MOLESKINE 2022 ◾ O MELHOR DE MARÇO

Fotografia da minha autoria



«A vida é feita de momentos colecionáveis»


Março: mês de memórias, de saudade, de poesia e de celebração. Foram dias de equilíbrio, de alinhar ideias e de manifestar pequenas mudanças. E, aos poucos, fui-me despedindo dos 29, destes «vintes» que me trouxeram tanto. Mas fi-lo com muita calma, porque se houve algo que este mês mostrou foi a necessidade de desacelerar e de aproveitar a presença das pessoas. Porque o resto vem embalado no seu ritmo certo.


⚓ MOMENTOS
---------------------------

Dia da Mulher
O mundo vê-me enquanto mulher e eu ergo essa bandeira de coração a transbordar de orgulho. Porque, por mais que nos procurem calar, há um belo elo de sororidade que nos manterá de cabeça erguida, a lutar pelo lugar que merecemos. E porque, ao olhar à minha volta, tenho exemplos que corroboram a fibra que nos move. Celebrar esta data continua a ser crucial, portanto, quis homenagear mulheres que me inspiram, ciente que partilhei um número bastante reduzido, porque há muitos outros nomes que merecem destaque [ler aqui].


Casamento da Minha Prima
Uma cerimónia simples, intimista, focada no mais importante, e que proporcionou um dia bonito, a transbordar de amor. Por questões paralelas, também foi um impulsionador para que se deixassem algumas situações do passado no lugar onde têm de ficar. Que seja, agora, um novo capítulo ainda mais especial na história deles.

       

Dia Mundial da Poesia
É uma data que me diz muito, porque o meu peito pensa em verso. Porém, este ano, teve um toque diferente, pois tenho o meu manuscrito quase concluído. Não sei se há astros que se alinham, mas parece que sim.


Outros apontamentos bonitos do mês: passear pelo porto, tirar uma manhã para dançar, criar o desafio para o dia do livro português, ter conversas que me acrescentam e ver que será «Saudade, Saudade» a representar-nos na Eurovisão. Embora o meu coração estivesse a torcer pelos Os Quatro e Meia, acredito que a Maro levará a nossa essência longe, até porque a música partilha um dialeto que todos sentimos na pele.



📚 LEITURAS
---------------------------

Mami Geographic, Mami Pereira

O Momento em Que nos Perdemos, Maria José Núncio

Para Interromper o Amor, Mónica Marques


Outras Leituras do Mês
Escavadoras [Marta Pais Oliveira], A Breve Vida das Flores [Valérie Perrin], 
Cordão [Ana Freitas Reis], Myra [Maria Velho da Costa] e Americanah [Chimamanda Ngozi Adichie]



📺 FILMES & SÉRIES
---------------------------

Operação Maré Negra
A série luso-espanhola, com produção da RTP para a Amazon Prime Video, estreou, no passado dia 14 de março, no canal público. Baseada em factos reais e dividida em quatro episódios, foca-se na história do primeiro narco-submarino resgatado em águas europeias. Para além de ficarmos a conhecer as tormentas provenientes desta travessia, também impulsiona a uma reflexão sobre todos os limites que transpomos.

Tabu
Bruno Nogueira, Francisco Pombares e Guilherme Fonseca são os autores de um programa crucial no panorama televisivo português, porque veio para humanizar, abanar consciências e mostrar que não fazer humor com determinados assuntos também é uma forma de discriminação. Partir do princípio que alguém, por ter uma doença, por exemplo, não sabe rir da mesma é errado. E Tabu está a desconstruir esse preconceito.

Taskmaster
O conceito deste programa era desconhecido para mim, mas os meus sábados à noite conquistaram um novo brilho. Em traços gerais, o formato apresentado por Vasco Palmeirim e Nuno Markl, colocará à prova figuras públicas. Pelo que já consegui perceber, há um painel residente e, todas as semanas, contaremos com a presença de um convidado. Dois episódios vistos, já tenho uma opinião: que programa incrível!

Neste segmento, tenho, ainda, de destacar o regresso de The Good Doctor.



✏ PUBLICAÇÕES
---------------------------

A Livraria de Santiago, localizada no Largo de São Tiago do Castelo, ocupa o «templo iniciado no século XII» e que é um dos edifícios mais emblemáticos. Na Cerca Velha, a «igreja que se encontrava abandonada e em mau estado de conservação» renasceu com uma nova identidade, mas preservando «toda a arquitetura».

O meu manuscrito em construção evolui, aproxima-se do final e de tudo o que ambicionei [mesmo quando o caminho permanecia turvo]. Mas quais serão, então, os medos que me impedem de dar o passo seguinte?


