OS LIVROS QUE LI MAIS DO QUE UMA VEZ
(e alguns que vou querer reler)
![]() |
Fotografia da minha autoria |
«Um poeta, quando escreve um poema e levanta a folha onde
o escreveu, descobre uma infindável pilha de poemas»
A magia dos livros é feita de inúmeras camadas e uma delas é a capacidade de nos mostrar pormenores completamente novos, quando optámos por reler as suas histórias, já que não estamos no mesmo estado emocional, já que temos uma mala de viagem mais cheia e a voz dos livros nos orienta por outras direções.
É por esse motivo que sou tão fascinada por releituras, embora faça poucas (mais um drama de leitor, porque o tempo escasseia para tudo o que queremos ler). Pelos motivos mais singulares, há narrativas que me marcam tanto, que acalento a vontade de as reencontrar e, assim, reparar em detalhes que me possam ter escapado. Nesse sentido, fui estabelecendo alguns rituais para que essa vontade não ficasse só perdida numa ideia.
Não tenho um calendário pré-definido - vai depender sempre da minha disposição - e há anos em que não conto qualquer releitura na lista de livros anual. Não obstante, tenho sete livros que já li mais do que uma vez.
O PRINCIPEZINHO, ANTOINE DE SAINT-EXUPÉRY
Faço por relê-lo todos os anos, pelo meu aniversário, alternando entre as diferentes edições que tenho.
O MENINO, A TOUPEIRA, A RAPOSA E O CAVALO,
CHARLIE MACKESY
Quando procuro por mais um pouco de esperança, este quarteto é o conforto a que recorro.
ORGULHO E PRECONCEITO, JANE AUSTEN
Por vezes, nem releio a obra inteira, mas gosto de revisitar passagens específicas.
COMO É LINDA A PUTA DA VIDA, MIGUEL ESTEVES CARDOSO
À semelhança de Orgulho e Preconceito, posso não reler o livro de uma ponta à outra, porém, há alturas em que abro uma crónica ao acaso e perco-me no humor tão característico de Miguel Esteves Cardoso.
TRÊS-VEZES-DEZ-ELEVADO-A-OITO-METROS-POR-SEGUNDO, NOISERV
Trouxe-o da livraria Centésima Página (em Braga) e, quando preciso de um novo fôlego, gosto de me sentar a reler esta pequena maravilha - que termina num sopro, mas que é feita de uma poesia particular.
A BELA E O MONSTRO, WALT DISNEY
Originalmente escrito por Gabrielle-Suzanne Barbot, esta história já sofreu algumas alterações e inúmeras adaptações. É uma das minhas favoritas e regresso à sua narrativa para redescobrir a inspiradora Bela.
O QUEBRA-NOZES, E. T. A. HOFFMANN
Um livro - favorito de sempre - que faço por reler durante a quadra natalícia.
LIVROS PARA RELER:
Myra (Maria Velho da Costa), A Breve Vida das Flores (Valérie Perrin), Conversas Sobre o Amor (Natasha Lunn), A Educação de Eleanor (Gail Honeyman), Ensina-me a Voar Sobre os Telhados (João Tordo), Heartstopper (Alice Oseman), Capitães da Areia (Jorge Amado), Crónica de Uma Morte Anunciada (Gabriel García Márquez), Persépolis (Marjane Satrapi) e Entre o Deserto e a Montanha (Gonçalo Câmara).
8 comments
Da tua lista já li o do MEC e o Principezinho. Adoro a edição do José Luís Peixoto e do Hugo Makarov. É das minhas preferidas.
ResponderEliminarVou levar as tuas sugestões para ler.
Beijinho grande, minha querida!
Essa edição está maravilhosa, sem dúvida!
EliminarBoas leituras, minha querida
Para alem do Principezinho (tal como a Ana, adoro a versao do JLP), o nosso preferido vai para O MENINO, A TOUPEIRA, A RAPOSA E O CAVALO, de CHARLIE MACKESY *.* Vimos o filme no Natal, mais do que uma vez e o Louis ficou encantado *.* O livro é inspirador e repleto de mensagens incriveis. Gosto muito de acompanhar o trabalho do autor no Instagram :)
ResponderEliminarO filme ainda não tive oportunidade de ver, mas o livro deixa-me sempre encantada com a mensagem. É como tu dizes, é inspirador *-*
EliminarFiquei curiosa com o quebra nozes :)
ResponderEliminarwww.amarcadamarta.pt
É uma história fascinante
EliminarTão bom mesmo quando acabamos por gostar de algo e acabamos por ler ou até por vezes assistir mais que uma vez. Tens aí alguns que ainda não conhecia de todo.
ResponderEliminarBeijinhos
Novo post
Tem Post Novos Diariamente
Acredito que nos traz outro conforto, ao mesmo tempo que nos permite descobrir pormenores novos
Eliminar