ENTRELINHAS ◾ O VÍCIO DOS LIVROS

Fotografia da minha autoria



«Casa para terapia da alma»


As histórias têm vozes que nos aconchegam, por nos aproximarem de quem as escreve, de quem as coloca no mundo e o torna tão mágico. E eu acredito que abraçar as obras de Afonso Cruz é ter a permanente sensação de chegar a casa, ainda para mais quando, transpondo a ficção, nos permite descobri-lo enquanto leitor.


POR ENTRE RELATOS HISTÓRICOS E CURIOSIDADES

O Vício dos Livros é uma viagem inesquecível, emocional, para todos aqueles que encontram na literatura um porto de abrigo ou um passaporte para outras partes do globo. Interligando passagens históricas, curiosidades, memórias e reflexões, compreendemos a importância que a leitura e a cultura assumem na nossa jornada.

«Se não for pelo prazer de ler, talvez devamos ler pela nossa saúde»

O registo mais pessoal, que coloca os livros como protagonistas, não só nos leva a descobrir esta obra num sopro, como também nos faz refletir sobre vários prismas: porque os exemplares que mantemos nas estantes - ou aqueles que pretendemos adquirir - impulsionam um amor profundo. Em simultâneo, mostra-nos o encanto das bibliotecas, o perigo do gugudadismo e que é possível encontrar felicidade nos livros que não lemos.

«Um leitor, muitas vezes, tenta encontrar o caminho mais lento entre dois pontos. 
Era isso que eu fazia. Ia para a escola pelo caminho com mais palavras»

Neste diálogo constante - consigo e com os demais -, os temas pelos quais se divide só nos acrescentam.


DE UM LEITOR PARA OUTRO

A presente ode à literatura, à leitura e aos livros estabelece um fio condutor entre os vários textos, ainda que os mesmos sejam independentes. Porque, tendo sido escrita de um leitor para outro[s], privilegia um dialeto que nos une, que acalenta uma paixão comum e que fomenta este sentimento de pertença. Portanto, embora não nos conheçamos, há uma ponte que nos aproxima a todos. É por esse motivo que esta arte é tão poderosa.

«A leitura deve resultar numa transformação e um leitor deverá saber 
que aquele que abre um livro não é a mesma pessoa que o fecha»

O Vício dos Livros, com uma escrita que nos acolhe, por apresentar o toque a prosa poética bem característico de Afonso Cruz, é asa, é colo, é lar. E faz-nos querer demorar nas suas palavras, seguindo o trilho mais longo.


|| Disponibilidade ||

Wook: Livro | eBook
Bertrand: Livro | eBook

Nota: O blogue é afiliado da Wook e da Bertrand. Ao adquirirem o[s] artigo[s] através dos links disponibilizados estão a contribuir para o seu crescimento literário - e não só. Muito obrigada pelo apoio ♥

Comentários

  1. Um belo livro, muito interessante de que já tive o prazer de o ler e ver as excelentes gravuras da autoria do escritor.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É extraordinário! Dá logo outro aconchego.
      Obrigada e igualmente, Francisco

      Eliminar
  2. Nunca li nada do autor, mas este livro despertou-me a curiosidade. Vou levar a sugestão.

    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
  3. Quero muito ler :) Ofereci ao meu mano no aniversario dele *.*

    ResponderEliminar
  4. Não conhecia de todo, mas acho que vou levar a sua sugestão
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar
  5. Tenho que apontar! Boa sugestão! :)

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  6. Confesso que nunca li nada do autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tiveres curiosidade, arrisca, é um autor que vale muito a pena descobrir

      Eliminar
  7. Amei este livro, Afonso Cruz consegue surpreender-me sempre. Comecei hoje o seu mais recente livro e estou mesmo a ver que vai ser daqueles para a vida. Já leste? Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo uma ternura de livro! Quase que parece um abraço apertado *-*
      Ainda não li, mas tenho-o na estante. Estou a reservá-lo para o próximo mês, porque, como faço anos em abril, vou querer ler os meus autores favoritos

      Eliminar

Enviar um comentário