DIA DO LIVRO PORTUGUÊS 2022

Fotografia da minha autoria



«Data criada pelo Sociedade Portuguesa de Autores»


O meu mundo não se edifica em função dos livros [mas quase], porém, qualquer oportunidade - ou desculpa - é maravilhosa para conversar sobre eles. Afinal, têm tantas vidas dentro, que chegam a emocionar. E se há algo que aprecio é comover-me com uma excelente história, daquelas que se colam à nossa pele até ao fim.

À semelhança do ano anterior, não quis que o Dia do Livro Português caísse no esquecimento, já que procura «promover a importância do livro, do saber e da língua portuguesa». Atendendo a que, tal como mencionei nesta publicação, foi nesta data, em 1487, que se imprimiu o primeiro manuscrito no nosso país, fiz por estabelecer uma ponte entre o nosso belo idioma e as traduções que nos possibilitam alargar horizontes.

Assim, pensei num desafio bastante simbólico, que me permite homenagear o melhor destes dois universos que me preenchem. E abraçar aquilo que há de mais bonito na leitura de um livro: a sua identidade.


DIA DO LIVRO PORTUGUÊS



















Celebramos juntos? Sintam-se à vontade para reproduzirem o desafio ♥

Comentários

  1. Acho que é extremamente importante celebrar este dia, porque ainda há muito preconceito relativamente à literatura portuguesa. Ainda se acha que a literatura estrangeira tem mais qualidade, quando temos tão bons autores.

    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acredito nisso. Não querendo desvalorizar a literatura estrangeira, porque há autores inacreditáveis, que nos desarmam a cada livro, acho que crucial percebermos que os nossos também são incríveis

      Eliminar
  2. Desconhecia que havia este Dia do Livro Português.
    Gostei destas sugestões literárias e alguns destes livros já os li, felizmente temos excelentes escritores.
    Um abraço e bom fim-de-semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que só tomei conhecimento desta data o ano passado.
      Temos mesmo!

      Eliminar
  3. Feliz Dia do Livro Portugues, minha querida *.* Tenho de reler o o meu preferido de MEC e esse do VHM está em fila de espera pois estou a ganhar coragem, porque fez chorar o meu marido, juntamente com o Filho de Mil Homens :) Tambem recomendo o livro do Obama e volta e meia da-me para ouvir o Trevor Noah, com o seu Sou UM Crime, imprescindível <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Feliz Dia do Livro Português ❤ duas escolhas maravilhosas! Tenho de reler O Filho de Mil Homens, porque não me marcou tanto, confesso.
      Quero muito ler o do Obama

      Eliminar
  4. Tem aí ótimas sugestões de leitura!
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  5. Nem sabia que também havia o dia do livro, como estamos sempre aprender coisas novas,
    Mas tens aí uma boa gama de sugestão para conhecer
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinto que há datas para tudo, mas há algumas que nos tocam mais :)
      Obrigada, Sofia!

      Eliminar
  6. Não gostaste do Foi Sem Querer Que te Quis? Eu adorei, até me fartei de chorar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Achei-o demasiado previsível e forçado em algumas passagens. Tem apontamentos bonitos e a mensagem não deixa de ser importante, mas não correspondeu às expectativas

      Eliminar

Enviar um comentário