MOLESKINE 2022 ◾ O MELHOR DE ABRIL

Fotografia da minha autoria



«A vida é feita de momentos colecionáveis»


Abril. Mês de celebrar a vida daqueles que me são tanto, de abraçar uma nova década, de gritar a liberdade e a importância dos livros. Neste quarto capítulo que agora termina, guardei mensagens que me encheram o coração e reencontros que não mais esquecerei. Como escrevi nesta publicação, abril é parte da minha identidade e reservou-me momentos extraordinários. Aliás, conseguiu ser mais do que aquilo que esperei.


⚓ MOMENTOS
---------------------------

Este mês traz vários aniversários no calendário [e todos bastante próximos], mas não posso deixar de destacar o da minha mãe, que será sempre uma das margens mais seguras e bonitas que tenho na vida, e o da minha trolhinha, que foi uma das pessoas mais incríveis que a praxe da ESE colocou no meu caminho.

   

O João Couto anda em tour pelas FNAC'S do país para apresentar o seu Boa Sorte. E eu não podia perder a oportunidade de o reencontrar, até porque é sempre um privilégio escutá-lo ao vivo. No final do concerto, sem estar a contar com semelhante, o João conseguiu deixar-me sem palavras. Obrigada! Não me esquecerei.

   

Os meus 30. Uma nova volta ao sol. E um sentimento de serenidade que acompanha este recente virar de página - que parecia tão distante e tão estranho e que chegou com uma energia que ainda não sei definir. Para além de o celebrar com uma publicação particular, destacando as minhas coisas favoritas [dividas por dez categorias], tirei a manhã do meu aniversário para revisitar a Livraria Lello. Sinto que escolhi o dia mais caótico, passando mais tempo na fila do que no espaço em si, mas não trocava, porque este lugar é um sonho.

  

O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor é uma data especial, que procuro assinalar sempre que possível. Para este ano, criei o Contem-me Histórias, cujo propósito passava por partilhar os livros que lemos e/ou os autores que descobrimos por influência de terceiros. Sou mesmo feliz a escrever sobre literatura.


Outros apontamentos bonitos do mês: Jantar com os meus afilhados, fazer panquecas, voltar ao cinema, comprar/receber livros, a conquista da Taça de Portugal [Hóquei do Porto], ler ao sol, o Porto no Jamor.


📚 LEITURAS
---------------------------

Par de Olhos, Inês Morão Dias

Diálogos Que Nunca Tive, Carolayne Ramos


Outras Leituras do Mês
Sinopse de Amor e Guerra [Afonso Cruz], Nuvem Cortante [Gonçalo Câmara], 
Noites Azuis [Joan Didion], Movimentos no Escuro [José Miguel Silva], 
As Melhores Crónicas de Amor [Miguel Esteves Cardoso], A Rapariga Que Lia no Metro 
[Christine Féret-Fleury], O Peso do Pássaro Morto [Aline Bei] e A Rede de Alice [Kate Quinn]



📺 FILMES & SÉRIES
---------------------------

Os Mauzões
«Uma equipa de animais fora da lei está prestes a tentar o seu golpe mais ousado: tornarem-se cidadãos modelo». Estava com um pouco de receio de sair desiludida, mas o filmes está incrível. Focando-se em temas tão importantes como a criminalidade, os rótulos e a beleza das segundas oportunidades, o argumento tem o ritmo certo entre o entretenimento e a mensagem que transmite. Foram 100 minutos muito bem passados.

Gabriel
«Após a morte da mãe, Gabriel Silva deixa Cabo Verde e viaja para Portugal à procura de Valdo, o pai que não vê desde a infância e que se encontra gravemente doente». Durante esta travessia, associa-se a combates ilegais. Não fiquei arrebatada, confesso, porque houve cenas que gostaria de ter mais aprofundadas. Ainda assim, vale a pena, sobretudo, por abordar assuntos pertinentes como a imigração, o bullying e a xenofobia.

A série 3 Mulheres regressou para a segunda temporada, desta vez, para se focar no Pós-Revolução.



✏ PUBLICAÇÕES
---------------------------

Os limites, sobretudo, do humor estiveram sempre na mira do escrutínio público, porque é muito ténue a linha que separa o traço cómico da violência verbal e psicológica. E o que aconteceu na cerimónia dos Óscares veio recentrar a discussão, inflamando as sucessivas partilhas em rede. Mas será que o humor deve ter limites?

