ENTRELINHAS || ISTO VAI DOER

Fotografia da minha autoria



«Dolorosamente engraçado»

Avisos de Conteúdo: Linguagem Explícita


Os livros de não ficção escasseiam nas minhas estantes - e nas listas de desejos, reconheço. Mas não só é maravilhoso sair da nossa zona de conforto, como também há títulos que nos conquistam, mesmo que apenas conheçamos esse pormenor. E foi neste seguimento que me deparei com o manuscrito de Adam Kay.

«Nem sequer verificam se você não suporta ver sangue»

Isto Vai Doer é um diário de um médico, que foi escrevendo para aliviar a pressão e o desgaste da profissão. Compilando episódios com vários pacientes - cujas identidades foram preservadas -, casos insólitos e traumas, é um relato bastante honesto, visceral, e que tem tanto de cómico como de angustiante, porque a sua escrita torna mais leve as situações que nos pesam e que o levaram a abandonar a sua carreira na medicina.

«Prescrevo fluídos IV para o paciente, embora fosse mais 
eficaz prescrever bom senso para alguns dos meus colegas»

Subjacente à narrativa, existe uma crítica à gestão do Sistema Nacional de Saúde Britânico. Porque não deixa de ser surpreendente como, num país evoluído, se perpetuem carências em áreas vitais para a sociedade. Em simultâneo, e sem filtros, coabitamos com as suas dúvidas, a sua entrega e a sua consciência. E talvez seja por essa razão que o livro apresenta um traço tão empático, conquistando-nos ao primeiro pensamento.

«Conto-lhe a minha história de super-herói, na esperança 
de que ele sugira que o meu nome seja atribuído ao hospital»

Isto Vai Doer relembra-nos que, por baixo da bata branca, há um ser humano que também necessita de gerir perdas, medos e frustrações; que também precisa de se cuidar. Com uma excelente dose de humor e sarcasmo, o, agora, comediante e guionista não nos poupa a autênticos murros no estômago. Porque há histórias hilariantes e outras que nos emocionam. E o desfecho do livro deixa-nos numa reflexão profunda.

«Confiarem em nós é muito mais importante 
do que gostarem de nós, mas é bom ter de tudo»


|| Disponibilidade ||

Wook: Livro | eBook
Bertrand: Livro | eBook

Nota: O blogue é afiliado da Wook e da Bertrand. Ao adquirirem o[s] artigo[s] através dos links disponibilizados estão a contribuir para o seu crescimento literário - e não só. Muito obrigada pelo apoio ♥

Comentários

  1. Pela descrição, deve ser um bom livro e que vale a pena ler.
    Já há muito tempo que aqui não vinha. Não sei por que me perdi...
    Continuação de boa semana, amiga Andreia.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vale mesmo, Jaime, porque consegue unir duas vertentes: a da consciencialização e a do humor.
      Ando em falta consigo

      Obrigada e igualmente

      Eliminar
  2. Adoro historias de medicos :) Sigo a pagina Perolas da Urgencia no Instagram e sou solidaria com eles pois sao autenticos herois <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa página não conhecia, mas os médicos e os enfermeiros merecem todo o reconhecimento possível!

      Eliminar
  3. Já o tenho no Kobo à minha espera. ;)

    ResponderEliminar
  4. Que nunca tinha ouvido falar, mas parece ser mais uma boa sugestão para ler, acho que vou levar a sugestão para o meu mano
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar
  5. Acredito que seja um livro super interessante.
    .
    Cordiais saudações
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar

Enviar um comentário