QUATRO REGRAS QUE SIGO ANTES
DE COMPRAR LIVROS NOVOS

Fotografia da minha autoria



«Você não pode comprar felicidade, mas pode comprar livros que é a mesma coisa»


A vontade de comprar livros nunca esmorece, porque a possibilidade de conhecer novas histórias é demasiado entusiasmante. Portanto, respeitando a minha essência de pessoa poupada, mas que abre uma exceção para estes pedaços de felicidade, perco-me de encantos pelos vários catálogos das livrarias - físicas ou online.

Ter a casa revestida de obras literárias, que nos abrem tantas portas, é reconhecer que não estou sozinha. Muito pelo contrário, há tanto mundo a envolver-me. Por isso, procuro rodear-me dos títulos certos para mim: aqueles que, mesmo sem saber do que se tratam, são colo e são asa. E o meu meio de transporte favorito.

Contudo, é necessário existir equilíbrio. E para ter o cuidado de não fazer compras desenfreadas, num registo que me mantenha presa às mesmas paisagens, há quatro regras que sigo antes de adquirir livros novos.


PONDERAR BEM SE QUERO, EFETIVAMENTE, LER AQUELE LIVRO

Sei que parece uma atitude óbvia, mas a verdade é que existem livros que adquirimos por influência de terceiros e, depois, ficam perdidos na estante. Naturalmente, isso pode acontecer em qualquer circunstância, porque crescemos, amadurecemos os nossos gostos e há obras que deixam de se encaixar nessas preferências. No entanto, quando compro um livro, faço-o com a clara intenção de descobrir a sua história.


ARRISCAR EM NOVOS AUTORES E/OU GÉNEROS

É entusiasmante ir à boleia de autores que já conhecemos e que nos transmitem aquela sensação aconchegante a casa. Ainda que uma coisa não invalide a outra, sempre que faço uma compra nova, procuro equilibrar as escolhas: ou seja, incluir títulos de escritores que nunca li, alargando horizontes. E também procuro sair da minha zona de conforto no que diz respeito aos géneros literários que habitam nas prateleiras.


NÃO TER OUTROS LIVROS DO AUTOR EM ESPERA

Há autores cuja obra pretendo ler toda. Apesar disso, tento não acumular muitos livros do mesmo na estante dos que estão por descobrir. A não ser que encontre uma promoção imperdível, ou sejam trilogias/séries, tento ter algum controlo nesse sentido. Assim, tenho a possibilidade de me cruzar com novas vozes, diversificando as leituras, ao mesmo tempo que sei que ainda terei outros exemplares desse escritor para encomendar.


APOSTAR NA REPRESENTATIVIDADE

Quero que a leitura continue a ter um traço de lazer no meu quotidiano. Mas, por outro lado, como creio que também é uma forma de lutarmos pela igualdade, pela representatividade, quero que seja informativa. Por isso, vou-me educando para que as minhas escolhas reflitam isso mesmo: um mundo onde há espaço para todos.


Têm alguma regra antes de comprar livros novos?

18 Comments

  1. Excelentes regras, que infelizmente eu não as sigo, visto ser bastante impulsivo a comprar livros, não resisto.
    Gostei.
    Um abraço e boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há alturas em que não dá mesmo para resistir!
      Obrigada e igualmente, Francisco

      Eliminar
  2. Tambem faço por seguir estas regras 💛

    ResponderEliminar
  3. Nunca tive regras, mas concordo com todas as que apresentas. *.*

    Beijinho grande, querida!

    ResponderEliminar
  4. Como é tão bom ter regras para algumas coisas, confesso que faço isso com produtos de beleza

    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar
  5. Tento sempre seguir essas regras também :)

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  6. Confesso que sou um pouco impulsiva, mas felizmente com o passar do anos já estou um pouco mais controlada. Talvez o facto de ter aqui uma grande fila de espera tenha influência nisso!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderEliminar
  7. São dicas que fazem todo o sentido!

    ResponderEliminar