O silêncio da madrugada e das primeiras horas da manhã, tantas vezes confidentes dos meus pensamentos inquietos, marcaram o ritmo da minha escrita. Entre versos, que acolhem hesitações, emoções e perspetivas distintas, fui dando forma e propósito ao meu manuscrito em construção. E sinto que cheguei ao destino.

Celebrar o 25 de abril parece-me sempre fundamental, não só pelo simbolismo, mas também pela possibilidade de investirmos na consciencialização daquilo que implicou [e dos acontecimentos que antecederam este renascer]. Deste modo, nada como fazê-lo através de «uma geração de intelectuais, pensadores e artistas [que] encontraram na clandestinidade e no exílio a única forma de resistirem ao regime».




🍴 À MESA
---------------------------

Neste segmento, não registei novidades de maior. Ainda assim, tenho de destacar estes chocolates Fusion, do Mercadona: um com sabor a Ferrero Rocher e outro com sabor a Raffaello. Não consigo resistir, que perdição!

   

O chã Chai, que mistura canela, gengibre, pimenta negra, cardomomo, anis estrelado e cravo, foi uma descoberta recente, que me conquistou de imediato. Tem um travo que combina com dias de outono.




📌 ENTRE LINHAS
---------------------------

Quando andei a ver roupa para o casamento da minha prima, perdi-me de encantos por este vestido da Natura, quer pelo corte, quer pelo comprimento, quer pela combinação de cores. Ponderei bastante antes de o comprar, mas acabou mesmo por vir comigo, até porque me imaginei logo a usá-lo no meu dia de aniversário.

   

Sou muito fã de colares, por isso, adorei que me tivessem oferecido estes dois conjuntos.

   

Tenho procurado sair um pouco da minha zona de conforto, sendo mais curiosa e arriscando na maquilhagem. E a prova disso é que senti necessidade de adquirir este organizador para ficar tudo mais composto e arrumado. O jeito não é imenso, mas compenso na dedicação - principalmente, na tentativa de fazer o eyeliner.


Publicações Guardadas na Gaveta



📌 JUKEBOX
---------------------------

A Surpresa: Xeque-Mate [Catarina Filipe]
Melhor Duo: Vertigem [Salvador Sobral & Agir]
A Diferentona: Etelvina [Jimmy P., Phoenix Rdc & Sara Correia]
As Favoritas: As It Was [Harry Styles], 
Let You Go [Richie Campbell] & Bem Dormidos [Salto]
Artista Revelação: Chica


Álbuns: Ciclo Co-Criação [João Couto, Emmy Curl & José Sequeira], Morremos Tanto Para Crescer 
[Rita Dias], Castanho [T-Rex], 2 de abril [a garota não], OBG [Branko], Senhora Mentira 
[Cavalo Amarelo], Anatomia de GROG [GROGNation]



🎥 VÍDEOS & PODCASTS
---------------------------






✨ GRATIDÃO
---------------------------

«Haverá beleza até naquilo que estiver gasto»

Grata pela onda de amor, pelos momentos bonitos que couberam neste mês e pela perspetiva de um futuro um pouco mais próximo daquilo que vivíamos [mas mantendo a prudência]. Não podia ter pedido mais.

      

      

      

Como foi o vosso mês?

Comentários

  1. Que bom termos meses assim, preenchidos do que nos faz tão bem.

    Que maio seja pleno, minha querida!

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
  2. Um mês bem preenchido, a primeira foto está espectacular.
    Gostei
    Um abraço e tenha um bom fim-de-semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderEliminar
  3. ABRIL é o teu mês.
    Embora fora de horas, deixo-te um beijinho de parabéns 🎈

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. NÃO sou anónima, tenho sim, problemas em comentar.

      Eliminar
    2. Muito obrigada, Teresa! Vens sempre a tempo :)

      Eliminar
    3. Não há qualquer problema :) também andaram a fazer mudanças na secção dos comentários e acho que não é tão intuitivo

      Eliminar
  4. Como é tao bom quando o nosso mês e repleto de momentos assim,
    Espero que o novo seja também cheio de momentos assim
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dá-nos logo outro motivação :)
      Obrigada e igualmente, Sofia

      Eliminar
  5. Espero que os momentos extraordinários continuem durante o mês de maio.
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  6. Que Abril tão bonito e tão doce. Que Maio seja uma continuação ainda melhor. Beijinhos minha querida. ❤

    ResponderEliminar
  7. Fico tão contente por teres tido um mês tão recheado e tão quentinho, tu mereces minha querida! Mereces mesmo, um maio feliz <3

    ResponderEliminar

Enviar um comentário