30 ANTES DOS 30
MEMÓRIA DE ELEFANTE & PERSUASÃO

Fotografia da minha autoria



«(...) desiludi com as palavras»


O compromisso que abracei com o desafio 30 Antes dos 30 não me iludiu. Isto é, embora tivesse sido minha a decisão de incluir determinados títulos em detrimento de outros, estava consciente que nem todas as histórias teriam o mesmo impacto. Portanto, procurei equilibrar as expectativas e partir para cada leitura de peito aberto.

Como mencionei nesta publicação, tenho o cuidado de retirar o melhor de cada narrativa, mas mentiria se dissesse que não me desiludi com algumas que li, porque ficaram aquém daquilo que idealizei. Os dois livros que inclui nesta partilha não foram, de todo, uma perda de tempo. E, aliás, tendo em conta a lista inicial, nem foram bem uma deceção. No entanto, inconscientemente, acalentava a esperança de embarcar em dois enredos arrebatadores - ainda por cima, porque um dos autores escreveu um dos livros da minha vida.

Cada obra merece o seu destaque, mas fez-me sentido que estas dividissem palco, pois despertaram reações similares. Foram leituras mornas, mas que não me demoveram de ler mais de Lobo Antunes e Jane Austen.


MEMÓRIA DE ELEFANTE


Avisos de Conteúdo: Doenças Mentais, Linguagem Explícita, Preconceito

O início foi um pouco confuso, pela sucessão de memórias aparentemente desfragmentadas, que nos levam para múltiplos lugares, pensamentos e estados de espírito. Apesar disso, achei interessante o retrato da angústia sentida pelo protagonista e a própria desconstrução do quotidiano de um psiquiatra, porque nos relembra que, independentemente da profissão que abraçamos, podemos sucumbir e precisar de algo que nos permita viver. Confesso que não sei se este livro tem algo de autobiográfico, mas há passagens que despertam essa sensação. É uma narrativa curta, mas um pouco exigente por todos os saltos lógicos que contém.

«-Cheguei ao fundo dos fundos, continuou o psiquiatra, 
e não tenho a certeza de conseguir sair dos limos onde estou»


PERSUASÃO


Avisos de Conteúdo: Preconceito

A escrita de Jane Austen não desilude, porque a sua visão é sempre envolvente. No entanto, a história não me cativou. Senti-a um pouco confusa [em algumas partes] e bastante lenta; e não me identifiquei com as personagens - honestamente, faltou-me um pouco mais de intensidade nas suas ações e nas suas convicções. Ainda assim, por oposição, achei muito interessante a sua caricatura da sociedade, porque, com um toque fascinante de ironia, colocou em evidência os preconceitos, a hipocrisia, o jogo de interesses e a valorização das aparências. Além disso, abriu mais um caminho para se refletir sobre o papel da mulher na sociedade.

«Trespassa-me a alma. Metade de mim é angústia, outra metade é esperança»


|| DISPONIBILIDADE ||

Memória de Elefante
Bertrand: Livro | Livro de Bolso | eBook

Persuasão

Nota: O blogue é afiliado da Wook e da Bertrand. Ao adquirirem o[s] artigo[s] através dos links disponibilizados estão a contribuir para o seu crescimento literário - e não só. Muito obrigada pelo apoio ♥

Comentários

  1. Tenho um livro do António Lobo Antunes na estante para ler, ainda está em lista de espera. Vai ser a minha estreia com o autor. Vou levar estas sugestões.

    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que te proporcione uma excelente leitura :)
      Qual é o livro? Quero ver se arrisco noutros do autor

      Eliminar
  2. Quero muito ler Memoria de Elefante :)

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. Confesso que estava à espera de outro impacto, mas não desgostei :)

      Eliminar
  4. Acho que sim, é mais uma excelente opção para conhecer, ainda não tinha ouvido falar.
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar
  5. Acredito que seja um livro muito interessante de ler. O autor é muito bom escritor.
    .
    Cumprimentos poéticos.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  6. Respostas
    1. Esperava mais de ambos, confesso, mas não deixam de ser boas leituras

      Eliminar
  7. Fiquei curiosa com o "memória de elefante" :)

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  8. Já li o livro Memória de Elefante do
    autor António Lobo Antunes, achei interessante, não foi dos melhores que já li ,mas gostei.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Senti o mesmo, Amélia. Não me arrebatou como estava à espera, mas deixou-me com vontade de descobrir mais do autor

      Eliminar
  9. Não conhecia, de todo, mas vou levar a sugestão. 😉

    ResponderEliminar

Enviar um comentário