ESTANTE CÁPSULA
A FLOR E O PEIXE, AFONSO CRUZ

Fotografia da minha autoria



«Uma fábula poética ilustrada»

Avisos de Conteúdo: Referência a Morte


A pena de Afonso Cruz tece os cenários mais surpreendentes, mesmo quando partem de contextos comuns. É por isso que fico sempre fascinada ao ler as suas histórias, até porque não sei por onde me levarão. A mais recente «nasceu de uma proposta para um espetáculo de teatro e dança» e a cadência é mesmo visual.


POÉTICO E FILOSÓFICO

A Flor e o Peixe é uma fábula poética «inspirada em dois contos de José Saramago: O Silêncio da Água e A Maior Flor do Mundo. Embora se possa, num primeiro instante, estranhar a sua peculiar estrutura narrativa, o tom singular do autor - e a forma como a conduz - é inconfundível, envolvendo-nos na sua perspetiva.

«Os humanos conhecem o mundo como quem vê pegadas»

O enredo permite-nos acompanhar protagonistas distintos, que têm quase um mundo a separá-los, porque a forma como encaram as circunstâncias é dicotómica. Portanto, explorando diferentes abordagens, também nos representa e leva-nos a questionar com qual das visões nos identificámos mais, ainda que não seja necessária uma resposta inflexível, já que podemos ser um pedaço de cada um deles - e acredito mesmo que o somos.

«Não se morre, entra-se para dentro de corações»

Afonso Cruz transporta-nos para um cenário sobre bondade, generosidade e partilha; para um cenário onde verificamos a importância de darmos aos outros aquilo que é mais valioso para nós - não será isso o amor? -, ao mesmo tempo que nos mostra que há coisas que nunca nos pertencem por inteiro e como é urgente a necessidade de não permanecermos no que conhecemos, porque é «complexa a teia que conduz o destino».

«Tem de haver um espaço entre as coisas para que as coisas se unam»

Com ilustrações lindíssimas, do próprio autor, que complementam a mensagem e a simbiose entre Homens, Animais e Natureza, esta fábula com traços filosóficos é sobre desencontros e sobre os laços que nos unem.


🎧 Música para acompanhar: We Go Down Together, Khalid & Dove Cameron

📖 Do mesmo autor, li e recomendo: Tudo! Não mentiria se o dissesse, ainda assim, destaco Para Onde Vão os Guarda-Chuvas, Flores, Os Livros Que Devoraram o Meu Pai e Nem Todas as Baleias Voam.


Disponibilidade: Wook | Bertrand

Nota: O blogue é afiliado da Wook e da Bertrand. Ao adquirirem o[s] artigo[s] através dos links disponibilizados estão a contribuir para o seu crescimento literário - e não só. Muito obrigada pelo apoio ♥

Comentários

  1. Confesso que nunca me aventurei a ler um livro do autor, apesar de já ter ouvido falar muito dele.

    Vou ter em conta as tuas sugestões para conhecer.

    Feliz Páscoa, minha querida, junto dos teus. Um grande beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tiveres oportunidade, aconselho que te aventures, minha querida. Bem sei que sou suspeita, porque é um dos meus autores de eleição, mas tem livros extraordinários

      Obrigada e igualmente

      Eliminar
  2. Mais uma excelente sugestao deste autor que eu tanto gosto *.*
    Doce Pascoa para ti e para os teus, minha querida :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lê-se num sopro, mas é uma ternura!
      Obrigada e igualmente, minha querida

      Eliminar
  3. Confesso que não conhecia, vou apontar a sugestão! :)

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  4. Nunca li nada do autor mas fiquei bem curiosa por essa indicação, especialmente pelas citações que você colocou no post. ♥

    www.entretardes.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um dos meus autores favoritos, por isso, apesar de muito suspeita, recomendo-o imenso :)

      Eliminar
  5. Que me parece ser mais uma boa sugestão até para ler, acho que nunca tinha ouvido falar
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar
  6. O AFONSO CRUZ é de facto incomparável e insubstituível! Não há obra que eu leia e não goste. Todos os seus livros são bonitos de alguma forma.

    ResponderEliminar
  7. Nunca li nada desse autor e já tomei nota da sugestão

    Olá Adriana Helena
    Eu não conhecedora de astronomia mas acredito ter visto esse alinhamento dos planetas aqui em minha cidade
    E digo que foi um espetáculo mágico quase surreal

    Que a luz da ressurreição de Cristo ilumine o seu caminho e guie seus passos sempre.
    Uma feliz e abençoada páscoa
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Nunca tinha ouvido falar no nome dele sequer dás sempre boas recomendações de leitura
    retromaggie.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Vou levar a sugestão!
    Aproveito para desejar uma boa Páscoa!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderEliminar
  10. Completamente de acordo em relação ao Afonso Cruz! Também gosto imenso de João Tordo. Ainda só li um livro de António Lobo Antunes e confesso que não me conquistou em pleno, mas tenho de explorar outros títulos. Saramago estou a descobrir aos poucos :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário