UMA DÚZIA DE LIVROS 2021 ||
DEZEMBRO: TERAPIA DE CASAL

Fotografia da minha autoria



Tema: Um livro festivo


O meu conceito de festa inclui um cenário mais intimista, na companhia de familiares e amigos. Portanto, esta perspetiva foi a justificação perfeita para a escolha da última leitura para o Uma Dúzia de Livros. Primeiro, ponderei um livro natalício, mas mudei de ideias, porque, ao descobrir a obra de estreia da Rita da Nova e do Guilherme Fonseca, percebi que a troca de galhardetes era uma festa demasiado preciosa para não a partilhar.

«Quando vou sozinho, agarro em arroz e ponho-o no carrinho. Quando vou 
com a Rita, é preciso admirar a prateleira do arroz como se fosse o pôr do sol»

Terapia de Casal é o formato físico do podcast com o mesmo nome, privilegiando a mesma dinâmica e, ainda, a mesma imagem de marca: a discussão sobre «coisinhas insignificantes que dividem os casais no dia a dia». À medida que avançamos nos textos - 15 da autoria da Rita e 15 da autoria do Guilherme -, ficamos com a sensação de estamos a escutar um episódio, até porque há expressões tão identitárias, que imaginamos as suas vozes a reproduzi-las. Assim, é fácil decifrar que cada argumentação transparece as suas personalidades.

«O carisma das histórias está nos detalhes»

O tom humorístico, que ambos partilham, torna a leitura célere, fluída. E a verdade é que me ri bastante com as intervenções de cada um, porque conseguem explorar várias adversidades, nem sempre abordadas entre casais, de uma forma descontraída - por vezes, talvez um pouco mais excessiva que o necessário, mas apenas para marcar bem os seus pontos de vista discordantes. Evidenciando a competição que os caracteriza, este livro é fantástico: quer pelo conceito, quer pelo grafismo. Além disso, é de valorizar a atenção ao detalhe.

«É ao ver a paciência que a Rita tem para mim que fico com 
a certeza de que vamos ficar juntos até sermos velhinhos e morrermos»

Terapia de Casal tem peripécias hilariantes e a capacidade de incluir ouvintes e não ouvistes do podcast. Porque há textos novos e independentes e QR Codes que nos encaminham para episódios específicos - com a ressalva de a abordagem não ser exatamente igual. Como se estes aspetos não fossem suficientes para percebermos a qualidade do manuscrito, cada texto tem direito de resposta e o leitor pode registar se é #TeamRita ou #TeamGuilherme. Apesar de ter sido renhido, o resultado foi o que antevi: sou #TeamGuilherme.

«Como é que é suposto eu distinguir os objetos da 
minha casa que são só para ver dos que são para mexer?»

Conseguiram superar todas as minhas expectativas para esta leitura, até porque a forma como nos contam as suas histórias é mesmo envolvente. É por isso que este será um dos meus livros favoritos do ano - e da vida.

«Quem diria que uma Calathea faria da minha mulher uma Robina 
dos Bosques, a roubar dos ricos em folhagem para dar aos pobres de terra»


Disponibilidade: Wook | Bertrand

Nota: O blogue é afiliado da Wook e da Bertrand. Ao adquirirem o[s] artigo[s] através dos links disponibilizados estão a contribuir para o seu crescimento literário - e não só. Muito obrigada pelo apoio ♥

20 comments

  1. Não conhecia este livro, ouvi falar dele aqui no blogue. Confesso que oiço poucos podcasts. Vou levar a sugestão para experimentar.

    Beijinho grande, minha querida. Boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aconselho, minha querida, tanto o podcast como o livro, porque são incríveis!

      Eliminar
  2. "" Terapia do Casal "" ..... um livro que eu gostava de ler... tenho que o procurar.
    .
    Uma semana feliz
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  3. Que ainda não conhecia de todo o livro que falou, mas sim parece ser mais uma boa opção para o fazer, vou levar a sua sugestão
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar
  4. Não conhecia esse podcast transformado em livro!
    Beijinhos

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  5. Já ouvi falar bastante bem deste livro, fiquei curiosa com o teu resultado!

    ResponderEliminar
  6. Ouvi falar deste livro em algum lado não me lembro. tenho curiosidade em ler
    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eles têm promovido o livro em alguns programas televisivos, para além de todas as partilhas nas redes sociais. Aconselho :)

      Eliminar
  7. Por acaso a minha filha comprou um para oferecer a uma amiga (prenda de Natal), agora fiquei com curiosidade de ler.
    Beijinhos e boa leitura

    ResponderEliminar
  8. Vou começar por ouvir o podcast mas fico curiosa quanto ao livro.

    ResponderEliminar
  9. Eu amo o podcast e amei o livro também!
    #TeamGuilherme?! OMG vocês existem mesmo?! Não são um mito?! Ahahah brincadeirinha :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que decidiram avançar com os dois projetos!
      Existimos, sim. Somos poucos, mas bons ahahahah :D

      Eliminar