4 COISAS QUE NÃO GOSTO NO NATAL

Fotografia da minha autoria



«It's the most wonderful time of the year»


O Natal é uma das minhas quadras festivas favoritas, porque tem uma luz encantadora, singular, que evidencia tudo aquilo em que acredito: a presença, a empatia pelos demais, a demonstração de amor pelos nossos e o conforto que nos proporciona a união nas decorações, nos preparativos e na confeção dos pratos que pintam as nossas mesas. No entanto, apesar de toda a magia da época, há quatro coisas que não gosto no Natal.

BOLO REI
Visualmente, até pode ser bastante apelativo, mas é um dos doces que dispenso, porque não aprecio a consistência da massa, nem a combinação dos seus elementos. Definitivamente, não é iguaria para mim.

O APELO AO CONSUMISMO/EXCESSO
Eu sei que as situações só assumem as proporções que lhes permitimos [de um modo geral]. Porém, é inegável que somos empurrados para esta dinâmica de consumismo e excesso: seja porque as lojas nos inundam as caixas de mensagens com promoções e alertas de todo o tipo, seja porque as decorações começam a aparecer logo em novembro. Inconscientemente, somos impelidos a gastar, a ponderar tudo o que pensamos oferecer. É preciso controlo e um foco constante na verdadeira mensagem desta quadra.

NUNCA SABER O QUE OFERECER
Sou um pouco distraída, mas procuro estar atenta aos sonhos e necessidades dos meus, porque gosto de os presentear com escolhas que façam sentido; que tenham um toque especial, mas igualmente útil. O problema é que fico sempre na dúvida e, pior, acredito que aquela ideia não é assim tão extraordinária. Talvez esta característica não seja exclusiva da época em questão, mas há uma certa insegurança que se manifesta na hora de escolher a prenda ideal, fazendo-me questionar a pertinência do[s] objeto[s] e atrasando o processo.

QUE TENTEM CATALOGAR O NATAL
Não há uma maneira única de o viver. Portanto, não faz qualquer sentido tentar catalogá-lo com uma série de rituais estereotipados. Para mim, Natal é casa cheia, com decorações feitas no dia 8 de dezembro e uma sessão de leitura ou de maratona de filmes a 25. Para outras pessoas pode não ser. E está tudo bem. Não há comportamentos errados aqui. Esta época é demasiado especial e só o é pela sua diversidade. Aproveitemo-la.


Há alguma coisa que não gostem no Natal?

Comentários

  1. Não aprecio as refeições prolongadas, estar horas à mesa. Quanto aos doces, não gosto muito do bolo-rei clássico, a massa é muito seca. Prefiro pão-de-ló. Também não aprecio o consumismo, acho um exagero.

    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso, essa parte gosto bastante. A possibilidade de estar à mesa com os nossos, em conversas demoradas, sabe-me pela vida :)
      Adoro pão de ló!

      Eliminar
  2. Concordo com três, não com a 1ª. Adoro BOLO Rei..
    .
    Bom fim de semana … Feliz Natal. Boas festas.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos

    ResponderEliminar
  3. O consumismo é sempre aquela coisa...
    Antes também detestava bolo rei, agora gosto embora não adore.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depende sempre de nós, mas a quantidade de estímulos que nos encaminham nesse sentido é sempre surpreendente.
      Já experimentei em várias alturas não é mesmo doce para mim ahahah

      Eliminar
  4. Aprendi a gostar de bolo rei mas prefiro o bolo rainha que o meu Rui faz :) E adoramos de chocolate <3 Estou contigo nos 3 outros pontos, tambem nao gosto nao saber o que oferecer... decisoes decisoes <3

    ResponderEliminar
  5. Acho que estou como tu, os 3 primeiros é sempre algo que nunca sabemos o que fazer, mas posso dizer que bolo rei é algo que não gosto mesmo nada
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar
  6. Eu confesso que avançava essa época do ano!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  7. Concordo, excepto com a parte do bolo rei eheh

    ResponderEliminar

Enviar um comentário