ALMA LUSITANA ◾ O TORCICOLOGOLOGISTA, EXCELÊNCIA, GONÇALO M. TAVARES

Fotografia da minha autoria



«Ela aproxima-se e pergunta-me: o que pretende?»

Avisos de Conteúdo: Referência a Violência, Cancro e Morte; Linguagem Explícita


Os livros que nos retiram da nossa zona de conforto são bastante estimulantes, porque impulsionam o nosso pensamento, mesmo quando não nos sentimos seguros na compreensão total da mensagem. Como diria Bruno Nogueira, «o mundo é bué cenas» e no livro de Gonçalo M. Tavares percebemos isso muito bem.


ENTRE DIÁLOGOS E CIDADE

O Torcicologologista, Excelência é um livro de ficção, composto por duas partes. A primeira, dedicada aos diálogos, a segunda, centrada «na agitação da cidade». Embora apresentem tons e propósitos distintos, há um traço de ambiguidade que as aproxima e que nos permite conhecer uma série de personagens peculiares.

«- A diferença é que os gestos que fazemos no centro 
da praça não são musculares, são gestos sociais»

As Excelências desta narrativa conversam sobre tudo e sobre nada, num contraponto que tem tanto de cómico, como de estranho, que tem tanto de filosófico, como de inocente. Envoltos numa aura irónica, dura e absurda, «vão dissertando sobre o bem e o mal, as revoluções, o tédio, a dança, a preguiça, as grandes questões, os pequenos contratempos, os saltos e as quedas». No fundo, são dois curiosos a desenhar os mais diversos cenários - credíveis ou estapafúrdios, não importa para o caso - e a tentar chegar a algumas conclusões.

«- As revoluções seguem assim a metodologia que alguns 
poetas aconselhavam: promover uma nova combinação de palavras»

Talvez pelo formato, estes diálogos leem-se num sopro, porém, concedem-nos espaço para refletir sobre várias problemáticas sociais. No entanto, não fui completamente arrebatada, porque senti falta de um pouco mais de profundidade nas conversas. Há um tom engraçado, que entretém e que nos faz rir da insanidade, mas também há um certo vazio e repetição em algumas partilhas. A premissa é excelente, mas foi esmorecendo.

«- Pois, não sei. Dominar o mundo sempre me aborreceu. Prefiro uma sesta»

Em suma, achei curioso que Diálogos seja uma crítica à sociedade, realçando todas as suas incoerências, e que Cidade nos mostre vidas banais e que seja sobre ninguém em concreto e tanta gente ao mesmo tempo.


🎧 Música para acompanhar: Terra Firme, Benjamim
📖 Do mesmo autor, li e recomendo: Uma Menina Está Perdida no Seu Século à Procura do Pai (também já li Uma Viagem à Índia, mas preciso de o reler para fundamentar a minha opinião, embora o aconselhe)

Comentários

  1. Nunca me aventurei nos livros do autor, mas tenho curiosidade com os livros sobre viagens.
    Vou levar a tua sugestão.
    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tenho curiosidade em relação aos livros de viagens
      Boas leituras!

      Eliminar
  2. Gostei da sugestao, assim como a Teresa, fiquei curiosa por causa do titulo, e aborda temas que nos deixam a pensar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem uma premissa interessante. Confesso que não me arrebatou por completo, mas lê-se muito bem

      Eliminar
  3. Que sim, vou levar a sua sugestão, mas ainda não tinha ouvido falar desse livro
    Uma boa semana
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar

Enviar um comentário