KIT BLUME JOURNALING

Fotografia da minha autoria



«Auto-estima e bem-estar»


A escrita é terapêutica. É no seu regaço que expio medos, apontamentos de ansiedade e impulsos. E é, também, no seu enlace que revisito memórias e projeto sonhos. Quando harmonizo com esta forma de expressão, desligo-me do mundo e reencontro-me com os meus pensamentos em alvoroço. E sabendo que o tempo entra num estado de pausa, desacelerando a urgência de sentir tudo a correr, as emoções serenam.

Portanto, qualquer pretexto que estreite a minha convivência com as palavras merece todo o meu cuidado - e um abraço bem apertado. Por essa razão, e porque compreendi que necessitava de um estímulo adicional, resolvi arriscar e adquirir o Kit Blume Journaling, idealizado e desenvolvido pela Catarina Alves de Sousa.



O CONCEITO

O Blume Journaling é um desafio de escrita, composto por um baralho de 31 cartas. O objetivo passa por, através de tópicos distintos [e relacionados com várias áreas], potenciarmos o aumento da nossa auto-estima e bem-estar, até porque as tarefas escondidas em cada carta têm o propósito de nos mostrar que temos valor.

Há alturas em que nos sentimos assoberbados pelos contratempos ou por fases mais delicadas, o que dificulta o processo. Assim, encontrarmos mecanismos que nos coloquem na rota do amor próprio é precioso.


COMO UTILIZAR O KIT

Tal como a Catarina mencionou, não há uma ordem específica. Por isso, só temos de:

1. Baralhar as Cartas - e «confiar que o Universo as vai colocar na ordem» que fizer mais sentido para nós;

2. Tirar uma Carta por Dia - durante 31 dias, lendo o desafio no verso;

3. Escrever - juntamente com o baralho veio um caderno para respondermos a cada desafio. Embora não existam regras fixas nesse sentido, é fundamental sermos o mais honestos possível na nossa partilha, porque só assim poderemos validade as nossas emoções e, sobretudo, vivenciar esta experiência em pleno;

       

4. Relê e Reflete - para «interiorizarmos as mensagens positivas» que nos escrevemos, ainda para mais porque tendemos a praticar pouco o auto-elogio e é importante termos essa perspetiva e essa consciência;

5. Repete Sempre que Precisares - o processo de valorização pessoal é complexo e não se esgota no tempo. Portanto, se houver essa necessidade - ou vontade, visto que ultrapassamos sempre fases distintas, que nos fazem olhar para os mesmos tópicos de outra forma -, existe a possibilidade de repetirmos o desafio.


A MINHA EXPERIÊNCIA

Quando recebi o meu kit, a meio do mês de fevereiro, queria guardá-lo para ser iniciado no primeiro dia de março. Mas fiquei tão encantada com as cartas e tão entusiasmada com o propósito, que não fui capaz de adiar. No último dia do desafio, pousei a caneta consciente que tinha feito uma viagem emocional muito bonita.

Houve tarefas complicadas, porque me obrigaram a realizar uma travessia intimista, reconhecendo receios, recordando feridas e explorando esse lado do auto-elogio que não é tão frequente. No entanto, aprendi muitas coisas sobre mim, no decorrer destes 31 dias, pois compreendi que cheguei a um lugar bom, que me permite escrever sobre certos assuntos sem que me pesem como antes. E essa sensação de leveza é indescritível.


Claro que há retrocessos, porque existem momentos em que a nossa auto-estima vacila. Mas este baralho - e o exercício que potencia - pode não curar, porém, mostra-nos que temos armas para nos reerguermos.

Nesta jornada, optei por reservar uma parte da minha manhã para escrever, porque senti que era uma maneira de marcar a energia do meu dia. Além disso, podia desfrutar do silêncio da casa para, assim, perder-me nos meus pensamentos. Agora vou permitir que todas as confidências amadureçam no caderno fechado. Mas hei-de regressar às suas mensagens. E hei-de repetir o desafio, porque trouxe-me uma paz diferente. Obrigada  

Comentários

  1. Respostas
    1. É uma experiência fantástica!
      Obrigada e igualmente, Francisco

      Eliminar
  2. Tenho que me aventurar nestes desafios, fiquei mesmo curiosa com este Kit. Vou pesquisar.

    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
  3. Escrever é mesmo terapeutico :) É tao bom comecar o dia a escrever e a por as ideias em ordem :) Por aqui faço eu mesma os meus kits com a ajuda de lojas como o Wilko, perco-me sempre que la vou *.*

    ResponderEliminar
  4. Como é tão bom ter desafios assim,
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar
  5. Respostas
    1. Fiquei rendida ao conceito e a sua concretização. E é, também, uma excelente maneira de cuidarmos de nós :)

      Eliminar

Enviar um comentário