A vontade de comprar livros nunca esmorece, porque a possibilidade de conhecer novas histórias é demasiado entusiasmante. Portanto, respeitando a minha essência de pessoa poupada, mas que abre uma exceção para estes pedaços de felicidade, perco-me de encantos pelos vários catálogos das livrarias - físicas ou online.

À semelhança do ano anterior, não quis que o Dia do Livro Português caísse no esquecimento, já que procura «promover a importância do livro, do saber e da língua portuguesa». Atendendo a que, tal como mencionei nesta publicação, foi nesta data, em 1487, que se imprimiu o primeiro manuscrito no nosso país, fiz por estabelecer uma ponte entre o nosso belo idioma e as traduções que nos possibilitam alargar horizontes.




🍴 À MESA
---------------------------

BH Foz
No casamento da minha prima, fomos almoçar ao BH Foz. Não conhecia o restaurante, mas fiquei bastante encantada com o espaço. No menu, optei por experimentar o bacalhau com broa e gostei muito da confeção. Para finalizar, fui agraciada com uma mousse de chocolate com raspas de laranja. Que delícia!

       

Voltei ao Bibó Porto, para o nosso encontro mensal. Mas, desta vez, não fui para a Francesinha: escolhi o Bife Pimentas. E eu nem aprecio assim tanto bife, o que demonstra bem o quanto este prato é maravilhoso.

       



📌 ENTRE LINHAS
---------------------------

Poemas Riscados
A Filipa Santos Lopes escreve com o coração na ponta dos dedos. E há mesmo poesia nas suas palavras. Por isso, não poderia perder a oportunidade de subscrever os seus poemas riscados, nos quais partilhará «inquietações, sentimentos e verdades», até porque, segundo a própria, «quando não escrev[e], transborda». E eu acredito que nós só temos a ganhar com o facto de ter aberto esta espécie de diário virtual, para a lermos.

A miúda do que seja o amor já não espera que tudo seja amor
Crescer e termos uma consciência maior de quem somos permite-nos explorar outras perceções da realidade. E isso é maravilhoso, porque nos alarga horizontes e compreendemos que há várias maneiras de vivermos certos contextos. Neste texto em particular, a Sofia Costa Lima desconstrói aquilo que, para si, era o amor e como é que o observa agora. Fiquei encantada com esta publicação, até porque percebi que também cresci.



📌 JUKEBOX
---------------------------

A Surpresa: Corpo [Rita Onofre, Choro & Ned Flanger]
Melhor Duo: Eu Não [João Só & Bárbara Tinoco]
A Diferentona: O Primeiro Dia [Amaura, Papillon, Valas & Charlie Beats]
As Favoritas: Coração à Discrição [D'Alva] & Madrugada [Filipe Karlsson]
Artista Revelação: Madalena Nascimento


Álbuns: Travessia [Caio], Colados EP [Guanabara], Rosário [Beatriz Rosário], 
Chá Lá Lá [Miguel Araújo], Ilusão [Joana Almeirante], Carrossel [Meninos da Sacristia], Parte [Redoma], Primeira Parte de Um Assalto [Valter Lobo] e I Love You, Cristal [Golden Slumbers]



🎥 VÍDEOS & PODCASTS
---------------------------









✨ GRATIDÃO
---------------------------

«A luz do dia ainda quero ver»

Grata pelos dias bonitos de março. Por ter lido Myra. Por ter um álbum novo de Valter Lobo. E por todos os traços de primavera que se fizeram sentir ao longo deste mês, ainda que, por vezes, existissem dias cinzentos.


        

        

Abril, podes chegar. Sê gentil.


Como foi o vosso mês?

Comentários

  1. Quando for ao Porto tenho que ir ao Bibó.
    Gostei de tudo o que vi.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apoio muito essa decisão :)
      Obrigada e igualmente, Francisco

      Eliminar
  2. Que mês tão bom, minha querida.

    Que abril te traga o melhor.

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, minha querida <3
      Espero que abril seja generoso contigo

      Eliminar
  3. Que rico mes, o meu *.* Por aqui foi cheio de momentos e memorias <3 Venha o teu :)

    ResponderEliminar
  4. Bem que mês incrível! :)
    Que abril seja fantástico!

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  5. Que o teu mês foi cheio de coisas boas, como é tão bom ter momentos assim.
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar
  6. Que Abril seja ainda melhor. Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Fico tão contente que tenhas tido um mês de março tão recheado de momentos incríveis, tu mereces!
    Que abril venha em dobro, que te aqueça o coração de todas as formas <3
    Por cá, abril é um mês pelo qual tenho um carinho especial, é o aniversário dos meus pais!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, de coração, por essas palavras tão boas <3
      Também espero que abril te traga momentos incríveis!
      Por aqui, também é um mês especial, já que tenho várias pessoas próximas a fazer anos [eu incluída ahahah]

      Eliminar

Enviar um comentário