2021 || 12 MESES, 12 VÍDEOS/PODCASTS

Fotografia da minha autoria



«Eu tenho natureza, arte e poesia»


As manifestações artísticas são camaleónicas. Por essa razão, conseguem adaptar-se às mais variadas circunstâncias, correspondendo aos formatos que procuramos. E eu tenho apreciado bastante esta dança, que me permite desfrutar da magia do audiovisual e de escutar os pensamentos de outros criadores de conteúdo.

Os podcasts são uma presença regular no meu quotidiano, até pela liberdade que me conferem para realizar tarefas em simultâneo, mas os vídeos no youtube vão conquistando o seu lugar, visto que há algo de único na possibilidade de observarmos as expressões de quem os grava - quase como se fosse uma linguagem paralela. Portanto, na simbiose destas duas artes, estreito laços entre a informação e o entretenimento.

Neste percurso surpreendente, tenho de destacar novos podcasts que trouxeram um pouco mais de brilho à minha caminhada: A Noite da Má Língua e Livra-te, bem como o Extremamente Desagradável, os Falsos Lentos e o Par de Jarras. Apesar disso, tenho 12 conteúdos que alcançaram este pódio de preferências.


JANEIRO



Li, finalmente, a série Afonso Catalão, de Nuno Nepomuceno, e foi com particular interesse que escutei o podcast Os Ficheiros Catalão, porque permitiu-me aprofundar um pouco mais a história d' A Célula Adormecida e, inclusive, conhecer melhor o protagonista. Posteriormente, aventurei-me n' O Assassino, protagonizado por uma das personagens apresentadas no livro A Morte do Papa. Recomendo imenso ambos os projetos!


FEVEREIRO


Não há um vídeo da Bumba na Fofinha que eu não goste. Porque, para além de cómica, toca sempre em questões bastante pertinentes. Depois de um interregno no Youtube, regressou com duas partilhas que merecem ser vistas e memorizadas - Falemos Sobre Casar e Falemos Sobre Complexos Físicos e Autoestima.


MARÇO


Crise de Identidade com Inês Mota: Neste episódio, a Sofia Costa Lima esteve a partilhar as suas crises de identidade com a Inês Mota - do blogue Bobby Pins. E o resultado foi uma conversa mesmo inspiradora. Reservem um pouco do vosso tempo, até porque terão a oportunidade de deambular por temas fascinantes.


ABRIL


A Cultura Editora lançou um podcast - É Outra História - que procura desmistificar todo o processo editorial e partilhar o quotidiano de uma editora. Para tal, contará com a presença de autores convidados e, claro, com profissionais da área. Fiquei radiante com esta novidade maravilhosa, até pela originalidade e pertinência.


MAIO


O podcast do Pedro Teixeira da Mota - ask.tm - chegou, há umas semanas, ao episódio 200. Por isso, em jeito de celebração, sentou-se à mesa com três convidados de peso - Bruno Nogueira, Carlos Coutinho Vilhena, Ricardo Araújo Pereira -, para uma conversa que podia não terminar de tão incrível que estava a ser.


JUNHO


O novo projeto do Agir - Eulália - pretende homenagear e eternizar canções inconfundíveis de nomes que tão bem conhecemos e cujos temas já cantarolamos, mais ou menos afinados, nas mais diversas ocasiões. Na companhia de Manuel Oliveira [piano], Guilherme Melo [bateria] e Rodrigo Correia [contrabaixo], as jam sessions adquirem, agora, um formato audiovisual. E, todos os domingos, há[via] vídeo novo no seu canal.


JULHO


Houve duas atuações que me marcaram durante a emissão dos Prémio Play, quer pela mensagem, quer pela harmonia. É por representações destas que a música tem um lugar tão especial na minha vida. Portanto, convido-vos a ouvir a interpretação da Carolina Deslandes e a d' Os Quatro e Meia com a Bárbara Tinoco.


AGOSTO


Tropecei neste podcast da Mariana Bossy e do Kiko sem saber ao que ia, mas tenho-me rido imenso com a dinâmica alucinada do casal. O tom descontraído e irónico combina bem com o meu estado de espírito.


SETEMBRO


O podcast 10.000, do Público, é uma espécie de masterclass áudio, visto que cada episódio é direcionado para uma área em concreto. Assim, convidaram Afonso Cruz para conversarem sobre os labirintos da escrita literária. Aprendo sempre, portanto, não podia perder a oportunidade de apanhar boleia deste testemunho.


OUTUBRO


Reset T2: O projeto da Bumba na Fofinha regressou para uma segunda temporada. E sinto que veio ainda melhor. Logo para começar, recebeu Nuno Markl, cujo talento e postura surpreendem sempre pela positiva.


NOVEMBRO


Passageiro: Pedro Abrunhosa esteve na Estação de São Bento para um concerto único. Embora a sua voz não seja a que mais me arrebata, é a sua interpretação e a mensagem das suas letras que me comovem, sendo um dos músicos portugueses que mais me inspira. Com esta bagagem e tendo um dos lugares mais emblemáticos da cidade do Porto como fundo, este espetáculo é um pedaço de alma que [nos] aconchega.


DEZEMBRO


A Andreia de 12 anos vibrou muito com este reencontro, porque a verdade é que os D'ZRT fizeram parte do meu crescimento, estreitando o meu vínculo com a música e com a dança - na mesma medida em que me abriam portas para um ambiente alucinante e emocionalmente intenso. Eles não só combinaram muito bem enquanto grupo, como também souberam aproveitar os gostos de cada um para se distinguirem e traçarem um caminho identitário. Por isso, sempre que as saudades apertam mais, volto às suas vozes e recuo no tempo. Por outro lado, a Andreia de 29 ficou maravilhada por ter a possibilidade de os ver juntos, nesta sentida e bonita homenagem. Eles farão sempre parte da minha história e eu tenho mesmo o maior orgulho nisso.


Que vídeos/podcasts marcaram o vosso ano?

Comentários

  1. O meu ano não foi marcado por vídeos/podcasts.
    Vou ver os vídeos/podcasts que marcaram o teu ano?
    Descobrir algo de novo é uma belíssima oportunidade para terminar 2021 🐌

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que algum te surpreenda :)
      Assino por baixo, Teresa, é mesmo!

      Eliminar
  2. Confesso-me pouco apreciadora de podcasts, ainda assim tenho que ir conhecer as tuas escolhas.

    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
  3. Continuação de Boas Festas!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  4. Gosto tanto da Mariana Cabral :) Ela transmite-me boas vibes <3 O concerto do Pedro Abrunhosa num sitio tao inspirador como a Estacao de Sao Bento foi magico <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ela é tão engraçada! E consegue levar-nos sempre para conversas interessantes.
      Adorava ter visto esse momento ao vivo *-*

      Eliminar
  5. Confesso que não tive assim algo que gosta-se muito, mas posso dizer que acabei por assistir ao ultimo e adorei bastante
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar
  6. Por acaso não costumo ouvir podcasts :/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário