ENTRELINHAS || A CASA E O MUNDO

Fotografia da minha autoria



«Resume o estilo de vida que o autor procura transmitir»

Avisos de Conteúdo: Problemas matrimoniais, violência


A iniciativa Livraria Às Cegas, da Reli [Rede de Livrarias Independentes], tem-me proporcionado experiências de leitura surpreendentes, até porque me permitem sair da minha zona de conforto e explorar títulos - e autores - que dificilmente priorizaria. Assim, graças à Centésima Página, fiquei a conhecer Rabindranath Tagore.

«(...) mas o coração dizia-me que a dedicação nunca se atravessa no caminho 
da igualdade; apenas torna mais elevado o nível do ponto de encontro»

A Casa e o Mundo apresenta um tom bastante intimista, com um retrato psicológico profundo e uma abordagem que pretende propor uma alternativa à realidade violenta do século XX. Além disso, foca-se na emancipação de Bengala e no papel da mulher. Através de uma narrativa alternada e desenvolvida a três vozes, é percetível o processo de desconstrução humana, fazendo-nos viajar até à essência dos seus valores.

«O nosso amor só será autêntico, verdadeiro, se nos 
encontrarmos e reconhecermos no mundo real»

É, ainda, notório o peso que a sociedade tem nas decisões individuais e o quanto a pátria e as ideologias dicotómicas dividem e rotulam as personagens. Porque esse eco perpetua-se indefinidamente. Abordando, em simultâneo, problemas matrimoniais, a liberdade e a fé, esta obra guarda um mundo novo nas entrelinhas.

«O homem é infinitamente mais do que a ciência natural de si próprio»

A Casa e o Mundo é um romance representativo. Espelhando o estilo que o autor procurou tornar transversal à sua identidade literária - «respeito profundo pela vida, amor pela natureza e religiosidade panteísta» -, mostra-nos que a nossa caminhada tem sempre duas perspetivas que se complementam: a de fora [que, por ser do mundo, nos embala noutros desafios] e a de dentro [que, por ser o nosso lar, nos ampara].

«(...) a presença de outra pessoa não a impede de estar só»

Comentários

  1. Fiquei curiosa com este livro, não conhecia o autor. Vou levar a sugestão.

    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
  2. Uma excelente leitura para lembrar o dia de ontem sobre a Conscializacao para a Violencia Domestica... Casa deveria ser o lugar mais seguro para as mulheres.

    ResponderEliminar
  3. Acredito que seja um romance lindíssimo de ler.
    .
    Feliz fim-de-semana. Abraço e/ou beijinho.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos

    ResponderEliminar
  4. Confesso que fiquei bem curiosa pelo livro, Andreia, gosto de um romance bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderEliminar
  5. Parece bem interessante!

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  6. Não conhecia, mas parece-me interessante. Obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
  7. Hum, que parece ser mais uma boa opção para conhecer, ainda não tinha ouvido falar
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar
  8. Não conhecia o autor,fiquei curiosa com o livro deve ser interessante.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário