2021 || 12 MESES, 12 PEDAÇOS DE GRATIDÃO

Fotografia da minha autoria



«Gratidão é reconhecer que a vida é um presente»


A minha postura esteve sempre mais próxima da perspetiva do copo meio cheio. Não porque considere que devemos ignorar as circunstâncias negativas ou menos felizes do quotidiano, mas porque acredito que são as restantes que nos impulsionam para a mudança, quase como se fossem uma tábua de salvação, atendendo a que nos serenam. Assim, continuamos a flutuar em vez de irmos ao fundo - pelo menos, não por completo.

Quando a vida nos troca as voltas, quando o caos e o stress parecem assumir o controlo, não é simples reconhecer que o nosso dia possa ter tido acontecimentos positivos, até porque, rapidamente, deixamo-nos consumir pelo primeiro cenário. Portanto, num exercício de consciência, faço por ir registando os pontos altos, mesmo que pareçam mínimos. Porque isso ajuda-me a focar no mais importante e, sobretudo, a ser grata.

Os contratempos e os desafios fazem parte da nossa caminhada [e ainda bem]. E sinto que é fundamental prestarmos atenção a tudo o que nos acontece. É por isso que pratico a gratidão diariamente. Por vezes, por escrito. Por vezes, numa lembrança. Independentemente da dinâmica - e da sua concretização -, faço desta análise um compromisso sério. E a verdade é que marca o meu estado de espírito - sempre para melhor.

Este ano, o meu maior agradecimento volta a centrar-se no bem-estar dos meus. Perdemos um elemento fundamental desta fortaleza - que, agora, é mais uma estrela no nosso céu -, mas permanecemos juntos para o que der e vier. Sem que se anulem, ainda assim, tenho outros 12 pedaços de gratidão para destacar.

JANEIRO
O primeiro mês do ano foi desafiante, sobretudo, emocionalmente. Contudo, reservou-me alguns apontamentos de esperança. E, por isso, estou grata por ter Como é Que o Bicho Mexe como companhia.

FEVEREIRO
A última semana de fevereiro foi dura, porque fomos confrontados com a notícia que ninguém queria receber. Portanto, este fragmento de gratidão é inteiramente dedicado a Alfredo Quintana, guarda-redes de andebol do Porto e da Seleção Nacional, que não resistiu à paragem cardiorrespiratória, sofrida «pouco antes do treino de segunda-feira». Numa ocasião como esta, as palavras escasseiam. Mas nunca serás esquecido. Pelo tanto que nos deste, pelo exemplo irrepreensível de profissionalismo e amor, obrigada, Guerreiro Extraordinário ♥

MARÇO
Março trouxe-me dias de muita poesia e a vontade de arriscar numa iniciativa que tenho vindo a adiar. Porque, todos os anos, anoto as datas do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce, mas deixo passar, pelo simples facto de nunca ter uma ideia que considere boa - ou entusiasmante o suficiente para desenvolver. A seis dias do término das candidaturas, surgiu-me um pensamento que quis explorar e diverti-me imenso no processo.

ABRIL
Grata por terem aderido ao desafio Preferias, tornando a celebração do meu aniversário inesquecível.

MAIO
As conquistas no Andebol. Que grupo extraordinário: pelo talento e pela união que os fez renascer.

JUNHO
Grata por todo o amor que me amparou. Nunca tive dúvidas, porém, o meu núcleo duro voltou a mostrar que não me deixa sem chão. Mesmo à distância, conseguiram ser o abraço forte que tanto precisava.

JULHO
Transbordei de felicidade e gratidão por ter estado presente em duas cerimónias tão cheias de amor.

AGOSTO
As pequenas mudanças no meu quarto, que representa, cada vez mais, a minha identidade.

SETEMBRO
Um dos meus meses favoritos, pelo simbolismo do regresso e do recomeço, deixou-me grata pelo reencontro com a minha gémea - que é uma das pessoas mais inspiradoras que tenho na vida - e por saber que o projeto Mulher, da Carolina Deslandes, foi nomeado para um Grammy. A sua mensagem merece reconhecimento.

OUTUBRO
Grata por voltar a concertos ao vivo [e logo com uma estreia, para escutar o João Couto].

NOVEMBRO
Fiquei sem palavras pela surpresa do Clube do Autor [que me enviou o mais recente livro da Margarida Rebelo Pinto] e pela surpresa do Firgun [que me abriu a porta do seu álbum Marivalva, ainda antes de ter saído].

DEZEMBRO
O dia de Natal no aconchego da família.


Quais são os vossos pedaços de gratidão?

Comentários

  1. Agradecer torna a alma mais leve <3 Grata por estar aqui e te poder ler <3 Grata por estar viva apos ter feito uma operacao de barriga aberta ha um mes atras <3
    Boas Entradas e Feliz 2022 cheio de saude para ti e para os teus, minha querida <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, minha querida <3
      Obrigada, de coração, pelas palavras e pela presença! Um excelente 2022 para vocês

      Eliminar
  2. Grata por acabar o ano com saúde. Grata por ter nunca ter sido infetada.

    Feliz Ano Novo, minha querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é mesmo o melhor!
      Obrigada e igualmente, minha querida <3

      Eliminar
  3. Andreia temos que agradecer sempre, desejo um Feliz Ano Novo pra você.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderEliminar
  4. E são tantas as vezes que a vida nos troca as voltas.

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  5. Temos tanto para agradecer.
    Que 2022 lhe traga tudo aquilo que desejar.
    Feliz Ano Novo!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Nada melhor que agradecer a cada um dos momentos que o ano nos deu, que o proximo ainda seja muito melhor
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar

Enviar um comentário