuação de boas leituras 📚

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estão ambos na lista de prioritários!

      Obrigada e igualmente, Teresa

      Eliminar
  5. Como gosto muito da árvore a minha preferência vai para "O fulgor instável das magnólias"
    Boa semana, beijinhos

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só leio maravilhas sobre esse livro!
      Obrigada e igualmente, Marisa

      Eliminar
  6. Sempre com as melhores ideias, mas confesso que cá em casa que mais lé é o meu irmão, onde é uma coisas que não faço muito é ler livros
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Sofia!
      Tens outras preferências, faz parte :)

      Eliminar
  7. Também tenho alguns ainda para ler este ano. Dos que mencionaste, acho que não conhecia nenhum. Obrigada pela sugestão. :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário